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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

A Nova Imagem da Cidade Maravilhosa : Estudo de caso do filme Rio

Dissertação de Mestrado
 
Nome: Rafael Orazem Casé
Instituição: UERJ - Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Orientador: Sonia Virginia Moreira
Ano: 2012
País: Brasil

Resumo
O Rio de Janeiro atravessa no início da segunda década do século XXI momento de afirmação do seu potencial cultural, econômico e turístico. A cidade se prepara para receber mega eventos mundiais - a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (a Rio+20) em 2012, o Campeonato Mundial de Futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016. Investimentos dos governos promovem melhorias na estrutura da cidade e avançam em estratégias de segurança pública. No exterior, o Rio de Janeiro recebeu em 2011 o título de "cidade mais feliz do mundo" e também teve inscrita a sua candidatura a Patrimônio Mundial na categoria de paisagem cultural, conceito adotado pela Unesco em 1992 e incorporado como nova tipologia de reconhecimento dos bens culturais. Tais condições permeiam esta análise da relação entre a cidade e o cinema, com anotações sobre o imaginário construído pelo meio em torno do predicado Cidade Maravilhosa. Este trabalho usa o filme de animação Rio como estudo de caso, para ilustrar a relação da cidade com o cinema e como registro de aspectos do Rio de Janeiro real e imaginado.

Palavras-chave: CidadeImaginárioCinemaRio de Janeiro

Abstract
In the beginning of the second decade of 21st century Rio de Janeiro goes through a moment of affirmation of its cultural, economic and touristic potential. Rio de Janeiro city is getting ready to host huge world events - the United Nations Conference on Sustainable Development (Rio+20) in 2012, FIFA World Cup in 2014 and Olympic Games in 2016. Governmental investments improve the structure of the city and obtain progress in public safety policies. Internationally, Rio de Janeiro received in 2011 the title of the happiest city in the world and also had its nomination proposal acceptted as World Heritage in the category of cultural landscape, a concept adopted by Unesco in 1992 which was incorporated as a new typology for the recognition of cultural goods. Such conditions permeate this analysis of the relation between the city and the movies, with notes about the imaginary built by the medium around the adjective Marvellous City . The present research takes the animated featured film Rio as a case study in order to illustrate the relation of the city with the movies as well as a registration of aspects of the real Rio de Janeiro and the imagined one.

Keywords: City, Imaginary, Movies, Rio de Janeiro

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Da natureza da animação à animação da natureza: discursos ambientais nas “Enviro-toons” brasileiras veiculadas nos festivais Fica, Festcineamazônia e Filmambiente

Tese de Doutorado

Nome:
Jean Fábio Borba Cerqueira
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Doutorado em Design
Orientador: Isaltina Maria de Azevedo Mello Gomes
Ano: 2016
País: Brasil

Resumo
Neste trabalho analisamos as representações dos discursos ambientais em animações brasileiras veiculadas em três dos mais relevantes festivais internacionais realizados no país e com foco no audiovisual ambiental: Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), Festival Latino Americano de Cinema Ambiental (FestCineAmazônia) e Festival Internacional do Audiovisual Ambiental (Filmambiente). Considerando que no cinema de animação as questões ambientais ganharam maior atenção a partir do final do anos 1990, quando essa temática passou a ser representada de forma mais intensa em produções comerciais hollywoodianas, e com mais vigor na vertente autoral e independente, entendemos que a animação comporta, no seu conjunto, uma diversidade de discursos e de problemáticas ambientais, compondo filmes que representam as relações entre homem e natureza, cujas abordagens mais críticas foram convencionalmente chamadas de enviro-toons. Contudo, diante da polissemia do termo natureza, da complexidade e multidimensionalidade das questões ambientais e da diversidade de discursos acerca do ambiente, sustentamos a tese de que predomina nas animações uma representação significativa dos discursos orientada para a perspectiva hegemônica do meio ambiente, antropocêntrica e reformista, de acomodação ao capitalismo industrial globalizado. A análise das 40 animações do corpus, veiculadas nas edições dos festivais realizadas no período compreendido entre 1999 a 2014, reforça a hipótese aqui defendida. Pois apesar de revelar a emergência de uma animação ambiental brasileira caracterizada por uma diversidade técnica, estética, temática e autoral, torna evidente que as representações dos discursos ambientais valorizam histórias em que as relações homem/ambiente são desenvolvidas sem problematizações consistentes. Sendo predominantemente limitadas a responsabilizar o indivíduo, sem atribuir maiores responsabilidades à estrutura social. Por outro lado, observamos que as limitações discursivas observadas nesse corpus revelam a animação ambiental brasileira em sua capacidade de refratar e refletir as contradições e disputas que caracterizam o debate ambiental no contexto nacional. Fundamentalmente, a pesquisa adotou como suporte teórico os estudos de Rousseau, Descartes e Heidegger sobre a natureza, ambos no campo da filosofia, de Goldblatt, Dunlap e Hannigan sobre as causas estruturais da problemática ambiental, ambos no campo da sociologia ambiental, de Corbett, Hansen e Cox acerca das singularidades da comunicação ambiental, dos trabalhos de Ingram, MacDonald e Ivakhiv sobre o cinema ambiental, os estudos de Murray e Heumann, Starosielski, Whitley e Wells sobre a animação e o meio ambiente, além dos estudos de Dryzek e Corbett sobre os discursos ambientais, e de Fairclough e Maingueneau, acerca da constituição, circulação, poder e ideologia nos discursos.

Palavras-chave: Comunicação Ambiental, Animação Ambiental, Enviro-toons, Discurso Ambiental, FICA - FestCineAmazônia, Filmambiente

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Iniciação: pesquisa e desenvolvimento para um curta-metragem 3D

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Eveline Carla Arruda Falcão
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Design
Orientador: Marcos Buccini Pio Ribeiro
Ano: 2017
País: Brasil

Resumo
Este Projeto de Graduação em Design apresenta o desenvolvimento de uma animação 3D baseada na interpretação do poema “Iniciação”, de autoria do escritor português Fernando Pessoa. O projeto é dividido em duas grandes fases: a pesquisa sobre os fundamentos e o desenvolvimento através da experimentação. A fase de teórica aborda as dimensões conceituais e estilísticas da linguagem cinemática e, também, disserta sobre os aspectos fundamentais da computação gráfica, ferramentas e processos voltados à produção de imagens digitais em movimento. Entre os conceitos fundamentais estudados neste trabalho constam: composição, cores, semiótica, rendering, câmeras virtuais e iluminação nos ambientes digitais. Partindo do objetivo geral de realizar um curta-metragem, produto deste estudo, algumas metodologias de projetos de design são estudadas nesta monografia. O uso da metodologia de Austin Shaw, aliada à linha de produção apresentada por Jeremy Birn, é proposto como principal abordagem metodológica neste projeto. Com esta monografia, almeja-se elucidar o processo de produção, pouco discutido tanto academicamente, quanto em meios profissionais, de uma obra audiovisual, demonstrando o seu desenvolvimento de maneira prática, bem como que o público usufrua da produção cultural resultante deste estudo.

Palavras-chave: Animação (Cinematografia); Computação gráfica; Multimídia (Arte); Imagem tridimensional

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