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Modelo E-motion : componentes de LMA como ferramenta de design para construção de movimentos e gestos expressivos

Tese de Doutorado

Nome:
Rafael Suarez Ziegelmaier
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Doutorado em Design
Orientador: Walter Franklin Marques Correia
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
Os movimentos do corpo humano envolvem simultaneamente ação e percepção, e por meio deles somos capazes de reconhecer intenções e estados emocionais de outras pessoas. O movimento corporal como comunicação é estudado em diversas áreas do saber, e pesquisas recentes em Human-Computer Interaction (HCI) exploram como o movimento humano pode ser integrado em contextos digitais, o que levou ao desenvolvimento de novas ferramentas, modelos teóricos e técnicas computacionais para capturar, analisar e visualizar a complexidade do movimento humano em vários campos como: animação de personagens, design de jogos, design de interação, reconhecimento de gesto, visão computacional e robótica. Essas pesquisas visam extrair dos movimentos humanos não só seus dados matemáticos de deslocamento espacial, mas principalmente, dados sobre o significado, intenção e poder comunicativo do movimento. Para isso os pesquisadores passaram a utilizar o método Laban Movement Analysis (LMA), que fornece uma estrutura conceitual capaz de gerar parâmetros que possibilitam a associação entre os movimentos corporais e as intenções e emoções que os motivaram. Essa tese aborda a falta de definição de um modelo para a aplicação do método LMA como instrumento de design e propõe o desenvolvimento de um modelo que determine quais componentes do método LMA estão associados aos movimentos característicos expressados em diferentes estados emocionais. O desenvolvimento desse projeto deu-se por meio da combinação de revisão literária e estudo aplicado. A primeira abrange conceitos teóricos da técnica de Animação, e do método de análise de movimentos desenvolvido por Rudolf Laban. Também discutimos como o método tem sido utilizado em diversas pesquisas da área de Human-Computer Interaction (HCI) e delimitamos o escopo das emoções a serem pesquisadas conforme o Russel´s Circumplex of Affect. Já o estudo aplicado compõe-se de duas partes. Na primeira expomos os motivos do uso de filmes de animação como referência do trabalho, quais os critérios para a seleção das cenas, como foi aplicado o método de análise para catalogação das mesmas e classificamos e discutimos os dados obtidos. Na segunda parte apresentamos o modelo E-motion, e o submetemos a um teste com usuários. Em seguida, utilizamos os resultados práticos do primeiro teste para que outro grupo de avaliadores confirmasse a efetividade do modelo.

Palavras-chave: Design de movimento, Laban Movement Analysis, Animação, Expressão corporal

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