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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Reinos do Sul: Identidade, representação e consumo a partir de "Elena de Avalor"

Dissertação de Mestrado
 
Nome: Ana Luiza da Silva Bezerra
Instituição: UFF - Universidade Federal Fluminense
Programa: PPGMC - Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano 
Orientador: Ana Paula Bagraglia 
Ano: 2020
País: Brasil

Resumo
Esta dissertação possui como objetivo principal investigar como a indústria cultural, na qual as produções da The Walt Disney Company se inserem, impacta na representação de uma identidade gendrada da mulher latino-americana nos produtos audiovisuais infantis da empresa. Para tanto, focamos nossa análise na animação “Elena de Avalor” (GERBER, 2016), série voltada para crianças que possui como protagonista a primeira princesa latino-americana lançada pela empresa. Além do objetivo central da pesquisa, possuímos como objetivos específicos à compreensão das práticas mercadológicas e sociais do mercado globalizado de animações infantis, a exploração do processo de criação de narrativas animadas e a investigação dos possíveis impactos de protagonistas femininas em audiovisuais para crianças. Como aparato teórico, utilizamos, principalmente, as reflexões de Eco (1994) sobre os atos de criar e desfrutar de uma obra de ficção; as ponderações acerca das mudanças históricas e teóricas dos processos de identidade contemporâneos a partir da obra de Hall (2016); as ideias sobre identidade gendrada de Butler (2018) e Lauretis (1994); as indagações sobre o papel da vida cotidiana nos processos de identificação a partir, principalmente, das obras de Heller (2018 [1970]) e Kosik (2002 [1963]). Além disso, foi feita uma discussão sobre a influência da mídia nas identidades de acordo com Kellner (2001) e outros autores. Por fim, discutimos as relações entre violência colonial e a mídia na construção de uma identidade latino-americana de acordo com a obra de Ribeiro (2017), Monzo (2015) e Carneiro (2011). Utilizamos a “análise de conteúdo” descrita por Bardin (2016) como aparato metodológico para investigarmos nosso corpus de cinco episódios da primeira temporada da série. Os dados levantados indicam que a nossa hipótese inicial, de que usualmente ocorre um processo de homogeneização das culturas não europeias representadas sob o crivo da Disney, foi confirmada.

Palavras-chave: Representação, Mídia e Cotidiano, Animações, Estudos de Gênero, Indústria Cultural, Dissertação

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Versão Dublada: Processos de adaptação para a versão brasileira

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Leonardo Mendes Salviano de Souza
Instituição: UFF - Universidade Federal Fluminense 
Programa: Curso de Produção Cultural 
Orientador: Rodrigo Cazes
Ano: 2017
País: Brasil

Resumo
Esta monografia possibilita o estudo dos processos de adaptação de obras audiovisuais estrangeiras, bem como filmes e animações. Analisa a necessidade, historicamente, de possuir a versão dublada em território nacional, buscando apresentar aos leitores e consequentemente ao grande público, um novo olhar às adaptações de falas de personagens, em especial os de desenho animado, os desencadeamentos destas adaptações, compreendendo a posição do dublador em relação aos personagens que interpreta. Levando em consideração a legalidade de se alterar o texto e/ou a fala de personagens de uma obra audiovisual, tendo em vista os direitos conexos da autoria destas dublagens e adaptações.

Palavras-chave: Processo, Dublador, Adaptação, Necessidade, TCC

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Projeto “Física Animada”: Uma abordagem centrada no aluno para o ensino da cinemática no ensino médio

Dissertação de Mestrado
 
Nome: Lair Cláudio Cerqueira de Amorim 
Instituição: UFF - Universidade Federal Fluminense 
Programa: MNPEF - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física no Curso de Mestrado Profissional de Ensino de Física 
Orientador: Marcos Veríssimo Alves
Ano: 2015
País: Brasil

Resumo
O projeto “Física Animada" é uma proposta que usa a técnica stop motion para ensinar conceitos da cinemática de maneira mais participativa e divertida para alunos do ensino médio, levando os alunos a compreenderem conceitos de deslocamento, posição, velocidade e aceleração, além de desenvolverem habilidades de interpretação de gráficos, tabelas e vetores, e também de relacionar os gráficos da cinemática com o movimento efetuado. Essa técnica consiste na criação do movimento quadro a quadro e existem diversas animações bem conhecidas como exemplos de sua aplicação. Neste trabalho, três etapas foram propostas para a condução do projeto e seguidas durante a aplicação: (i) criação das personagens em massa de modelar; (ii) gravação de vídeos com movimentos de velocidade constante e variável; (iii) análise dos movimentos no vídeo para confrontar o modelo mental com os modelos da mecânica newtoniana. A pesquisa foi conduzida em uma escola estadual voltada para o ensino de jovens e adultos (CEJA Centro de Educação de Jovens e Adultos) e ao longo do ano 2014 o minicurso foi realizado diversas vezes com diferentes alunos. No projeto foram utilizados dois softwares gratuitos: o MUAN, para a criação dos vídeos, e o Tracker, para a análise cinemática. Ambos possuem uma interface intuitiva e amigável, o que favorece o uso como ferramenta de ensino. Ao longo da aplicação do projeto, foram realizados exames diagnósticos com os alunos antes e após o minicurso de quatro aulas. Além disso, foram entregues questionários para todos os participantes e realizadas entrevistas com os que se voluntariaram a gravar suas impressões sobre a atividade. Verificou-se ainda a validade do projeto visando o aumento do interesse e da motivação dos alunos em se tratando do aprendizado de tópicos em cinemática e mecânica.

