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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Os Cativantes Personagens da Pixar: Um estudo sobre as técnicas de desenvolvimento de personagens dentro da Pixar Animation Studios

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Felipe Souza Gomes Lima
Instituição: UFF - Universidade Federal Fluminense 
Programa: Curso de Cinema e Audiovisual 
Orientador: Antônio Moreno e Daniel Pinna
Ano: 2017
País: Brasil

Resumo
A pesquisa busca explorar o desenvolvimento de personagens nos filmes da Pixar Animation Studios. Nas últimas décadas, a empresa estabeleceu novos padrões para a indústria de animação, revolucionando o modo de produção de filmes animados. Foi pioneira ao lançar o primeiro longa-metragem animado em computação gráfica, Toy Story, em 1995. A animação por computador é hoje lugar-comum entre os grandes estúdios estadunidenses. O maior destaque da Pixar, porém, não provém de especificidades técnicas e sim de sua primazia artística. Além de visuais deslumbrantes, a casa demonstra enorme desenvoltura em desenvolver tramas profundas e tocantes que são protagonizadas por personagens muitas vezes falhos e facilmente relacionáveis com o público. A capacidade da empresa em cativar o espectador é tamanha que acabou levando a Walt Disney Company a adquiri-la em 2006. O trabalho analisa a trajetória do estúdio a partir de um apanhado geral de seus filmes, desde seu primeiro curta em 1984 até os lançamentos de 2016, se concentrando nas duas bases da concepção do personagem animado: sua composição visual e seu desenvolvimento dentro da trama. A partir da análise da estruturação tradicional de roteiro dos filmes da Walt Disney Animation, a pesquisa pontua o que a Pixar segue e no que ela se difere nessa tradição. Por fim, o trabalho irá cruzar as informações levantadas em busca de uma delineação das técnicas utilizadas pelo estúdio para criar personagens únicos e cativantes.

Palavras-chave: Animação, Pixar, Walt Disney, Narrativa, Design de personagens, Empatia, TCC

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O Que se Cala: Panorama da representação negra nas animações mainstream

Dissertação de Mestrado
 
Nome: Wagner dos Santos Dornelles
Instituição: UFF - Universidade Federal Fluminense 
Programa: PPGCOM - Programa de Pós-graduação em Comunicação 
Orientador: Ariane Holzbach 
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho se propõe a analisar a representação negra em desenhos animados mainstream, com base na constituição do debate racial brasileiro. A partir de análises acerca das ideias de memória e preconceito, o trabalho propõe o debate sobre as apropriações desse imaginário de disputas por espaços simbólicos, algo que se constitui desde o contexto pós-abolicionista até os dias de hoje, tendo em vista os movimentos empresariais em torno da temática. O texto propõe a construção de um mosaico que possibilite o entendimento da abordagem racial em diferentes momentos históricos. A pesquisa foi feita em etapas compostas por análises da filmografia de diferentes estúdios, como Disney, DreamWorks e Warner Bros, à luz de autores como Agnes Heller, Angela Davis, Derek Kompare e Carol Stabile, em três blocos temporais diferentes: 1930/1959, 1960/1989 e 1990/2018. 

Palavras-chave: Raça, Silêncio, Representação, Desenho animado, Dissertação

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Sempre Esteve Tudo Ali? A Influência da Marca Disney Princess na Formação de um Universo Compartilhado Entre os Contos de Fadas da Disney

Dissertação de Mestrado
 
Nome: Priscila Mana Vaz
Instituição: UFF - Universidade Federal Fluminense 
Programa: PPGCOM - Programa de Pós-graduação em Comunicação 
Orientador: Thaiane Moreira de Oliveira
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo investigar a relação entre a marca Disney Princess e a criação de um universo narrativo compartilhado pelos contos de fadas em produções audiovisuais da Disney. Este trabalho considera que os contos de fadas deixaram de ser histórias independentes, tal como nas coletâneas dos séculos XVII a XX, e passaram a integrar mesmos mundos narrativos nas histórias contemporâneas apresentadas em produções televisivas e outros produtos. Defende-se a hipótese que a criação da marca Disney Princess nos anos 2000 ajudou a construir relações narrativas que não existiam nos contos de fadas originais e nem nos filmes Disney, unindo as personagens das histórias e criando um ambiente propício para que a Disney construa sua própria versão de um universo compartilhado pelos contos de fadas. Nesse sentido, defende-se que o fortalecimento da marca é um dos agentes que propicia a criação de novos produtos narrativos nos quais as histórias de contos de fadas são apresentadas como um mesmo universo narrativo. Para verificar como essa conexão entre histórias se dá no caso Disney, optou-se por utilizar como metodologia a construção de uma historiografia da marca combinada a análise narrativa dos paratextos das marcas Disney e Disney Princess. 

