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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Indústria Cultural e Filme de Animação: Perspectivas da formação cultural no mundo contemporâneo

Dissertação de Mestrado


Nome: Ettore Riter
Instituição: Universidade Federal de Goiás / UFG - Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Orientadora: Susie Amâncio Gonçalves de Roure
Ano: 2018
País: Brasil


Resumo
O presente estudo visa analisar a associação existente entre o cinema de animação e o mal-estar na modernidade líquida, período histórico marcado por mudanças nas comunicações, nas relações interpessoais, na identidade de povos e nações, na integração global, na presença do capital internacional e sua interferência em questões locais e nacionais, com reflexos na individualidade do ser humano e no seu comportamento social. O cinema, como representação da realidade, não está alheio a esse fenômeno da modernidade. Assim, a partir da análise fílmica da obra A Pequena Loja de Suicídios, este estudo busca traçar quais elementos deste malestar estão presentes no filme e como o cinema de animação interpreta essas questões. A partir disso, será possível perceber qual a contribuição do cinema de animação para o debate acerca do mal-estar na modernidade líquida. O método empregado foi a análise fílmica, embasada por um levantamento teórico dos conceitos de mal-estar, modernidade líquida, identidade e cinema de animação. O resultado foi uma análise que apontou uma forte relação entre as abordagens de A Pequena Loja de Suicídios sobre o suicídio e o mal-estar na modernidade líquida, com os conceitos da sociologia sobre esses temas. O cinema de animação foi capaz de representar a cultura ocidental marcada pelo mal-estar na modernidade líquida a tal ponto de se colocar como um, cada vez mais, importante meio de comunicação e identificação entre a arte e a sociedade.

Palavras-chave: Teoria crítica da sociedade, Subjetividade, Cinema de animação, Ideologia, Pseudoformação, Dissertação.

Abstract
The contemporary capitalist society reproduces through Cultural Industry, ideological and social processes, promoting a type of formation adapted to the way of life and the objectives of this model of social organization. In this work, the cinema was highlighted, especially the animated film. In the Cultural Industry, the animated film is produced based on successful formulas, both in its forms, effects and repetitions, as well as in the construction of characters and narratives, which results in audience satisfaction and profitability. It contains sociological and technical elements, full of representations of social objects and their ideologies; it presents its contents to viewers through layers of meanings, both apparent and hidden; the senses of the viewers are flooded by audiovisual stimuli in such a way that hold their attention; the aesthetic experience which the film provides collaborates with the production of pseudoformation, a form of formtation. This research effort discusses the role the animated film plays in the cultural formation of the individual, since childhood. The family is a place of intense affective and social relations, fundamental to socialization; it presents social models and ideologies that are reaffirmed in other social relations, providing a consistency and apparent social harmony. Based theoretically on the Critical Theory of the Society this research was an analysis of the animated film "Minions", in addition to the content analysis model used by Adorno, to apprehend the layers of meanings presented in the object. Content and patterns of socially validated behaviors related to narcissism, barbarism and violence, were identified. The use of humor (laughter) in the smoothing of these elements and in the desensitization of the viewers regarding the ferocity of the society of domination and exploitation, was verified through the production of tension-relief dynamics.

Keywords: Critical theory of society, Subjectivity, Animated film, Ideology, Pseudoformation.



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Cinema e Cultura Midiática: A pequena loja de suicídios - representações em torno do mal-estar na modernidade líquida

 

Dissertação de Mestrado


Nome: Brenno Alves Pereira Sarques
Instituição: Universidade Federal de Goiás / UFG - Faculdade de Informação e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Orientador: Goiamérico Felício Carneiro dos Santos
Ano: 2018
País: Brasil


