Pagina inicial

Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Animação de Simulações de Sistemas Mecânicos Multicorpos


Dissertação de Mestrado


Nome: Rogerio Toshiaki Kondo
Instituição: USP - Universidade de São Paulo - Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos
Programa: Departamento de Ciências Computação e Estatística
Orientador: Maria Cristina Ferreira de Oliveira
Ano: 1997
País: Brasil


Resumo
Este trabalho apresenta o Animbs (Animation for MBS), um sistema capaz de visualizar dados gerados por um sistema de simulação de engenharia (SD/FAST) na forma de animações por computador. SD/FAST é um sistema utilizado para o modelamento e a simulação de sistemas mecânicos multicorpos (MBS). O sistema Animbs permite a associação de uma geometria ao MBS sendo simulado e utiliza os dados produzidos pela simulação do SD/FAST para criar uma animação do comportamento do sistema mecânico e, dessa forma, melhorar a análise de dados feita pelos usuários do SD/FAST.

Palavras-chave: Animbs, Sistemas Mecânicos Multicorpos, Visualização Científica, Dissertação.


Abstract
This work presents Animbs (Animation for MBS), a software that enables the visualization of data generated by an engineering simulation system (SD/FAST) in the form of computer animation. SD/FAST is a system for modeling and simulation of multibody systems (MBS). The Animbs system allows the association of a geometry to the MBS being simulated, and uses the data produced by the SD/FAST simulation to create an animated view of the MBS behavior, thus providing support for enhanced data analysis by users of SD/FAST.

Para o texto completo, clique aqui!

 

Magia e Animação: Pixilation, seres vivos e objetos cotidianos


Dissertação de Mestrado


Nome: Marina Teixeira Kerber
Instituição: USP - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Processos e Meios Audiovisuais
Orientador: Arlindo Ribeiro Machado Neto
Ano: 2016
País: Brasil


Resumo
A pesquisa se propõe a analisar a técnica de animação pixillation como linguagem específica, traçando relações deste tipo de animação com estudos ligados à imagem e ao movimento. Para isto, proponho atribuir ligações do pixillation com os trickfilms do early cinema, no âmbito da perspectiva mágica dos truques da técnica; estabelecer paralelos entre a prática fotográfica e a prática cinematográfica, utilizando-me de ambas as linguagens para avaliar questões do pixillation sob aspectos que dialogam com o conceito de magia e sua relação com as imagens técnicas; e, com base nos trabalhos em pixillation de Norman McLaren e Jan Svankmajer, entender a técnica como proposta poética e estética de linguagem audiovisual. Assim, através dos aspectos técnicos do pixillation, destacarei as potencialidades mágicas desse tipo de animação.

Palavras-chave: Animação, Jan Svankmajer, Magia, Norman McLaren, Pixilation, Dissertação.


Abstract
The research aims to analyze the technique of pixillation animation as specific language, tracing relationships of this type of animation with studies of image and movement. For this, I propose: assign connections of pixillation with the trickfilms of the early cinema, within the perspective of magic tricks of this technique; draw parallels between the photographic practice and the film practice, using both languages to evaluate the pixillation issues in ways that dialogue with the concept of magic and its relationship with technique images; and based on the work in pixilation of Norman McLaren and Jan Svankmajer, understand the technique as a poetic and aesthetics proposal of audiovisual language. Thus, through the technical aspects of pixillation, I will highlight the magical potential of this type of animation.

Para o texto completo, clique aqui!

