Pagina inicial

Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 4o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mantemos a equipe com os Professores doutores Carla Schn...

Espiritualidade, Nacionalismo, Ambientalismo: O discurso animista em O Conto da Princesa Kaguya de Isao Takahata


Dissertação de Mestrado


Nome: Murilo Furlan Mellio
Instituição: USP - Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa
Orientadora: Luiza Nana Yoshida
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar O Conto da Princesa Kaguya, último filme do renomado diretor de animação e cofundador do Studio Ghibli Isao Takahata (1935-2018), a partir do prisma de um discurso animista desenvolvido no Japão a partir da segunda metade do século XX. Esse discurso desafiou alguns fundamentos da modernidade, como a dicotomia natureza-humanidade derivada do pensamento cartesiano e a teoria do desencantamento do mundo proposta por Max Weber, e também esteve relacionado à busca por uma identidade nacional japonesa em uma época de incertezas. A premissa deste trabalho é que, enquanto o estudo do discurso animista japonês pode ajudar na compreensão da obra de Isao Takahata (mais especificamente) e do Studio Ghibli (de forma mais ampla), a análise de O Conto da Princesa Kaguya a partir do discurso animista pode trazer insights sobre a interconexão de relevantes questões contemporâneas, como espiritualidade, nacionalismo e ambientalismo.

Palavras-chave: Anime, Animismo, Isao Takahata, Studio Ghibli, The Tale of the Princess Kaguya, Dissertação.


Abstract
The objective of this work is to analyze The Tale of the Princess Kaguya, the last film by renowned animation director and co-founder of Studio Ghibli Isao Takahata (1935-2018), from the prism of an animist discourse developed in Japan from the second half of the 20th century. This discourse challenged some foundations of modernity, such as the nature-humanity dichotomy derived from Cartesian thought and the theory of the disenchantment of the world proposed by Max Weber, and was also related to the search for a Japanese national identity in a time of uncertainty. The premise of this work is that, while the study of the Japanese animist discourse may help in understanding the work of Isao Takahata (more specifically) and Studio Ghibli (more broadly), the analysis of The Tale of the Princess Kaguya according to the animist discourse can bring insights into the interconnection of relevant contemporary issues, such as spirituality, nationalism and environmentalism.

Para o texto completo, clique aqui!

 

50 Anos de Desenho Animado na Televisão Brasileira


Dissertação de Mestrado


Nome: Marcia Aparecida Giuzi Mareuse
Instituição: USP - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes
Programa: Departamento de Comunicações e Artes
Orientadora: Elza Dias Pacheco
Ano: 2002
País: Brasil


Resumo
O presente estudo apresenta os desenhos que se destacaram nos 50 anos de televisão no Brasil, descreve algumas características de conteúdo e inserção na programação televisiva e na nossa Cultura e, com base nesses aspectos, faz uma comparação entre os desenhos de ontem e de hoje. A partir de dados relativos a origem, ano de produção e apresentação, narrativa e personagens dos desenhos mais representativos, ficou constatado que os conteúdos abordam temas semelhantes, independente de origem ou época, e as diferenças se devem a características de construção decorrentes de avanços tecnológicos e de condições de inserção no mercado televisivo, cada vez mais atreladas às questões de marketing de produtos derivados dos mesmos. Uma análise da participação do desenho animado na formação das crianças deve considerar o universo representado por essas mediações, uma vez que o desenho corresponde ao espaço de brincadeira na cultura contemporânea, é o programa preferido pelas mesmas, revive mitos e arquétipos e contribui para o desenvolvimento dos processos cognitivos e do imaginário infantil.

Palavras-chave: Animação, Comunicação, Desenho animado, Educação, Televisão, Dissertação.


Abstract
The following study presents the cartoons that were in evidence in the television after the 50's. It described the contents, the TV transmission and the importance brought to our culture. In spite of the origin, production year, veiculation year, narrative and characters of the main cartoons, it was noticed that they have sim ilar subjects. The main differences are related to cultural context, technological practices used in the production and special commercial conditions. The success of a cartoon was directly related to the possibility of selling new products to the children as toys. magazines and other things. The importance of the cartoons for children's development is extremely consistent with the universe that they represent. They are the preferred "children's play" in the contemporary culture. The cartoons revive myths, archetypes and contribute for the cognitive and childish imaginary development.

Para o texto completo, clique aqui!

 

Caracterização de Linguagens de Animação


Dissertação de Mestrado


Nome: Elisa Mayumi Nishimura
Instituição: USP - Universidade de São Paulo
Programa: Instituto de Matemática e Estatística
Orientador: Routo Terada
Ano: 1988
País: Brasil


Resumo
Não disponível.

Palavras-chave: Computação gráfica, Dissertação.


Abstract
No available.

Para o texto completo, clique aqui!

