Pagina inicial

Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Da natureza da animação à animação da natureza: discursos ambientais nas “Enviro-toons” brasileiras veiculadas nos festivais Fica, Festcineamazônia e Filmambiente

Tese de Doutorado

Nome:
Jean Fábio Borba Cerqueira
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Doutorado em Design
Orientador: Isaltina Maria de Azevedo Mello Gomes
Ano: 2016
País: Brasil

Resumo
Neste trabalho analisamos as representações dos discursos ambientais em animações brasileiras veiculadas em três dos mais relevantes festivais internacionais realizados no país e com foco no audiovisual ambiental: Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), Festival Latino Americano de Cinema Ambiental (FestCineAmazônia) e Festival Internacional do Audiovisual Ambiental (Filmambiente). Considerando que no cinema de animação as questões ambientais ganharam maior atenção a partir do final do anos 1990, quando essa temática passou a ser representada de forma mais intensa em produções comerciais hollywoodianas, e com mais vigor na vertente autoral e independente, entendemos que a animação comporta, no seu conjunto, uma diversidade de discursos e de problemáticas ambientais, compondo filmes que representam as relações entre homem e natureza, cujas abordagens mais críticas foram convencionalmente chamadas de enviro-toons. Contudo, diante da polissemia do termo natureza, da complexidade e multidimensionalidade das questões ambientais e da diversidade de discursos acerca do ambiente, sustentamos a tese de que predomina nas animações uma representação significativa dos discursos orientada para a perspectiva hegemônica do meio ambiente, antropocêntrica e reformista, de acomodação ao capitalismo industrial globalizado. A análise das 40 animações do corpus, veiculadas nas edições dos festivais realizadas no período compreendido entre 1999 a 2014, reforça a hipótese aqui defendida. Pois apesar de revelar a emergência de uma animação ambiental brasileira caracterizada por uma diversidade técnica, estética, temática e autoral, torna evidente que as representações dos discursos ambientais valorizam histórias em que as relações homem/ambiente são desenvolvidas sem problematizações consistentes. Sendo predominantemente limitadas a responsabilizar o indivíduo, sem atribuir maiores responsabilidades à estrutura social. Por outro lado, observamos que as limitações discursivas observadas nesse corpus revelam a animação ambiental brasileira em sua capacidade de refratar e refletir as contradições e disputas que caracterizam o debate ambiental no contexto nacional. Fundamentalmente, a pesquisa adotou como suporte teórico os estudos de Rousseau, Descartes e Heidegger sobre a natureza, ambos no campo da filosofia, de Goldblatt, Dunlap e Hannigan sobre as causas estruturais da problemática ambiental, ambos no campo da sociologia ambiental, de Corbett, Hansen e Cox acerca das singularidades da comunicação ambiental, dos trabalhos de Ingram, MacDonald e Ivakhiv sobre o cinema ambiental, os estudos de Murray e Heumann, Starosielski, Whitley e Wells sobre a animação e o meio ambiente, além dos estudos de Dryzek e Corbett sobre os discursos ambientais, e de Fairclough e Maingueneau, acerca da constituição, circulação, poder e ideologia nos discursos.

Palavras-chave: Comunicação Ambiental, Animação Ambiental, Enviro-toons, Discurso Ambiental, FICA - FestCineAmazônia, Filmambiente

Para o texto completo, clique aqui!

Iniciação: pesquisa e desenvolvimento para um curta-metragem 3D

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Eveline Carla Arruda Falcão
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Design
Orientador: Marcos Buccini Pio Ribeiro
Ano: 2017
País: Brasil

Resumo
Este Projeto de Graduação em Design apresenta o desenvolvimento de uma animação 3D baseada na interpretação do poema “Iniciação”, de autoria do escritor português Fernando Pessoa. O projeto é dividido em duas grandes fases: a pesquisa sobre os fundamentos e o desenvolvimento através da experimentação. A fase de teórica aborda as dimensões conceituais e estilísticas da linguagem cinemática e, também, disserta sobre os aspectos fundamentais da computação gráfica, ferramentas e processos voltados à produção de imagens digitais em movimento. Entre os conceitos fundamentais estudados neste trabalho constam: composição, cores, semiótica, rendering, câmeras virtuais e iluminação nos ambientes digitais. Partindo do objetivo geral de realizar um curta-metragem, produto deste estudo, algumas metodologias de projetos de design são estudadas nesta monografia. O uso da metodologia de Austin Shaw, aliada à linha de produção apresentada por Jeremy Birn, é proposto como principal abordagem metodológica neste projeto. Com esta monografia, almeja-se elucidar o processo de produção, pouco discutido tanto academicamente, quanto em meios profissionais, de uma obra audiovisual, demonstrando o seu desenvolvimento de maneira prática, bem como que o público usufrua da produção cultural resultante deste estudo.

Palavras-chave: Animação (Cinematografia); Computação gráfica; Multimídia (Arte); Imagem tridimensional

Para o texto completo, clique aqui!

