Dissertação de Mestrado
Instituição: UFF - Universidade Federal Fluminense
Programa: PPGCOM - Programa de Pós-graduação em Comunicação
Orientador: Carla Barros
Ano: 2018
País: Brasil
Resumo
O conceito de otaku alcançou o mundo por meio da divulgação da cultura pop japonesa
através de seus produtos, como mangás e animês. Essa figura possui características que
marcaram a juventude japonesa dos anos 1980 por conta de sua estigmatização como pessoas
com poucas habilidades sociais. Em solo brasileiro, a noção torna-se ambígua, já que nem
todos acreditam se tratar de um termo adequado. Mesmo assim, consideram-se como fãs dessa
cultura e consomem uma infinidade de mercadorias, as quais possuem significados que
auxiliam no processo de construção de suas identidades. Nesta pesquisa, investiga-se como os
fãs brasileiros de cultura pop japonesa constroem suas identidades por meio do consumo em
eventos de animê. Parte-se da ideia que os eventos permitem a construção de narrativas de
consumo que revelam as sociabilidades estabelecidas dentro da comunidade. Procura-se
compreender, assim, de que modo o consumo é mediador essencial no processo de construção
identitário e como é vivenciado através das práticas realizadas em eventos, que resgatam suas
memórias afetivas. Este é um estudo qualitativo inspirado no método etnográfico da
observação participante, analisando relatos e entrevistas audiogravadas de participantes do
evento. Através de uma reflexão de caráter contextualista baseado nas discussões de
construção de narrativas, o material coletado foi examinado a partir da interpretação das
histórias e das emoções dos interlocutores. Os resultados da pesquisa apontam para uma
dimensão mais ampla que permite perceber como o consumo em eventos de animê
reverberam em processos sociais que auxiliam na compreensão das práticas deste grupo,
como é o caso do colecionismo e do cosplay.
Palavras-chave: Consumo, Identidade, Fãs, Otaku, Animação de humanos virtuais, Dissertação
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