Pagina inicial

Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

O Legado: Criação de argumento e concept art para curta metragem de animação

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Jonas dos Santos Silva
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Bacharelado em Design
Orientador(a): Ricardo Cunha Lima
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
Esta monografia teve como finalidade dar início à pré-produção de um curta metragem animado intitulado “O legado”, combinando a estrutura clássica da Jornada do herói aos princípios do storytelling específicos da animação, e apresentar um concept art de uma seleção de personagens da história. Para tanto, o trabalho foi dividido em 4 seções. Na Seção 2 é apresentada a fundamentação teórica, que elucida os princípios da escrita narrativa clássica, assim como dos fundamentos da narrativa visual presentes na linguagem da animação e nas principais técnicas de criação de concept art. Na seção 3, a metodologia demonstra as etapas da elaboração dos concept arts dos personagens, explicando suas respectivas funções. Na seção 4, os resultados alcançados nesta tese são expostos, sendo estes o argumento completo da animação “O legado” e as concept arts finalizadas de três personagens. Por fim, a seção 5 faz as considerações finais acerca dos resultados obtidos.

Palavras-chave: Escrita narrativa, Animação, Concept art, Narrativa visual, TCC

Para o texto completo, clique aqui!

Análise das Referências Históricas Usadas na Criação do Figurino de Avatar: A Lenda de Aang

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Thiago Estevao Azevedo de Lima
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Bacharelado em Design
Orientador(a): Amilcar Almeida Bezerra
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
O figurino de produções audiovisuais tem se beneficiado do significado cultural dos bens ao longo das décadas, em diversos casos usando de referências históricas para a sua concepção. Observando que na área da animação ainda são escassas as pesquisas que tratam desse tema, este trabalho propõe uma análise das referências históricas usadas na concepção do figurino da série animada Avatar: A lenda de Aang. Para isso, foi necessário um estudo acerca do figurino nas animações, o processo de pesquisa que é feito na criação dos figurinos para os mais variados formatos e o contexto desses trajes dentro da série. O método utilizado foi o protocolo de análise de Bezerra e Miranda (2014), onde foram escolhidas cenas que destacam os trajes usados pelos personagens e seu contexto na narrativa. Após a análise, foi possível observar o modo como os símbolos históricos foram adaptados para o formato animado, usando principalmente das culturas asiáticas para a sua elaboração.

Palavras-chave: Moda, Figurino, Animação, TCC

Para o texto completo, clique aqui!

Char Sheets Generator: Em direção a uma ferramenta para geração automática de animações frame a frame

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Vinícius Dantas Januário
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Bacharelado em Ciência da Computação
Orientador(a): Filipe Calegario
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
Criar animações para jogos 2D utilizando a técnica de animação frame a frame é um processo que pode ser demorado e custoso para desenvolvedores de jogos. Este artigo apresenta um protótipo de uma ferramenta construída para automatizar esse processo. A ferramenta utiliza um modelo de difusão latente publicado na plataforma Hugging Face como base para gerar personagens em pixel art, a partir de uma imagem de entrada. A ferramenta foi avaliada por um grupo de seis profissionais atuantes em um estúdio de desenvolvimento de jogos em Recife. Os resultados trouxeram considerações importantes para a construção de uma ferramenta robusta capaz de automatizar esse processo.

Palavras-chave: Criatividade Computacional, IA Gerativa, Jogos Digitais, Stable Diffusion, TCC

Para o texto completo, clique aqui!

Linguagem Audiovisual para o Ensino da Morfologia Floral e Biologia da Polinização: Desenvolvendo um vídeo utilizando a técnica do stop motion

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Natália Santos da Silva
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Licenciatura em Ciências Biológicas
Orientador(a): Tarcila Correia de Lima Nadia
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
A proposta deste trabalho é desenvolver uma animação didática utilizando a técnica do stop motion com o intuito de expandir o processo de ensino-aprendizagem usando recursos tecnológicos como meio de aplicar o ensino da botânica de forma criativa. O Stop motion é uma técnica digital que ocasiona a ilusão de movimento através da manipulação de um objeto imóvel em uma superfície. Para a produção deste vídeo utilizando a técnica do Stop motion, foi necessário seguir etapas que serão destacadas neste trabalho, como a escolha da aula abordada, a criação de um roteiro teórico, criação do texto narrado, estratégias de fotografias, edições de imagens, montagem do vídeo e adição na plataforma Youtube. O atual trabalho consiste em promover o uso das tecnologias digitais com o intuito de aproximar o ambiente escolar do cotidiano dos alunos, abordando temas como morfologia floral e biologia da polinização, introduzindo novos métodos no processo educacional, fazendo com que os conteúdos cheguem ao discente de forma leve, mas de um modo que fortaleça a aprendizagem, criatividade e atitudes perceptivas do mesmo.

Palavras-chave: Botânica, Metodologia educacional, Ecologia, Fotografia de animação, Stop motion, TCC

Para o texto completo, clique aqui!

Ciências em Filmes: Análise do potencial do filme "O Rei Leão l" como recurso didático para o fortalecimento do ensino de ciências e para a alfabetização científica

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Giulyana Rosa da Silva Nascimento
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Graduação em Ciências Biológicas
Orientador(a): Emanuel Souto da Mota Silveira
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
A educação não deve ficar presa ao acúmulo de informações ou repasse de conhecimentos, e não deve ser limitada apenas por seus resultados. O percurso que envolve todo o processo de ensino e aprendizagem precisa ser levado em consideração. Os filmes são excelentes recursos didáticos, pois podem despertar o imaginário dos alunos. As aulas construídas a partir de animações cinematográficas podem ajudar no processo formativo dos discentes no estudo de Ciências, colaborando não só para a construção de um pensamento crítico como também para o processo de autorreflexão, através das temáticas discorridas dentro da animação. A partir disso, neste trabalho é apresentado uma análise do filme “O Rei Leão I” (1994), destacando as suas potencialidades para o fortalecimento do ensino de ciências e para a alfabetização científica. O trabalho teve como base metodológica uma pesquisa qualitativa e descritiva que buscou conhecimentos biológicos nas cenas da animação avaliada. O longa-metragem aborda temáticas voltadas para temas como biomas, relações interespecíficas, potencial biótico, habitat e nicho ecológico, assim como outras temáticas. A maneira como o filme mostra os diferentes conceitos e os ilustra permite aos professores a opção de promover inúmeras atividades que abordem temáticas. Dessa maneira, a animação pode favorecer de maneira significativa durante as aulas de Ciências.

Palavras-chave: Animações, Educação, Ensino de ciências, Recursos audiovisuais, TCC

Para o texto completo, clique aqui!