Palavras-chave: Ensino de Física, Ensino Médio, Cinemática, Stop motion, MUAN, Tracker, Dissertação

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Sincronização entre motion graphic e tons graves : um estudo exploratório direcionado para o público surdo

Dissertação Mestrado

Nome:
Leonardo Rodrigues Cabral
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Mestrado em Design
Orientadora: Isabela RIbeiro Aragão
Ano: 2020
País: Brasil

Resumo
O videoclipe é um artefato audiovisual inerente ao mercado fonográfico e serve de suporte para divulgação comercial de artistas, ditar estilos, comportamentos etc. Inicialmente exibido exclusivamente na TV, hoje ele pode ser acessado em livre demanda por diversos dispositivos, como celulares, tablets, computadores e smart tv. Seus espectadores são crianças, jovens, adultos, homens, mulheres e surdos. Sim, o surdo consome muitos artefatos audiovisuais, dentre eles, o videoclipe; é provável que, por meio de elementos visuais como cores, imagens, animações gráficas (motion graphics), movimentos de câmera, cortes frenéticos de edição e performances dos artistas, o surdo consiga ter noções de tempo, frequência e ritmo de uma música. Além do estímulo visual, é possível vislumbrar que a vibração sonora através do tato, principalmente a vibração produzida por tons graves, auxilia na apreciação da música. O design da informação surge com grande potencial para contribuir na reflexão em torno da produção e planejamento dos dados sonoros das músicas, para representá-la visualmente ao público surdo. A necessidade de acessibilidade em artefatos comunicacionais é uma constante na realidade da comunidade surda, e o design é apresentado neste trabalho como ponto central na promoção e atenção para o resgate da cidadania, representação social e o direito à inclusão do surdo. Erroneamente, as vezes, o design cria padrões que ao atender um maioria, automaticamente exclui a minoria. Trazemos e ressaltamos aqui nesta pesquisa justamente a necessidade de pensar o design, e em especial o design da informação com um olhar mais humanizado às especificidades que cada pessoa, grupo ou comunidade. Seguindo essa mentalidade mais inclusiva, em alguns estudos com um grupo de surdos foi possível perceber que entre tantos componentes visuais dos videoclipes como cortes, transições, movimentos de câmera, performances e motion graphics, esse último foi o elemento mais eficiente para representar a música visualmente, justificando assim sua escolha para ser foco deste estudo. Devido à multidisciplinaridade e complexidade do fenômeno, esta é uma pesquisa teórica que inicia uma reflexão em torno de estudos realizados nas mais diversas áreas, como design, audiovisual, música, psicologia, direito, fisiologia, antropologia, entre outras. E por meio de uma revisão bibliográfica de caráter exploratório e observação assistemática de produções existentes também de forma exploratória, tentamos entender a relação do surdo com a música através dos canais visuais e táteis, bem como auxiliar em produções e estudos futuros que tenham como objetivo criar artefatos audiovisuais que tenham uma comunicação mais efetiva e acessível para este público.

Palavras-chave: Motion graphic, Videoclipe, Surdo, Design da informação, Acessibilidade

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A charge virtual e a construção de identidades

Dissertação Mestrado

Nome:
Helga Vanessa Assunção de Souza
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Orientadora: Judith Chambliss Hoffnagel
Ano: 2007
País: Brasil

Resumo
Há hoje em curso uma substancial mudança tanto do ponto de vista cultural quanto tecnológico a partir da adoção, por parte da sociedade, de novos paradigmas éticos e morais os quais proporcionaram a instauração de uma relação de vida pautada na velocidade, eficácia e produtividade. Essas alterações também repercutiram na linguagem, sobretudo com o advento da Internet, e colaboraram para modificar as relações de leitura e escrita. A Charge Virtual, através da Análise Crítica do Discurso e da análise multimodal, é um gênero ideal para investigar a construção de identidades sociais. Esta pesquisa tem por finalidade analisar as Charges Virtuais, especificamente do autor Maurício Ricardo exibidas no site www.charges.com.br e observar como os diversos modos de organização (animação, texto-verbal, áudio e imagem) interagem e formam a significação do gênero em análise. Além disso, este estudo procura investigar, tendo como base a Análise Crítica do Discurso e a análise multimodal, de que maneira as relações lingüístico-discursivas constituem uma base para a construção de identidades por meio de discursos estereotipados presentes nas falas das personagens da charge.

Palavras-chave: Charge virtual, Multimodalidade, Identidade

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