Boas vindas

Os Tamborins Estão Tocando!

Caro visitante,  Estamos finalmente, com uma reformulação do blog em curso! Depois de quatro anos, com mudança de gerenciador e remane...

Animadocs: O não tão insólito casamento do documentário com a animação

Artigo em Revista On-line
(indexada pela 1ªvez em 08/03/2016)
Nome: Carlos Alberto Mattos
Revista: Filme e Cultura / CTAv
Instituição: CTAv - Jul-Ago-Set / 2013 , p. 65-70. ISSN 2177-3912
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo

Depois de levar um primeiro tiro ainda dentro do carro, o empresário Henning Boilesen tenta correr pela Alameda Casabranca mas é alvejado por cinco balas e cai morto.
Pelé recebe a bola na intermediária do Juventus, dá três balões consecutivos, sendo o último no goleiro adversário, e cabeceia para dentro da rede, no gol que ele considera o mais bonito de sua carreira.
Patativa do Assaré interrompe por um momento o trabalho com a enxada e, ali mesmo no roçado, compõe uma de suas estrofes famosas.
De volta às galerias após uma longa ausência, o excêntrico artista Petrucio Felker literalmente solta os cachorros sobre o público e a imprensa. Muitos são mordidos até a morte.
Nenhuma dessas cenas “documentais” está em arquivos de cinematecas.
Algumas jamais foram filmadas. Uma delas nem sequer aconteceu. Mas todas podem ser vistas em filmes brasileiros, só que no formato de animação. elas exemplificam a relação intensa e múltipla dos documentários com a animação, que hoje se espalha por salas de exibição, festivais, escolas, mercado e na web..[...]

Palavras-chave: Animadoc, Documentário animado, Animação brasileira


Para o texto completo, clique aqui!