Palavras-chave: Contos de fadas, Disney, Universo narrativo, Marca Disney Princess, Paratextos, Dissertação

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“O Meu Jeito de Ser é o Que Assisto”: Um estudo sobre consumo e identidade entre fãs de cultura pop japonesa em eventos de animê no Brasil

Dissertação de Mestrado
 
Nome: Pedro Henrique Conceição dos Santos
Instituição: UFF - Universidade Federal Fluminense 
Programa: PPGCOM - Programa de Pós-graduação em Comunicação
Orientador: Carla Barros
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
O conceito de otaku alcançou o mundo por meio da divulgação da cultura pop japonesa através de seus produtos, como mangás e animês. Essa figura possui características que marcaram a juventude japonesa dos anos 1980 por conta de sua estigmatização como pessoas com poucas habilidades sociais. Em solo brasileiro, a noção torna-se ambígua, já que nem todos acreditam se tratar de um termo adequado. Mesmo assim, consideram-se como fãs dessa cultura e consomem uma infinidade de mercadorias, as quais possuem significados que auxiliam no processo de construção de suas identidades. Nesta pesquisa, investiga-se como os fãs brasileiros de cultura pop japonesa constroem suas identidades por meio do consumo em eventos de animê. Parte-se da ideia que os eventos permitem a construção de narrativas de consumo que revelam as sociabilidades estabelecidas dentro da comunidade. Procura-se compreender, assim, de que modo o consumo é mediador essencial no processo de construção identitário e como é vivenciado através das práticas realizadas em eventos, que resgatam suas memórias afetivas. Este é um estudo qualitativo inspirado no método etnográfico da observação participante, analisando relatos e entrevistas audiogravadas de participantes do evento. Através de uma reflexão de caráter contextualista baseado nas discussões de construção de narrativas, o material coletado foi examinado a partir da interpretação das histórias e das emoções dos interlocutores. Os resultados da pesquisa apontam para uma dimensão mais ampla que permite perceber como o consumo em eventos de animê reverberam em processos sociais que auxiliam na compreensão das práticas deste grupo, como é o caso do colecionismo e do cosplay.

Palavras-chave: Consumo, Identidade, Fãs, Otaku, Animação de humanos virtuais, Dissertação

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Legendar e Distribuir: O fandom de animes e as políticas de mediação fansubber nas redes digitais

Dissertação de Mestrado
 
Nome: Krystal Cortez Luz Urbano
Instituição: UFF - Universidade Federal Fluminense 
Programa: PPGCOM - Programa de Pós-graduação em Comunicação 
Orientador: Afonso de Albuquerque 
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo
Esta dissertação investiga as práticas do fandom on-line de animes dando enfoque particular ao circuito alimentado pelos fansubbers e seu sistema de colaboração que consiste na tradução, legendagem e distribuição informal de produtos audiovisuais da Ásia oriental, geralmente animes – como são conhecidos os desenhos animados japoneses no universo das redes digitais. A partir de uma etnografia com agentes envolvidos na atividade de tradução e distribuição destes produtos, o trabalho analisa de que modo o envolvimento ativo e afetivo dos fãs brasileiros de animes, conjugados às transformações ocorridas nos últimos anos nos campos social, cultural, econômico e tecnológico permitiu a configuração de uma cadeia intermediária de discussão, (re) produção e consumo de animes nas redes digitais. Artesanalmente mediada por esses fãs dedicados e especializados, que não se contentam com o que lhes é oferecido pelo mercado oficial, a comunidade fansubber brasileira constitui-se, sobretudo, como lócus privilegiado de circulação de animes, mas também atua como um espaço social de contestação e de divergências sobre as políticas que envolvem a circulação e a distribuição desse produto no país. Em particular, a presente pesquisa busca refletir sobre as políticas ativas e plurais que norteiam a atividade colaborativa dos fansubbers e que, por sua vez, denunciam uma disputa por capital subcultural própria a esses fãs em suas comunidades on-line

Palavras-chave: Fandom, Animes, Mediação, Capital subcultural, Fansubbers, Dissertação

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