Modelo E-motion : componentes de LMA como ferramenta de design para construção de movimentos e gestos expressivos

Tese de Doutorado

Nome:
Rafael Suarez Ziegelmaier
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Doutorado em Design
Orientador: Walter Franklin Marques Correia
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
Os movimentos do corpo humano envolvem simultaneamente ação e percepção, e por meio deles somos capazes de reconhecer intenções e estados emocionais de outras pessoas. O movimento corporal como comunicação é estudado em diversas áreas do saber, e pesquisas recentes em Human-Computer Interaction (HCI) exploram como o movimento humano pode ser integrado em contextos digitais, o que levou ao desenvolvimento de novas ferramentas, modelos teóricos e técnicas computacionais para capturar, analisar e visualizar a complexidade do movimento humano em vários campos como: animação de personagens, design de jogos, design de interação, reconhecimento de gesto, visão computacional e robótica. Essas pesquisas visam extrair dos movimentos humanos não só seus dados matemáticos de deslocamento espacial, mas principalmente, dados sobre o significado, intenção e poder comunicativo do movimento. Para isso os pesquisadores passaram a utilizar o método Laban Movement Analysis (LMA), que fornece uma estrutura conceitual capaz de gerar parâmetros que possibilitam a associação entre os movimentos corporais e as intenções e emoções que os motivaram. Essa tese aborda a falta de definição de um modelo para a aplicação do método LMA como instrumento de design e propõe o desenvolvimento de um modelo que determine quais componentes do método LMA estão associados aos movimentos característicos expressados em diferentes estados emocionais. O desenvolvimento desse projeto deu-se por meio da combinação de revisão literária e estudo aplicado. A primeira abrange conceitos teóricos da técnica de Animação, e do método de análise de movimentos desenvolvido por Rudolf Laban. Também discutimos como o método tem sido utilizado em diversas pesquisas da área de Human-Computer Interaction (HCI) e delimitamos o escopo das emoções a serem pesquisadas conforme o Russel´s Circumplex of Affect. Já o estudo aplicado compõe-se de duas partes. Na primeira expomos os motivos do uso de filmes de animação como referência do trabalho, quais os critérios para a seleção das cenas, como foi aplicado o método de análise para catalogação das mesmas e classificamos e discutimos os dados obtidos. Na segunda parte apresentamos o modelo E-motion, e o submetemos a um teste com usuários. Em seguida, utilizamos os resultados práticos do primeiro teste para que outro grupo de avaliadores confirmasse a efetividade do modelo.

Palavras-chave: Design de movimento, Laban Movement Analysis, Animação, Expressão corporal

Para o texto completo, clique aqui!

Arte e Educação do Desenho Animado em Pernambuco

Dissertação de Mestrado

Nome: Diego Malta de Campos
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes Visuais UFPE/UFPB
Orientador: Erinaldo Alves do Nascimento
Ano: 2014
País: Brasil

Resumo
Desde a década de 1980, é possível ver que a produção de desenhos animados se desenvolve no cotidiano de diferentes áreas do conhecimento no Estado de Pernambuco. Esta pesquisa analisa os percursos daqueles que vivenciam a produção da arte de animar, objetivando assim, a reflexão sobre o seguinte questionamento: como aprendem e como ensinam os desenhistas de animação em Pernambuco? Para tal, explorar-se-á os diversos aspectos que cercam esse debate - contextos históricos, espaços de ensino, núcleos de pesquisa e extensão, percursos artísticos. Será possível conhecer alguns detalhes sobre a obra de um dos precursores da produção de desenhos animado no Estado: o cineasta Lula Gonzaga; além de seu grandioso trabalho coordenando o Ponto de Cultura Cinema de Animação. Veremos também um dos mais importantes laboratórios de ensino, pesquisa e produção de animações digitais de Pernambuco - "O Maquinário" -, coordenado pelos professores da Universidade Federal de Pernambuco, Manoel Guedes e Marcos Buccini. Através de obras como "Arte da animação: técnica e estética através da história", de Alberto Lucena Jr., "The animation book", de Kit Laybourne, "The animator survival kit", de Richard Williams poderemos ter acesso à uma variedade de informações sobre o desenvolvimento dessa técnica, incluindo seus modelos de ensino. Percebemos que esse debate poderá incluir para o campo da animação e da arte reflexões sobre o processo educacional vivenciado por desenhistas e animadores responsáveis por uma significativa produção de visualidades na contemporaneidade

Palavras-chave: arte, desenho animado, Pernambuco, educação, ensino.

Para o texto completo, clique aqui!

Animes Brasileiros: Um Estudo Acerca da Influência da Estética da Animação Japonesa Sobre Animadores Brasileiros

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Fernando Emanoel de Oliveira Fernandes
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Design
Orientador: Marcos Buccini Pio Ribeiro
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo
Este trabalho visa observar a influência que determinados artistas da animação nacional vêm sofrendo pela estética da animação japonesa, chamada de anime. Sendo essa estética de animação muito difundida mundialmente, não excluindo o Brasil, entende-se como de grande importância, uma abordagem maior de tal influência sobre artistas da animação nacional. Desta forma, aborda-se nesse estudo, a trajetória da animação mundial, brasileira e japonesa, explanando o alcance que a estética da animação nipônica tomou entre artistas do nosso país. Utilizando-se de uma pesquisa histórica e estudos de casos de animações nacionais, buscou-se mostrar como se deu esse alcance de forma a apresentar as características pontuais da estética japonesa de animação em animações brasileiras.

Palavras-chave: Animação brasileira, animes, estética

Para o texto completo, clique aqui!