Resumo
O presente estudo visa analisar a associação existente entre o cinema de animação e o mal-estar na modernidade líquida, período histórico marcado por mudanças nas comunicações, nas relações interpessoais, na identidade de povos e nações, na integração global, na presença do capital internacional e sua interferência em questões locais e nacionais, com reflexos na individualidade do ser humano e no seu comportamento social. O cinema, como representação da realidade, não está alheio a esse fenômeno da modernidade. Assim, a partir da análise fílmica da obra A Pequena Loja de Suicídios, este estudo busca traçar quais elementos deste malestar estão presentes no filme e como o cinema de animação interpreta essas questões. A partir disso, será possível perceber qual a contribuição do cinema de animação para o debate acerca do mal-estar na modernidade líquida. O método empregado foi a análise fílmica, embasada por um levantamento teórico dos conceitos de mal-estar, modernidade líquida, identidade e cinema de animação. O resultado foi uma análise que apontou uma forte relação entre as abordagens de A Pequena Loja de Suicídios sobre o suicídio e o mal-estar na modernidade líquida, com os conceitos da sociologia sobre esses temas. O cinema de animação foi capaz de representar a cultura ocidental marcada pelo mal-estar na modernidade líquida a tal ponto de se colocar como um, cada vez mais, importante meio de comunicação e identificação entre a arte e a sociedade.

Palavras-chave: Mal-estar, Modernidade tardia, Suicídio, Cinema, Animação, Dissertação.

Abstract
This study seeks to analyse the association between the animation film and the malaise in the liquid modern society, an historical period formed by changes in communications, interpersonal relationships, people and nation identities, in global integration, in the presence of international capital and its interference in local and national issues, and its consequences on the human individuality and its social behavior. The cinema, as a representation of reality, is not oblivious to this phenomenon of modernity. So, from the film analysis of the movie The Suicide Shop, this research seeks to draw which elements of this malaise are evident in the movie and how the animation film plays these questions. From this point on, it will be possible to see what is the contribution this movie genre gives to the debate about the malaise in the liquid modern society. The emplyed methodology is the film analysis, supported by a deep theorical research on concepts of disenchantment, liquid modernity, identity and animation movies. The result of it was an analysis which revealed a storng relationship from The Suicide Shop approaches on suicide and the malaise in the liquid modern society to the sociological concepts of these issues. The animation cinema was able to represent the occidental culture hit by the disenchantment of the liquid modern society in such a strong way to set itself as a great communication and identification link between art and society..

Keywords: Malaise, Liquid Modernity, Suicide, Cinema, Animation.



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Batalha das Máscaras: Animação experimental digital baseada nas cavalhadas de Pirenopólis

 

Dissertação de Mestrado


Nome: Iuri Araújo Cardoso Teixeira
Instituição: Universidade Federal de Goiás / UFG - Faculdade de Arte Visuais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual
Orientadora: Rosa Maria Berardo
Ano: 2015
País: Brasil


Resumo
O principal objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma animação experimental bidimensional que utilizou recursos digital de simulação de técnicas artísticas tradicionais de desenho e pintura. Para isso, foi feito um levantamento histórico da animação experimental e como ela se desenvolveu pelo mundo, até o surgimento das primeiras produções brasileiras. Como referência, foram analisados os trabalhos em animação de cinco artistas e animadores experimentais dos países Brasil, Estados Unidos, Canadá, Rússia e Japão. A partir dessas análises houve a aplicação de seus métodos de execução, artísticos e cinematográficos, explorando simulações de materiais como pastel a óleo, lápis de cor, tinta acrílica e movimentação de câmeras através de softwares. A temática narrativa selecionada para o desenvolvimento de uma historia de animação foi o festival das Cavalhadas, em Pirenópolis, representando sua origem medieval na Europa, até sua chega ao Brasil e ao estado de Goiás, mostrando sua relevância como manifestação cultural regional.

Palavras-chave: Animação, Bidimensional, Experimental, Digital, Cavalhadas, Fantástico, Poéticas visuais, Dissertação.

Abstract
The main objective of this work was develop an experimental 2D animation which used digital resources to simulate traditional artistic techniques of drawing and painting. For this, I made a historical survey of experimental animation around the world, until the emergence of the first Brazilian productions. For references, animation analysis of five experimental artists and animators from countries like Brazil, Canada, United States, Russia and Japan. Based on these analyzes, there was the application of its artistic and cinematographic methods, exploring simulations of materials like oil pastel, colored pencil, acrylic paint and moving cameras via software. The narrative theme selected for the development of an animated story was the festival of Cavalhadas in Pirenópolis, representing its medieval origin in Europe, until his arrives in Brazil and the state of Goiás, showing its relevance as a regional cultural event.

Keywords: Cinema , Animation , Art , Experimental , Poetics.



