Pagina inicial

Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Animação 2D nos Créditos Finais de Filmes em Animação 3D: Função estética e narrativa

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Francine Rocha Gonzales
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Ana Paula Penkala Dias
Ano: 2014
País: Brasil

Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a relação da função estética e narrativa dos
créditos principais em animação 2D presentes no final de filmes em animação 3D com sua
função técnica e com o filme em si. Para tanto, a maneira como foram trabalhados os créditos
dos longas Hotel Transilvânia, Rango e WALL·E é analisada, considerando-se os materiais
utilizados (ou simulados), tratamento dado aos elementos plásticos, adaptação dos
personagens 3D para a estética 2D, relevância da narrativa para a história principal,
observando como esses recursos conferem expressividade e/ou se relacionam com o universo
3D do filme.

Palavras-chave: Cinema, Créditos de filmes, Animação 2D, Estética, Narrativa, TCC.



Para o texto completo, clique aqui!

 

As Técnicas de Animação e a Estética de Créditos de Abertura Animados: Uma análise de Os Cosmonautas e Caixa Dois

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Fernanda da Silva Prietsch
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientador: Guilherme Carvalho da Rosa
Ano: 2014
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar os créditos de animação dos filmes Os Cosmonautas (Victor Lima, 1962) e Caixa Dois (Bruno Barreto, 2007), ambos do cinema nacional, do gênero comédia. A característica comum entre eles é o fato de que são filmes em live-action com créditos iniciais realizados em animação. A análise se dá em dois fatores: nas técnicas de animação utilizadas e na estética, considerando a escala dos elementos e a tipografia.

Palavras-chave: Créditos de filmes, Animação, Gênero comédia, TCC.


Abstract
This study aims to analyze the credits animation movies The Cosmonauts (Victor Lima, 1962) and Box Two (Bruno Barreto, 2007), both of national cinema, the comedy genre. The common feature among them is the fact that films are live action with animation in the opening credits played. The analysis takes place in two factors: the animation techniques used and aesthetics, considering the scale of the elements and typography.

Para o texto completo, clique aqui!

 

O Concept Art e a sua Importância na Elaboração de Projetos de Animação


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Eduardo Rodrigues de Souza
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Vivian Herzog
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo
Este artigo busca traçar algumas reflexões sobre o concept art, partindo de experiências práticas vivenciadas pelo autor durante o curta-metragem intitulado Ritos. O trabalho visa analisar a importância do concept art dentro de projetos de animação. Para isto são observadas as aplicações e usos de concept arts, na produção de jogos, filmes e séries de animação. Elementos que circunscrevem o concept art tais como o desenho serão abordados. As reflexões são complementadas através de entrevistas realizadas com profissionais da área de audiovisual envolvidos na direção de arte, etapa em que o concept art se encontra durante a pré-produção.

Palavras-chave: Concept art, Cinema de Animação, Direção de arte, Desenho TCC.


Abstract
This paper seeks to trace some reflections on the concept art, from practical experiences experienced by the author during the short film titled Ritos. The work tries to analyze the importance of the concept art in animation projects. For this, examines the applications and uses of concept art in the production of games, movies and series. Elements that encompass the concept art such as the drawing will be discussed. Reflections complemented by interviews with professionals involved in audiovisual art direction, stage in
which concept art is in pre-production.


Para o texto completo, clique aqui!

  

Caracterização de Personagens em Filmes de Stop-motion

  

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Isabela Nunes Daudt
Instituição: 
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Programa: Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação
Orientadora: Carla Schneider
Coorientador: Alexandre Rocha da Silva
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo
Esta monografia tem como objetivo compreender como se dá a construção de personagens em filmes de animação em stop-motion com bonecos. Para isto, fizemos um levantamento bibliográfico, traçando uma linha histórica da origem da animação e do cinema, e buscamos nos apropriar da linguagem do cinema (e do cinema de animação), além de conceituar o papel dos personagens em filmes de animação. A fim de encontrar filmes que pudessem fornecer elementos para a análise fílmica, fizemos uma pesquisa exploratória, em que assistimos 11 curtas de diferentes nacionalidades e modos de produção. Com o objetivo de aplicar os conhecimentos obtidos ao longo da pesquisa, analisamos dois curtas-metragens intitulados “Bottle” de Kirsten Lepore (Estados Unidos, 2010) e “The Maker” de Chistopher Kazelos (Austrália, 2011). Ao fim do trabalho, consideramos que a construção de personagem se dá a partir de diversos elementos, como a linguagem, direção de arte, escolha de cenários e materiais utilizados.

Palavras-chave: Personagens, Cinema de animação, Stop-motionTCC.


Abstract
The monograph investigated the creation of puppet characters in stop motion animations. For this, we did a literature survey, which we draw a historical line with the origins of animation and cinema, settling the language used in the cinema (and animation movies), besides conceptualizing the characters role in animation movies. To find movies that could provide elements for film analysis, we made an exploratory study which we watched 11 short films from different nationalities and modes of production. Aiming at applying the knowledge acquired throughout the research, we analyzed two animated short films: ‘Bottle’, by Kirsten Lepore (United States, 2010) and ‘The Maker’, by Chistopher Kazelos (Australia, 2011). In conclusion, we considered that the construction of a character takes place through various elements, as language, art direction, the choice of a scenario and the materials used.


Para o texto completo, clique aqui!

Dança e Cinema de Animação: Significações e movimento

  

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Carolina Gaessler Affonso Araujo
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Vivian Herzog
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo
Este artigo tem como proposta a investigação e análise do movimento e de suas significações nos campos de Cinema de Animação e Dança Moderna. No decorrer, são apresentados artistas de ambas as áreas, os quais tem uma trajetória que permeia tanto a Dança quanto a Animação. O recorte é feito a partir da comparação e da intersecção de alguns trabalhos do animador norte-americano Ryan Woodward e da bailarina e coreógrafa, também estadunidense, Martha Graham. É, além disso, acrescido ao trabalho a forte presença do corpo e suas implicações no gesto, em ambas as áreas, bem como a ligação que ambos exercem na significação final da obra.

Palavras-chave: Cinema de animação, Dança modernaMartha Graham, Ryan Woodward, TCC.


Abstract
The purpose of this article is the investigation and analysis of the moviment and it’s meanings in the fields of Animated Movies and Modern Dance. Troughout the text, artists from these two areas are shown and their trajectories are related to both Dance and Animation. The focus is in the comparison and intersection of Ryan Woodward’s and Martha Graham’s work, the two of them born in the USA. Furthermore, is considered the presence of the body and its implications on the gesture - in dance as much as in animation -, and also the reflection of this in the meaning of their jobs.

Para o texto completo, clique aqui!