 

Proposta de Metodologia para Avaliação de Métodos de Iluminação Global em Síntese de Imagens


Dissertação de Mestrado


Nome: Giovani Balen Meneghel
Instituição: USP - Universidade de São Paulo - Escola Politécnica
Programa: Departamenteo de Engeneharia de Sistemas Eletrônicos
Orientador: Marcio Lobo Netto
Ano: 2015
País: Brasil


Resumo
Produzir imagens de alta qualidade por computador, no menor tempo possível, que sejam convincentes ao público alvo, utilizando-se de maneira ótima todos os recursos computacionais à disposição, é uma tarefa que envolve uma cadeia de processos específicos, sendo um grande desafio ainda nos dias de hoje. O presente trabalho apresenta um estudo sobre toda esta cadeia de processos, com foco na avaliação de métodos de Iluminação Global empregados na Síntese de Imagens fotorrealistas para as áreas de Animação e Efeitos Visuais. Com o objetivo de auxiliar o usuário na tarefa de produzir imagens fotorrealistas de alta qualidade, foram realizados experimentos envolvendo diversas cenas de teste e seis métodos de Iluminação Global do Estado da Arte: Path Tracing, Light Tracing, Bidirectional Path Tracing, Metropolis Light Transport, Progressive Photon Mapping e Vertex Connection and Merging. O sintetizador escolhido para execução do experimento foi o Mitsuba Renderer. Para avaliação da qualidade dos resultados, duas métricas perceptuais foram adotadas: o Índice de Similaridade Estrutural SSIM e o Previsor de Diferenças Visuais HDR-VDP-2. A partir da avaliação dos resultados, foi construído um Guia de Recomendações para o usuário, indicando, com base nas características de uma cena arbitrária, o método de Iluminação Global mais adequado para realizar a síntese das imagens. Por fim, foram apontados caminhos de pesquisa para trabalhos futuros, sugerindo o emprego de classificadores, métodos de redução de parâmetros e Inteligência Artificial a fim de automatizar o processo de produção de imagens fotorrealistas e de alta qualidade.

Palavras-chave: Computação gráfica, Iluminação global, Qualidade perceptual, Síntese de imagem, Dissertação.


Abstract
The task of generating high quality computer images in the shortest time possible, believable to the targets audience perception, using all computational resources available, is still a challenging procedure, composed by a chain of specific processes. This work presents a study of this chain, focusing on the evaluation of Global Illumination methods used on the Synthesis of Photorealistic Images, in the areas of Animation and Visual Effects. To achieve the goal of helping users to produce high-quality photorealistic images, two experiments were proposed containing several test scenes and six State-of-the-Art Global Illumination methods: Path Tracing, Light Tracing, Bidirectional Path Tracing, Metropolis Light Transport, Progressive Photon Mapping and Vertex Connection and Merging. In order to execute the tests, the open source renderer Mitsuba was used. The quality of the produced images was analyzed using two different perceptual metrics: Structural Similarity Index SSIM and Visual Difference Predictor HDR-VDP-2. By analyzing results, a Recommendation Guide was created, providing suggestions, based on an arbitrary scenes characteristics, of the most suitable Global Illumination method to be used in order to synthesize images from the given scene. In the end, future ways of research are presented, proposing the use of classifiers, parameter reduction methods and Artificial Intelligence, in order to build an automatic procedure to generate high quality photorealistic images.

Para o texto completo, clique aqui!

 

Narrativa Tridimensional: Uma investigação sobre a linguagem 3D estereoscópica


Dissertação de Mestrado


Nome: Grace Maria Martins da Silva Luzzi
Instituição: USP - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Processos e Meios Audiovisuais
Orientador: Arlindo Ribeiro Machado Neto
Ano: 2014
País: Brasil


Resumo
A partir da investigação de elementos que remontam o passado de técnicas de ilusão e imersão na arte da representação da imagem, bem como teorias que condicionam a existência de uma linguagem audiovisual própria, este trabalho tem o objetivo de analisar e identificar a existência de uma linguagem própria pertinente à estereoscopia. A pesquisa toma como ponto de análise estereoscópica o filme Coraline [2009] de Henry Selick, uma animação stop motion, concebida e lançada nos cinemas 3D estereoscópicos.

Palavras-chave: Estereoscopia, Ilusão, imersão, narrativa, profundidade de campo, Dissertação.


Abstract
Through an investigation of the history of techniques of illusion and immersion in popular art and entertainment, as well as theories that determine the existence of a distinct visual language, this work aims to analyse and identify the existence of a unique narrative language exclusive to 3-D stereoscopic film-making. The research takes as its point of stereoscopic analysis the stop-motion animation movie Coraline (2009, Henry Selick) designed and launched in cinemas using the stereoscopic technique.

Para o texto completo, clique aqui!