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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Censura e o Cinema de Animação: A influência da censura no conteúdo do cinema de animação a partir da análise de Betty Boop


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Robinson Augusto Mendes Queiroz
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: André Luis Porto Macedo
Ano: 2014
País: Brasil

Resumo
Esse artigo tem como objetivo demonstrar como os conselhos de censura influenciaram os rumos tomados pelo cinema de animação. Partindo de uma análise da era pré-censura, podemos perceber que a falta de regulamentação proporcionava grande liberdade artística aos estúdios e animadores, permitindo abordar vasta gama de assuntos, muitas vezes polêmicos. Isso mudaria com o Hays Office e a implantação de um código de censura, causando grande impacto em toda a indústria do entretenimento até os dias atuais, e contribuindo para o aparecimento de outras temáticas narrativas e o surgimento de um novo olhar do público com relação ao cinema de animação.

Palavras-chave: Cinema de animação, censura, Betty Boop, Infantilização, Hays office, TCC.


Abstract
This article aims to demonstrate how boards of censorship influenced the directions taken by the animated film. Based on an analysis of pre-censorship era, we can see that the lack of regulation provided great artistic freedom to animators and studios, allowing addressing wide range of subjects, often controversial. That would change with the Hays Office and the implementation of a code of censorship, causing great impact on the entire entertainment industry to the present day, and contributing to the emergence of other types of thematic narratives and the raising of a new view of the public regarding the animated film.


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Rasputin, um Vilão nos Models Disney? Análise de personagem

  

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Paula Di Palma Back
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Carla Schneider
Ano: 2014
País: Brasil

Resumo
No decorrer dos anos, a Disney Animation Studios tem mostrado saber criar filmes de animação com atributos que agradam o público em geral. Um dos aspectos observados, como destaque, é a criação do personagem do vilão, que age como antagonista colocando desafios a serem superados pelo protagonista, no decorrer da história. Esse personagem potencializa os conflitos na narrativa, aumentando o nível de envolvimento do telespectador com a trama e, consequentemente, minimizando uma possível perda de interesse. 
Por saber trabalhar bem esses atributos, a Disney acaba sendo usada de exemplo a outros estúdios que querem ter êxito ao fazer um filme. Um exemplo desses estúdios é a Fox Animation que apresenta o filme Anastasia com características semelhantes às produções da Disney. A partir dessas similaridades, este artigo estuda a criação do personagem Rasputin, vilão do filme Anastasia, em comparação com os vilões feitos pela Disney Animation e, assim, visa atestar se esse personagem foi criado seguindo um molde pré-estabelecido.

Palavras-chave: Cinema de animação, Criação de personagens, Vilões, Rasputin, Disney Animation StudiosTCC.


Abstract
Over the years the Disney Animation Studios has shown to know how to create animated films with attributes that appeal to the general public. One of the aspects observed is the creation of the villain character, that acts as an antagonist presenting challenges to be overcome by the protagonist in the course of the story. This enhances the conflict between character and narrative, increasing the level of involvement of the viewer with the plot and, consequently, minimizing the possible loss of interest.
By knowing that these attributes work well, Disney ends up being used as an example to other studios who want to succeed in making a film. An example of these studios is the Fox Animation which presents Anastasia, a movie with characteristics similar to those of Disney productions. From these similarities, this paper studies the creation of the character Rasputin, Anastasia’s villain, compared to the villains made by Disney Animation and thus aims to verify whether this character was created following a pre-established mold.

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Pop Art, Op Art e Arte Psicodélica em Yellow Submarine: Um mapeamento das artes visuais de uma época no pioneirismo de uma animação


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Patrícia Lindoso de Barros
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Ana Paula Penkala Dias
Ano: 2014
País: Brasil

Resumo
Nesta pesquisa é apresentada uma análise do longa-metragem de animação Yellow Submarine (1968), dirigido por George Dunning, abordando as influências de Pop Art, Op Art e Arte Psicodélica presentes em sua direção de arte e o processo de adaptação de um estilo de desenho para a animação. Buscou-se compreender, a partir disso, de que maneira o filme se tornou historicamente importante para o cinema de animação.

Palavras-chave: Yellow Submarine; Contracultura; Animação; Direção de arte, Adaptação, TCC.


Abstract
This research presents an analysis of the animated feature film Yellow Submarine (1968), directed by George Dunning, considering the influence of Pop Art, Op Art and Psychedelic Art on the art direction of the movie and the process of adaptation from a style of drawing to animation. It aims, from this, understand in which way the movie became historically important to animation.


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A Visão de Os Simpsons sobre o Brasil

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Milthon de Marques Montagner
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: André Luís Porto Macedo
Ano: 2014
País: Brasil

Resumo
O presente artigo se propõe analisar os dois episódios de Os Simpsons que são retratados no Brasil, a fim de descobrir se houveram mudanças entre o primeiro e o segundo episódio. Um estudo da visão dos americanos acerca do Brasil e pesquisas sobre as raízes brasileiras ajudarão a esclarecer esse problema de pesquisa.

Palavras-chave: Animação, Cinema de Animação, Os Simpsons, Estados Unidos, Brasil, Estereótipo, TCC.


Abstract
This article want to analyse the two episode of The Simpsons that came to Brazil in order to find out if there have been changes between the first and the second episode. A study of american vision about brazil and a research on the Brazilian heritage will help to clarify this research problem.

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A Trajetória do Personagem Zuko de Vilão a Herói, em ‘Avatar - A Lenda de Aang”


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: José Eduardo Remiro Bonatelli
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Mônica Lima de Faria
Ano: 2014
País: Brasil

Resumo
Esta pesquisa buscará compreender as técnicas de construção de personagens em narrativas seriadas. Para isso Zuko, personagem de Avatar – A lenda de Aang, foi escolhido como estudo de caso para a pesquisa. Para isso faremos uma análise cronológica do personagem; quais acontecimentos de sua infância e adolescência o levaram ao ponto em que o encontramos no primeiro episódio levando em consideração que os mesmos motivos que o levaram a ser o vilão da série em um primeiro momento, são fundamentais para entender sua transformação em herói na última temporada. Então faremos uma breve distinção de herói e vilão a fim de deixar claro ao leitor os motivos de se classificar Zuko em cada uma dessas categorias. E finalizaremos com um comparativo da à jornada do herói de Joseph Campbell, assumindo que esta é ciclica, defendemos que para Zuko poder passar pela sua transformação em herói, ele teve de completar seu primeiro ciclo como lhe é apresentado
no início da história.

Palavras-chave: Zuko, Personagem, Monomito, Trajetória, Animação, TCC.


Abstract
This reasearh will seek to comprehend the construction techniques from characters into seriate narratives. We will use Zuko, an Avatar – The last air bender character, has been chosen as study object. For that we are going to do a cronologic analysis of the character; witch events from his childhood and adolescence led him to the point that we find in the first episode, taking in consideration that this same events that made him a vilain on a first look, are equaly root to understand his transformation of the hero in the last season. Then we gona make a short distinction between the concepts of hero and vilain, só we can set a clear distinction of this concepts the reasons that made us classify Zuko in any of this categories. We shall finish with a comparison jorney of the hero from Joseph Campbell, taking it as cyclic we stand that Zuko needs to complete the first journey -as a vilain- in order to undergoing his transformation on a hero.


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