Artigo Acadêmico
(indexado pela 1a. vez em 26/11/2014)
Autor: Vivian Herzog
Instituição: Universidade Federal de Pelotas, UFPel
Publicado em: Revista Orson. ISSN 2237-3381 Revista dos Cursos de Cinema do Cearte UFPEL. Vol. 2: pp. 190-198.
Ano: 2012
País: Brasil
Ano: 2012
País: Brasil
Resumo
Este artigo propõe relacionar o mito do desenho de Debutades e as considerações do teórico Erwin Panofsky (1892-1968) sobre o pensamento de Federico Zuccari (século XVI) acerca do desenho interno (concepção) e externocomoato gráfico (grafológico) ao papel do storyboard nos processos da animação. Segundo Harold Whitaker e John Halas (2011, p. 5) o storyboard é a visualização do roteiro onde se pode criar uma continuidade cinemática dos desenhos do projeto que será realizado. “Todos os inícios e paradas das ações de um potencial personagem seriam explicados detalhadamente em uma série de esboços” (WIHITAKER, HALAS, 2011, p.05). Os esboços são discutidos pela equipe e recebem determinados tratamentos e finalizações de acordo com as especificidades do projeto. Um storyboard que se destina ao trabalho interno de uma equipe pode receber um tratamento menos detalhado do que um storyboard de apresentação2 que consiste em apresentar o conceito, clima e as ideias principais que estarão presentes na animação.. [...]
Palavras-chave: Cinema de animação, Storyboard, Desenho
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