 

As Imagens Na Sala de Aula: Produção de conteúdo visual no ensino de História e Geografia local


Dissertação de Mestrado


Nome: Adriana Cristina de Godoy
Instituição: USP - Universidade de São Paulo
Programa: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Orientador: Andrea Coelho Lastória
Ano: 2013
País: Brasil


Resumo
A pesquisa envolve uma escola da Rede Pública Municipal de Ribeirão Preto-SP que participou de um Projeto denominado Curtas de Animação, promovido pelo Núcleo de Cinema de Animação de Campinas-SP e financiado pelo Instituto Algar, no ano de 2010. Um dos produtos finais gerados nessa escola foi um curta de animação de quatro minutos e onze segundos de duração. O referido projeto teve duas fases. A primeira incluiu vários alunos do Ensino Fundamental que foram envolvidos por pesquisas e aulas sobre a localidade. Aspectos históricos, culturais e relacionados ao meio ambiente foram priorizados. Na segunda fase, participaram treze alunos e esta pesquisadora (que atuava como professora de História na escola). Junto com a equipe do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, esse grupo iniciou um processo de produção de um curta de animação denominado pelos alunos como Ribeirão Preto - terra do café. A pesquisa foca no contexto do estudo da imagem e da produção imagética feita pelos próprios alunos no Projeto. As questões principais são: Como a leitura e a produção de material imagético pelos alunos podem colaborar (ou não) com o aprendizado e o interesse pelo estudo da História e Geografia local? Passado o tempo da realização do projeto, o que ficou do conhecimento de História e Geografia da localidade para os alunos participantes? A pesquisa busca estudar como a produção de material pelos alunos pode colaborar na aprendizagem de conhecimentos da História e Geografia local, possibilitada pelo Projeto Curtas de Animação, além de descrever e compreender todas as etapas do processo de produção do curta de animação, analisar, sob a ótica dos alunos, quais os impactos na aprendizagem dos conhecimentos de História e Geografia local e compreender as habilidades na leitura de imagens diversas. O referencial teórico abrange tanto as pesquisas realizadas no âmbito do estudo das imagens como as pesquisas relativas ao seu uso no ensino de História e Geografia. Três questionários abrangendo as três fases do processo de produção do curta de animação foram aplicados a quatro alunos participantes do Projeto. O resultado dos mesmos é analisado à luz das referências, com foco na questão do Ensino de História e Geografia local. A imagem faculta a percepção do espaço em suas mudanças e permanências, semelhanças e diferenças, tendo em vista seu uso para o estudo da localidade. No entanto os livros didáticos não viabilizam este uso, devido ao fato de estamparem representações de espaços, muitas vezes, distantes da realidade do aluno, principalmente daquele que não vive nos grandes centros urbanos. Os resultados obtidos procuram apontar para uma abordagem da questão das imagens no Ensino de História e Geografia, passando pelo pensar sobre a imagem, por si, e pelo caminho percorrido pelo seu uso e assimilação como documento histórico e das representações da paisagem geográfica, assim como da sua produção em sala de aula.

Palavras-chave: Curta de Animação, Ensino de História, Estudo da Localidade, Geografia Escolar, Imagens, Dissertação.


Abstract
The present research involved a school from the public network of the city of Ribeirão Preto, which took part in a Project called Curtas de Animação (Animated shorts) in 2010. The project was promoted by the Núcleo de Cinema de Animação de Campinas SP (Center of Animation Movies of Campinas SP) and sponsored by Algar Institute. One of the final products at the aforementioned school was an animated short four minutes and eleven seconds long. The project consisted of two phases. In the first phase, several middle school students had classes and carried out researches about the municipality. The focus was on historical, cultural and environmental aspects. The second phase had the participation of thirteen students and the researcher (who worked as a History teacher at the school). Along with the staff of the Núcleo de Cinema de Campinas, this group began the production of an animated short named by the students Ribeirão Preto terra do café (Ribeirão Preto the land of coffee). This research focuses on the context of such production. The main questions are: How can reading and producing visual material help (or not) students to learn and get interested in studying local History and Geography? After the project ended, what knowledge of the local History and Geography remained for the participating students? The research looks at how the production of material by the students, as it was made possible through the Project Curtas de Animação, can help the learning process and improve the knowledge about local History and Geography. It also describes and explains all the steps in the process of the production of the animated short; analyses, from the students perspective, what were the impacts on the acquisition of knowledge about the local History and Geography and looks at the skills used for reading different images. The theoretical frame of reference covers both researches on the use of images, as well as the ones about the use of images in History and Geography classes. Three questionnaires covering the three steps of the production process of the animated short were applied to four students who participated in the Project. The results were analyzed according to the references, with special emphasis on the issue of teaching local History and Geography. Images provide a perception of the way the space shifts or stays the same, of its similarities and differences, in view of their use for studying the locality. However, textbooks do not enable this use, since they often picture representations of spaces that are far from the students reality, especially from those who do not live in large urban centers. The results seek an approach for the use of images in teaching History and Geography by reflecting about the image itself and about the path taken during its use and its assimilation as a historical document or a representation of the geographical landscape, as well as its production in the classroom.

