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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Animação 3D: Mapeamento do fluxo de produção

   

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Mariane Gomes Machado Teixeira
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Gissele Azevedo Cardozo
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
Partindo da divisão de etapas citadas por Catherine Winder e Zahra Dowlatabadi no livro Producing Animation de 2020 e as informações disponibilizadas por estúdios como a Dreamworks e Bloop Animation, foi feito um levantamento dos setores envolvidos na produção de uma animação 3D utilizando essas três abordagens diferentes. Com esse levantamento busca-se entender quais os setores considerados “padrão” (em comum entre eles) envolvidos na produção de uma animação 3D, e como eles estão relacionados entre si a partir dos “produtos” (materiais) gerados por cada um deles, criando um mapeamento dos processos individuais a fim de entender o fluxo de produção da animação 3D.

Palavras-chave: Pipeline 3D, Workflow 3D, Animação 3D, Processos de Produção, TCC.


Abstract
Starting with the production stages as divided by Catherine Winder and Zahra Dowlatabadi on their book Producing Animation from 2020, and the available information from both studios Dreamworks and Bloop Animation, the research gathers information about which departments are involved in the production of a 3D animation, using these three different approaches and points of view. From that it’s intended to understand which departments are considered as “standard” in a 3D animation production pipeline and how they relate to each other by the “products” created by each one of them, mapping individual processes for each department and aiming to understand the 3D animation production workflow.


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Rigging 3D: Um possível processo artístico

   

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Giulia Reis Lourenço Varela
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Gissele Azevedo Cardozo
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
O objetivo desta pesquisa é compreender se o rigging 3D pode ser considerado um processo artístico, além de reunir informações sobre a etapa de rigging, tentar compreender de que modo a técnica e a arte se hibridizam no processo de rigging, refletir sobre a liberdade artística dessa etapa e entender como o trabalho do rigger 3D pode afetar o trabalho do animador. Para alcançar esses fins, foi realizada uma reflexão sobre a prática baseada nas tradicionais pesquisas bibliográfica e eletrônica. Como referência teórica, incluem-se nomes da filosofia estética como Marc Jimenez, da crítica genética, como Cecília Almeida Salles, da técnica do 3D, como Andy Beane, e do rigging 3D como Cheryl Briggs.

Palavras-chave: Rigging 3D, Processo Artístico, Animação 3D, Arte, TCC.


Abstract
This research aims at understanding if 3D rigging can be considered an artistic process. In order to achieve this, a reflection on the practice was carried out based on traditional bibliographic and electronic research. By gathering information about the rigging stage, it attempts to figure out how the technique and art hybridize in the rigging process while reflecting on the artistic freedom of this stage by how the 3D rigger can influence the work of the animators. As some of the theoretical references, this research works with concepts developed by Cecília Almeida Salles of genetic editing; Marc Jimenez of aesthetics; Andy Beane of 3D animation; and Cheryl Briggs of 3D rigging.


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O Existencialismo no Arco Narrativo da Personagem Finn, o Humano, na Série de Animação “Hora de Aventura”

  

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Ana Carolina Souza Cotrim
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientador: André Luis Porto Macedo
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
Esse artigo apresenta-se como uma análise fílmica do arco narrativo da personagem Finn, o humano protagonista da série de desenho animado Hora de Aventura, através do Arco de mudança ou transformação, descrito por K.M Weiland, em sua obra "Creating character arcs", à luz da filosofia existencialista de Sartre, Nietzsche e Camus. Através da descrição e análise da narrativa de episódios selecionados, busca-se relacionar o existencialismo com o arco narrativo da protagonista e consequentemente com a temática da série. O objetivo é contribuir para uma compreensão mais profunda da série, além de demonstrar como "Hora de Aventura" pode ser uma importante ferramenta para refletir sobre questões filosóficas e existenciais.

Palavras-chave: Animação, Hora de Aventura, Arco de Personagem, Análise Fílmica, Existencialismo, TCC.


Abstract
This article presents itself as a filmic analysis of the narrative arc of the character Finn, the human, protagonist of the cartoon series Adventure Time, through the Arc of change or transformation, described by K.M Weiland, in her work "Creating character arcs" , in light of the existentialist philosophy of Sartre, Nietzsche and Camus. Through the description and analysis of the scripts of selected episodes, we seek to relate existentialism with the narrative arc of the protagonist and consequently with the theme of the series. The goal is to contribute to a deeper understanding of the series, in addition to demonstrating how "Adventure Time" can be an important tool to reflect on philosophical and existential questions.


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Versão Brasileira: O papel da tradução do inglês para o português do Brasil no processo de dublagem para produtos audiovisuais contemporâneos

  

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Ruben Edgar Ferreira Rodriguez Júnior
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientador: Gerson Rios Leme
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho tem como objetivo o estudo e compreensão do processo de tradução profissional do inglês para o português brasileiro voltado para a dublagem de produtos audiovisuais contemporâneos, como uma ferramenta de universalização de conteúdos, baseando-se em livros técnicos, biográficos e materiais disponibilizados na internet por profissionais do campo.

Palavras-chave: Tradução, Dublagem, Audiovisual, Animação, TCC.


Abstract
The present work aims to study and comprehend the professional translation process from English to Brazilian Portuguese, focused on dubbing contemporary audiovisual products, as a tool for the universalization of content. The study is based on technical and biographical books, as well as materials made available on the internet by professionals in the field.


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A Direção de Produção no Curta-Metragem Animado 'Carcinização': Observação e participação sobre as etapas de produção

  

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Ana Paula Ambrosano Ribeiro
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientador: Guilherme Carvalho da Rosa
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
O objeto de pesquisa é a realização do curta-metragem de animação Carcinização, como trabalho de conclusão do curso de Cinema de Animação da UFPEL. Dentro do processo, interessa ver como ocorrem as etapas de produção e a direção de produção do projeto, em relação à gestão do tempo, recursos e pessoas envolvidas. Com isso, entra no interesse da pesquisa como a realização do curta-metragem compreendeu as etapas, inicialmente, e como estas ocorreram no desenvolvimento do filme. Como caminho de pesquisa é proposta uma análise das etapas de produção adotadas, levando em conta modelos prévios e o plano adotado no projeto. Com o objetivo de conectar tal planejamento com a prática, também propõe-se uma proposta de observação participante feita pela pesquisadora como integrante da equipe na função de diretora de arte. Entra como repertório empírico de pesquisa, além da vivência acadêmica, a experiência recente de trabalho da pesquisadora no mercado.

Palavras-chave: Carcinização, Audiovisual, Curta-Metragem, 2D frame a frame, Pipeline, Produção de Animação Acadêmica, TCC.


Abstract
The object of research is the realization of the animated short film Carcinização, as a final paper for the Animation Cinema course at UFPEL. Within the process, it is interesting to see how the production stages and the production direction of the project occur in relation to the management of time, resources and people involved. With that, it enters the research interest how the realization of the short film understood the stages, initially, and how these occurred in the development of the film. As a research path, an analysis of the production stages adopted is proposed, taking into account previous models and the plan adopted in the project. With the aim of connecting such planning with practice, a proposal for participant observation
made by the researcher as a member of the team in the role of art director. As an empirical research repertoire, in addition to academic experience, the researcher's recent work experience in the audiovisual job market.

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