Trabalho de Conclusão de Curso
Nome: Felipe Souza Gomes Lima
Instituição: UFF - Universidade Federal Fluminense
Instituição: UFF - Universidade Federal Fluminense
Programa: Curso de Cinema e Audiovisual
Orientador: Antônio Moreno e Daniel Pinna
Ano: 2017
Orientador: Antônio Moreno e Daniel Pinna
Ano: 2017
País: Brasil
Resumo
Resumo
A pesquisa busca explorar o desenvolvimento de personagens nos filmes da Pixar
Animation Studios. Nas últimas décadas, a empresa estabeleceu novos padrões para a indústria
de animação, revolucionando o modo de produção de filmes animados. Foi pioneira ao lançar
o primeiro longa-metragem animado em computação gráfica, Toy Story, em 1995. A animação
por computador é hoje lugar-comum entre os grandes estúdios estadunidenses. O maior
destaque da Pixar, porém, não provém de especificidades técnicas e sim de sua primazia
artística. Além de visuais deslumbrantes, a casa demonstra enorme desenvoltura em
desenvolver tramas profundas e tocantes que são protagonizadas por personagens muitas vezes
falhos e facilmente relacionáveis com o público. A capacidade da empresa em cativar o
espectador é tamanha que acabou levando a Walt Disney Company a adquiri-la em 2006. O
trabalho analisa a trajetória do estúdio a partir de um apanhado geral de seus filmes, desde seu
primeiro curta em 1984 até os lançamentos de 2016, se concentrando nas duas bases da
concepção do personagem animado: sua composição visual e seu desenvolvimento dentro da
trama. A partir da análise da estruturação tradicional de roteiro dos filmes da Walt Disney
Animation, a pesquisa pontua o que a Pixar segue e no que ela se difere nessa tradição. Por fim,
o trabalho irá cruzar as informações levantadas em busca de uma delineação das técnicas
utilizadas pelo estúdio para criar personagens únicos e cativantes.
Palavras-chave: Animação, Pixar, Walt Disney, Narrativa, Design de personagens, Empatia, TCC
Para o texto completo, clique aqui!