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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Lampejos Fora do Eixo: A animação que brota distante dos grandes centros

Artigo em Revista On-line
(indexada pela 1ªvez em 08/03/2016)
Nome: João Carlos Sampaio
Revista: Filme Cultura / CTAv
Instituição: CTAv - n. 60, Jul-Ago-Set / 2013 , p. 32-37. ISSN 2177-3912
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo

Bem distante da realidade internacional do brasileiro Carlos Saldanha, expoente da produtora norte-americana Blue Sky, famoso pela colaboração na série A era do gelo e autor do longa-metragem Rio (2011), a animação nacional se alicerça a partir de esforços individuais. esforços muitas vezes solitários e isolados, acontecendo na tela com o mesmo “sopro milagroso” que põe em movimento personagens nascidos no papel (e ultimamente também nas telas de computador).
Se mesmo nos grandes centros econômicos e produtores de audiovisual do país, Rio de Janeiro e São Paulo, a animação aparece apenas como uma atividade periférica da sétima arte, filão mais valorizado apenas no mercado publicitário, “fora do eixo” tudo parece ainda mais improvável e complicado. Uma longa história de superação, que começou ainda nas primeiras décadas do século passado.. [...]

Palavras-chave: Animação fora eixo Rio-São Paulo, Animação brasileira, Filme Cultura


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Desenhar o Som: O papel do som no processo criativo nos curtas de animação brasileiros

Artigo em Revista On-line
(indexada pela 1ªvez em 08/03/2016)
Nome: Ana Luiza Pereira
Revista: Filme Cultura / CTAv
Instituição: CTAv - Jul-Ago-Set / 2013 , p. 60-64. ISSN 2177-3912
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo

Desde o início do cinema sonoro, o cinema de animação foi encontrando características únicas, inerentes ao próprio processo de criação frame a frame da imagem, que permite um grande controle sobre a construção da relação som-imagem. O sucesso de Walt Disney com a introdução do som em Steamboat Willie (1928) e suas produções seguintes não partiu apenas da sonorização de um material previamente animado, e sim do resultado obtido na concepção conjunta de som e animação, seja pela criação do som sobre a animação (série Mickey Mouse), seja pela criação da animação sobre o som (série Silly symphonies). Alguns anos depois, a Warner adotou processos semelhantes para a criação das séries Looney tunes e Merrie melodies, tendo como diretor musical Carl Stalling, que havia trabalhado com Disney em seus primeiros filmes sonoros. [...]

Palavras-chave: Som na animação, Processo criativo, Animação brasileira, Filme Cultura


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Mundo Novo: A evolução narrativa dos games e a defasagem brasileira

Artigo em Revista On-line
(indexada pela 1ªvez em 08/03/2016)
Nome: Guilherme Martins
Revista: Filme Cultura / CTAv
Instituição: CTAv - Jul-Ago-Set / 2013 , p. 54-59. ISSN 2177-3912
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo

A longa jornada da animação nos games teve um bom número de marcos: outrora tinha como objetivo os jogos de gráficos alegres, mirando o público mais jovem; depois passou por uma obsessão pelo simulacro, até desenvolver mais profundamente sua dramaturgia. existia uma certa dificuldade em se compreender que era possível fazer do videogame uma forma de se contar algo, de se expressar dramaticamente. Há, também, o desenvolvimento tecnológico, que naturalmente permitiu que os jogos pudessem ir além e se desenvolver tal qual uma animação de cinema..[...]

Palavras-chave: Games, Videogame, Animação brasileira, Filme Cultura


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Animadocs: O não tão insólito casamento do documentário com a animação

Artigo em Revista On-line
(indexada pela 1ªvez em 08/03/2016)
Nome: Carlos Alberto Mattos
Revista: Filme Cultura / CTAv
Instituição: CTAv - Jul-Ago-Set / 2013 , p. 65-70. ISSN 2177-3912
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo

Depois de levar um primeiro tiro ainda dentro do carro, o empresário Henning Boilesen tenta correr pela Alameda Casabranca mas é alvejado por cinco balas e cai morto.
Pelé recebe a bola na intermediária do Juventus, dá três balões consecutivos, sendo o último no goleiro adversário, e cabeceia para dentro da rede, no gol que ele considera o mais bonito de sua carreira.
Patativa do Assaré interrompe por um momento o trabalho com a enxada e, ali mesmo no roçado, compõe uma de suas estrofes famosas.
De volta às galerias após uma longa ausência, o excêntrico artista Petrucio Felker literalmente solta os cachorros sobre o público e a imprensa. Muitos são mordidos até a morte.
Nenhuma dessas cenas “documentais” está em arquivos de cinematecas.
Algumas jamais foram filmadas. Uma delas nem sequer aconteceu. Mas todas podem ser vistas em filmes brasileiros, só que no formato de animação. elas exemplificam a relação intensa e múltipla dos documentários com a animação, que hoje se espalha por salas de exibição, festivais, escolas, mercado e na web..[...]

Palavras-chave: Animadoc, Documentário animado, Animação brasileira,Filme Cultura


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Perfil Roberto Miller: O átomo brincalhão

Artigo em Revista On-line
(indexada pela 1ªvez em 08/03/2016)
Nome: Roberto Maia
Revista: Filme Cultura / CTAv
Instituição: CTAv - n.60, Jul-Ago-Set / 2013 , p. 71-73. ISSN 2177-3912
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo
Crescer em meio a metros de celuloide, uma moviola, mesas de animação, uma câmera Bolex-Paillard H16 Reflex, um projetor Bell & Howell é algo inesquecível, único; ainda mais se aquele que faz uso de tudo isso é o seu pai! Imagine nesse ambiente qual poderia ser a sua educação? Falar de cinema era brincar de cinema!
Portanto, crescer no mundo da animação foi a minha vida, e conviver com um artista genial foi a minha sorte. este maestro se chamava Roberto Miller, de nascença Ignácio Maia, filho de um jornalista português correspondente da agência Reuters que, na década de 1920, retornou a seu país natal levando junto o pequeno filho. Esse menino cresceu em Portugal em meio ao jornalismo, à boemia, cercado de fotógrafos e aficionados do cinema de arte europeu. De repente, cansado do frio de Portugal e da falta do calor materno e da avó que mimava o neto primogênito com sotaque português, quis voltar a morar no Brasil e, convenhamos, um pai jornalista e boêmio estava longe da imagem de um pai chegado aos mimos! A escolha de fazer a vanguarda nos trópicos pode não ter sido certa em matéria de reconhecimento, mas foi plena em termos de realização pessoal.[...]

Palavras-chave: Roberto Miller, História da animação brasileira, Animação brasileira,Filme Cultura


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