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Animação e Diversidade: Gênero trans e arte Sudaca – aquarelando com pigmentos naturais para além do azul e do rosa

 

Dissertação de Mestrado


Nome: Janayna Medeiros Pinto Santana
Instituição: Universidade Federal de Goiás / UFG - Faculdade de Arte Visuais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual
Orientadora: Rosa Maria Berardo
Ano: 2020
País: Brasil


Resumo
Você, leitora ou leitor, considere esse texto como um ensaio no qual trago parte das minhas inquietações e experimentações de uma pesquisa em arte, a qual tem por diferencial o foco na confecção de imagens conceituais que ilustram um roteiro para uma animação cujas imagens foram aquareladas com pigmentos naturais. A proposta consiste em desenvolver, a partir do tema LGBTQI+, um roteiro de animação, até a produção de desenhos manuais aquarelados com pigmentos naturais que o representem visualmente. Trata-se de uma construção teórico-metodológica do tecer, que se dá através de tal método nas linguagens escrita e audiovisual até a elaboração de um produto final: Busco um documentário sobre o processo de criação dessas imagens que ilustram o meu roteiro em uma versão para um storyboard. A proposta se estrutura em torno da protagonização da história por uma personagem trans (mulher/menina), em nome de uma arte sudaca, que busca romper com os paradigmas ideológicos de uma cultura ocidental hegemônica, que apresenta as diferenças em corpos estigmatizados, violentados e silenciados. Busco dialogar com o lugar, o Cerrado, e a reexistência desse bioma diante de uma cultura agropecuária que o devasta por ambição, em nome da alimentação e da manutenção da sociedade. Quanto ao Cerrado, trato da sua exploração da sua diversidade natural quanto à paleta de cores a serem estampadas em aquarelas, pois clamo por uma política de identidades e do lugar. Destaco também, nesse “emaranhado” de discussões, a importância de se abordar temas atuais e polêmicos, como a reexistência de pessoas trans e o enfrentamento à violência ao grupo LGBTQI+, problematizando, em conjunto, a reexistência do bioma Cerrado, destacando-o em sua pluralidade.

Palavras-chave: Animação, LGBTQI+, Arte Sudaca, Pigmentos naturais, Pesquisa em artes, Dissertação.

Abstract
You, reader or reader, consider this text as an essay in which I bring part of my concerns and experiments from research in art, which has as a differential the focus on making conceptual images that illustrate a script for animation, which were watercolored with natural pigments. The proposal consists of developing, under the theme LGBTQI +, an animation script, until the production of watercolored manual drawings with natural pigments that represent it visually. It is projected through the theoretical-methodological construction of weaving, to take place through such a method in written and audiovisual language, to the elaboration of a final product, being a documentary about the process of creating these images that illustrate my script in a version for a storyboard. The proposal is structured around the protagonism of history by a trans character (woman / girl), in the name of a Sudanese art, which seeks to break with the ideological paradigms of a hegemonic western culture, which presents the differences in stigmatized, violated and silenced. Dialoging with the place, the Cerrado, and the re-existence of this biome in the face of an agricultural culture that devastates it out of ambition, in the name of food and the maintenance of society. I sought to explore its natural diversity in terms of its color palette to be printed in watercolors, where I come to call for a policy of identities and place. In a “tangle” of relevant discussions, the fact of the emergency in dealing with current and controversial issues, such as the re-existence of trans people and the confrontation of violence to the LGBTQI + group, stands out and together problematize the re-existence of the Cerrado biome, highlighting it o in its plurality.

Keywords: Animation, LGBTQI+, Sudaca art, Natural pigments, Art based research.



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A Construção do Grotesco em O Estranho Mundo de Jack de Tim Burton

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Maria Costa Dourado
Instituição: UFBA - Universidade Federal da Bahia
Programa: Faculdade de Comunicação
Orientador: José Benjamim Picado
Ano: 2009
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso tem o intuito de analisar o conceito de grotesco, seus efeitos e funções aplicados a narrativa audiovisual de animação O Estranho Mundo de Jack, idealizada e produzida por Tim Burton. Por meio da investigação da construção imagética dos mundos possíveis da obra, principalmente, dos aspectos plásticos dos personagens e mobiliário, constata-se a efetiva construção do grotesco no filme.

Palavras-chave: Grotesco, Corpo, Imagem, O Estranho Mundo de Jack, Cinema, TCC.

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