Pagina inicial

Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Pop Pop Poesia: Ácido de A a Z experimentação em poesia das novas mídias


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Mariana Lavrado Rocha
Instituição: 
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientador: Fernando Salis
Ano: 2004
País: Brasil

Resumo
Projeto experimental em Poesia das Novas Mídias composto do livro Pop Pop Poesia – ácido de A a Z e do enhanced CD Pop Pop Poesia – ácido de A a Z Versão redonda. Explora a nova linguagem artística surgida com o advento dos avanços tecnológicos e meios digitais, e as possibilidades de comunicação trazidas pelo computador. A união do áudio e do vídeo à palavra poética e a transformação do leitor em operador da mensagem – que é chamado a abandonar a antiga passividade perante a obra literária - são as suas principais características. A partir do estudo dos movimentos de Vanguardas das literaturas européia e americana e seus reflexos e desdobramentos no Brasil, é traçado o panorama histórico da poesia do século XX ao XXI. Essa análise serve para pontuar o trabalho, revelando as influências do texto e das formas escolhidas.

Palavras-chave: Poesia, Mídia, Literatura, TCC.


Para o texto completo, clique aqui!

 

Vide Vídeo: Construção de um website


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Carolina Selvatici
Instituição: 
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientador: Hugo de Souza Melo 
Ano: 2004
País: Brasil

Resumo
O projeto experimental consiste em produzir um website para o Vide Vídeo, Festival de vídeo universitário realizado por alunos da ECO - UFRJ há oito anos. Inclui um levantamento do histórico do festival, criação de conteúdo documental no site e acesso parcial ao acervo do festival.

Palavras-chave: Mídia, Audiovisual, Web sites, TCC.


Para o texto completo, clique aqui!

 

Jornalismo On-line: Dos sites noticiosos aos portais locais: um estudo de caso


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Lilian Polibiano Beltrame Faria
Instituição: 
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientador: Joaquim Welley Martins
Ano: 2004
País: Brasil

Resumo
Apresentar, a partir da abordagem da digitalização da informação, os formatos que o jornalismo on line propiciou para a veiculação de notícias. Para tanto, traçou-se um breve panorama do percurso do jornalismo na Rede, do surgimento aos dias atuais, enfatizando-se as vantagens deste novo meio e suas características principais. Para desenvolvê-lo, foi feito um acompanhamento de maio de 2002 a janeiro de 2003, da rotina de produção de matérias jornalísticas para um site que tem como objetivo ser um portal informativo do Terceiro Setor e do Empreendedorismo, tendo como público-alvo, jovens empreendedores.

Palavras-chave: Jornalismo, Internet, Mídia eletrônica, TCC.


Para o texto completo, clique aqui!

 

007 - Permissão Para Educar: Uma aplicação de recursos de mídia no ensino de Física


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Wagner de Souza
Instituição: 
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: Instituto de Física
Orientadora: Lígia de Farias Moreira
Ano: 2003
País: Brasil

Resumo
Uma revolução audiovisual na escola vem sendo anunciada a muitos anos, porém está longe no horizonte o dia no qual a educação utilizará estes recursos plenamente Para minimizar este problema, propomos neste projeto, a construção de material didático, baseado no vídeo e na animação de computador, dentro de uma metodologia totalmente adequada a realidade das escolas brasileiras. Com base no avanço da tecnologia de digitalização de vídeo e na popularização de softwares de animação esperamos ajudar o educador do Ensino Médio na elaboração destas ferramentas de auxílio aos seus anos. Descreveremos a digitalização e a edição de trechos de filmes do 007 e, com base numa pedagogia critica, analisaremos os conceitos físicos envolvidos. A partir das ideias contidas nos vídeos geramos animações em Flash que esperamos sejam usadas pelos educadores quando da exposição formal dos conceitos.

Palavras-chave: Ensino de física, Mídia eletrônica, TCC.


Para o texto completo, clique aqui!

 

Produção de Animações Didáticas Usando Logo


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Cristiane Barbosa Pinheiro
Instituição: 
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: Instituto de Física
Orientador: Carlos Eduardo Aguiar
Ano: 2001
País: Brasil

Resumo
Discute algumas questões gerais sobre a utilização de animações no Ensino de física. Na Seção 2, discutimos algumas questões gerais sobre a utilização do computador no ensino de Física. Na Seção 3 é feita uma rápida apresentação do formato GIF e de algumas ferramentas de otimização. A Seção 4 é dedicada à produção de animações GIF usando o SuperLogo. A integração das animações GIF em páginas da Internet e o seu controle com JavaScript são discutidos na Seção 5. Alguns exemplos de animações didáticas produzidas com o Logo são apresentados na Seção 6. Na Seção '7 estão algumas conclusões e comentários. Finalmente, na Seção 8 listamos algumas páginas da Internet com animações didáticas, e na Seção 9 mostramos os programas Logo que usamos para criar as animações.

Palavras-chave: Logo, Animação (computação gráfica), Ensino de físicaTCC.


Para o texto completo, clique aqui!