Para o texto completo, clique aqui!

 

Arquitetura da Imagem: Processo de criação da imagem em computação gráfica como leitura da imagem cinematográfica


Dissertação de Mestrado


Nome: Livia Escobar Gabbai
Instituição: USP - Universidade de São Paulo
Programa: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Orientador: Rafael Antonio Cunha Perrone
Ano: 2006
País: Brasil


Resumo
O objetivo desta dissertação é a descrição, análise e produção de um vídeo, cujo título é "Passagens do trem sobre a ponte", o qual apresenta características audiovisuais da película cinematográfica. A partir de sua concepção, é elaborada uma dissertação, que descreve os estágios de seu processo de criação. Inicialmente, houve uma preparação que implicou busca de imagens que pudessem apresentar a plástica característica de um tipo de imagem cinematográfica e pudessem suscitar uma emoção primordial. Várias técnicas foram utilizadas na criação do vídeo: desenho, modelagem e animação em computação gráfica, sendo esta a principal ferramenta para a geração das imagens. Posteriormente, estas recebem tratamentos específicos tais como adição de efeitos visuais, edição de vídeo e adição de trilha sonora e efeitos sonoros a fim de atingir um resultado que pudesse preencher a tela e resgatar, através das imagens e do som projetados, a memória dos filmes.

Palavras-chave: Animação, Composição, Computação gráfica, Edição, Imagem cinematográfica, Modelagem, Nostalgia, Processo de criação, Vídeo, Dissertação.


Abstract
The objective of this text is the description, analysis and production of a video entitled "Passages of the train upon the bridge", which has all the audio and visual traits of a film. From its conception, a presentation is created, that describes levels of the process. In the beginning a preparation was necessary and it had considered image searches, that could reveal a pattern that would carry plastic characteristics related to film and also spread a primordial emotion. Many technics were used for the development, such as sketches, computer graphics modelling and animation, which is the main tool in the generation of these images. Later, special effects were added at those images, which also received sound score and sound effects in the edition process . The result is a product that aims to fill the screen and rescue through its projection a film memory.

Para o texto completo, clique aqui!

 

Simulação de Mini-Ecossistemas Vegetais em Tempo Real


Dissertação de Mestrado


Nome: Luis Carlos Yano Endo
Instituição: USP - Universidade de São Paulo
Programa: Instituto de Matemática e Estatística
Orientador: Antonio Elias Fabris
Ano: 2003
País: Brasil


Resumo
Dos temas atuais de pesquisa em Computação Gráfica, dois chamam bastante atenção pelo número de aplicações que requerem as soluções: a renderização e animação de cenas complexas em tempo real e a simulação realista de fenômenos naturais. Neste trabalho, são apresentadoas algumas técnicas relacionadas a estes problemas e propomos uma solução que visa satisfazer ambos da melhor forma possível. Este trabalho tem como principal objetivo a criação de um arcabouço capaz de gerar cenas que simulem, de forma realista, mini-ecossistemas vegetais em tempo real. Para isto, foi necessário o estudo e desenvolvimento de diversas técnicas de modelagem, animação e interação que produzem resultados eficientes e realistas. Tais técnicas podem ser utilizadas, inclusive, por outras aplicações com o mesmo objetivo.

Palavras-chave: Computação Gráfica, Animação com Controles, Renderização em Tempo Real, Dissertação.


Para o texto completo, clique aqui!