Dissertação de Mestrado
Nome: Daniel Fagundes Martins
Instituição: UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo - Escola de Filosofia, Letras, e Ciências Humanas
Programa: Pós-Graduação em Letras
Orientadora: Marcia Veirano Pinto
Ano: 2020
País: Brasil
Resumo
O uso de filmes e programas de televisão no ensino de inglês como língua adicional é prática consagrada na literatura (BEDNAREK, 2018; VEIRANO PINTO e CONDI de SOUZA, 2011). No entanto, pouco se investigou sobre a linguagem de seriados de televisão infantil. Para preencher essa lacuna, este trabalho teve como objetivo principal identificar os usos do modal can em um corpus composto por todos os episódios das temporadas 1 a 5 do seriado infantil Peppa Pig. A abordagem da Linguística de Corpus forneceu o suporte teórico da pesquisa. O seriado britânico Peppa Pig foi escolhido por ter sido produzido para crianças em etapa pré-escolar, tendo assim uma linguagem que busca retratar aquela utilizada no cotidiano de crianças inglesas e por ser exibido em mais de 180 países. O corpus, composto por 261 transcrições dos episódios das cinco primeiras temporadas da série, totalizando 111.511 ocorrências e 5.079 itens, foi etiquetado com o etiquetador semântico UCREL Semantic Analysis System (USAS) e analisado com auxílio da suíte de ferramentas #LancsBox, ambos da Universidade de Lancaster, Inglaterra. A frequência das etiquetas foi contada com a auxílio do com o software estatístico SPSS 23.0. Essas ferramentas foram utilizadas para que os campos semânticos que se destacam — isto é, aqueles nos quais a frequência de can e suas formas negativas é superior a 500 em pelo menos quatro das cinco temporadas — fossem identificados, fornecendo o contexto semântico dos usos do modal. Dentre os campos semânticos salientes temos ações, tempo, movimento, quantidades, criaturas vivas, relações entre membros da família e atributos físicos. As 1.126 ocorrências de can, e suas formas negativas, têm como colocados mais frequentes os pronomes pessoais de primeira e segunda pessoas. Dentre os 15 usos de can e can’t/cannot identificados, dois têm sentidos gerais e 13 específicos. Os resultados obtidos confirmam a hipótese de que crianças que assistiram, em inglês, todos os episódios das 5 primeiras temporadas do seriado Peppa Pig foram expostas a mais do que os três sentidos gerais de uso do modal can (habilidade, possibilidade e permissão), tradicionalmente apresentadas em materiais didáticos.
Palavras-chave: Linguística de Corpus, Modal Can, Animação, Ensino de Inglês para Crianças, Dissertação.
Abstract
The inclusion of films and television programs in English as a Foreign Language lessons has been a common practice in the past decades, as the literature in the field attests (BEDNAREK, 2018; VEIRANO PINTO and CONDI DE SOUZA, 2011). However, to date, there are few studies that look at the language of animation for children. To fill this gap, this study aims to identify the uses of the modal can in a corpus composed of all of the episodes from seasons 1 to 5 of the British preschool animated series Peppa Pig. Corpus Linguistics provided the theoretical framework for the study. The animation series Peppa Pig was chosen because, being produced for children in the preschool age range, its dialogues simulate the language used in situations that children encounter in their daily lives. To achieve the aforementioned objective the corpus—composed of 261 transcriptions of the episodes, totaling 111,511 tokens and 5,079 types—was tagged with the semantic tagger UCREL Semantic Analysis System (USAS) and analyzed with the Lancaster University corpus toolbox (#LancsBox), both developed by Lancaster University, England. The frequency of the tags was counted with the help of the statistical software SPSS 23.0. Both USAS and SPSS were used to identify the salient semantic fields in which the modal can occurs, that is, those in which the frequency of can, can’t, and cannot is greater than 500 in at least four of the five seasons. This step was taken to contextualize the uses of the modal can semantically. The salient semantic fields identified are actions, time, movement, quantities, living creatures, relationships between family members, and physical attributes. The most frequent collocates of the 1,126 occurrences of can and can’t/cannot are the first- and second-person personal pronouns. Three general uses and 12 especific uses of can and can’t/cannot were identified. Such results confirm the hypothesis that children who watched all the episodes of the first five seasons of Peppa Pig, in English, have been exposed to many more uses of the modal can than the three uses (ability/inability, possibility, and permission) that typically figure in pedagogical materials.
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