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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Brinquedos óticos para o ensino de libras

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Moisés Colares Barreto
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: Comunicação Visual Design - Escola de Belas Artes
Orientador: Julie de Araujo Pires
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
O objetivo desta pesquisa é, a partir dos conhecimentos aprendidos no curso de Comunicação Visual Design, tais como editoração, animação, encadernação e teorias da percepção, refletir e propor a criação de artefatos com o tema da Língua Brasileira de Sinais Brasileira, a Libras, para o ensino de crianças surdas, num primeiro momento, e podendo abranger também crianças ouvintes. Como integrante do grupo de pesquisa Imagem(i)matéria , que investigava as relações entre a surdez e a visualidade, surgiu um convite para entrar em contato com uma classe de crianças surdas. A partir deste contato, pude pensar de que modo o design poderia contribuir para melhorar o ensino de crianças surdas. A Libras compõe um texto visual, no qual muitas vezes é imprescindível o movimento, que naquela classe observada era representado através de imagem estática, por fotografias e ilustrações. Os brinquedos óticos surgem como uma alternativa à essas imagens estáticas, mantendo a materialidade e o suporte já utilizado, o papel, e trazendo também a dimensão lúdica do brinquedo para a sala de aula. Tal recurso gráfico também se propõe a trazer uma nova perspectiva artística à cultura surda, que tem como principal meio de comunicação o visual. Seguiu-se a proposta de se utilizar materiais comuns de papelaria, ou de baixo custo, incluindo também softwares de código aberto, para viabilizar a sua reprodução em ambientes domésticos e escolares. E, dessa forma, esta pesquisa consiste tanto no desenvolvimento desses brinquedos ópticos, incluindo as animações representadas e a montagem das estruturas, quanto na observação do resultado da aplicação das peças em sala de aula. Foram utilizados entre outros autores Oliver Sacks como base para a compreensão de questões relacionadas à surdez e Richard Williams, como referência às técnicas de animação.

Palavras-chave: Brinquedos óticos, Surdez, Libras, Design, Ensino, TCC

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Flor: Projeto de trailer animado em animatic

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Luiz Filipe Guimarães
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: Comunicação Visual Design - Escola de Belas Artes
Orientador: Marcelo Ribeiro
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
Esta monografia mostra o processo de criação do projeto “Flor”, entregue como trabalho de conclusão de curso em 2021. O projeto é um trailer animado em formato de animatic. Ele conta uma história autoral traduzida numa narrativa audiovisual fantástica. O processo de criação contou com estudos sobre narrativa clássica e “jornada do herói”, as- sim como estudos sobre trailer e animação. Todas as áreas abordadas foram necessárias para que este projeto fosse produzido de forma concisa, mas para além deste, os estudos mostram como estas áreas se encontram de modo funcional para realização de qualquer projeto do gênero. A finalidade desta monografia é mostrar os estudos base de cada área abordada, também mostrar as análises teóricas dos similares do projeto, e principalmente como todos os elementos para produção do projeto final se encaixaram na produção do mesmo.

Palavras-chave: Narrativa visual, Narrativa clássica, Trailer, Animação, Animatic, TCC

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Catóptrica: Uma animação como estudo da arte em pixel

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Rubens Toré Cal Rodrigues
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: Comunicação Visual Design - Escola de Belas Artes
Orientador: Elizabeth Motta Jacob
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
A presente monografia conta com um resumo da história da arte em pixel, di- vidindo-a em momentos cronológicos e técnicos a fim de facilitar o estudo, propor formas de pensar, separar e entender o desenvolvimento desta estética nos últimos cinquenta anos, levantando a discussão da importância deste estilo nos dias de hoje e de seu registro formal. Atrelado a isso descreve-se a produção de um teaser para um curta animado feito inteiramente em pixeis passando pela confecção de cená- rios, movimentos e o processo conceitual deste filme, junto ao meu desenvolvimento como artista visual.

Palavras-chave: Arte em pixel, Animação, Arte digital, Jogos digitais, TCC

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Favela Mágica: Série animada infanto-juvenil com representatividade negra e periférica

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Leonardo Cesar das Neves dos Santos
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: Comunicação Visual Design - Escola de Belas Artes
Orientador: Elizabeth Motta Jacob
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
A presente monografia descreve o desenvolvimento da abertura de um desenho animado, da pré-produção ao video animado finalizado, com uma representação mais consciente de povos negros e periféricos a fim de desmistificar e reeducar a sociedade para desconstruir pensamentos preconceituosos atribuídos à raça e desigualdade econômica e social, além de trazer mais identificação para jovens em processo de construção de identidade e caráter. Além de análises e pesquisas sobre a representação das favelas e pessoas pretas na mídia, cada etapa do processo da animação, desde o desenvolvimento do Briefing, ao Design de Personagem, Design de Cenários, Narrativa, Storyboard e Animação, incluindo a etapa de Rigg, é registrado nos capítulos deste documento.

Palavras-chave: Animação tradicional, Animação cut-out, Negritude, Periferia, Favela, Representatividade, TCC

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Aplicações de Animação em Visualização de Dados

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Elson Teixeira Aguiar Júnior
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: EBA - Escola de Belas Artes
Orientador: Doris Clara Kosminsky
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
A animação aplicada à visualização de dados pode ter uma variedade de finalidades. Entre elas estão melhorar a leitura de um gráfico, torná-lo mais atrativo ou dar suporte à narrativa. O objetivo deste trabalho é entender as diferentes formas usadas por pesquisadores para categorizar e definir as aplicações da animação como ferramenta para a visualização de dados, e como essas definições interagem uma com a outra. Essa pesquisa, que se pautou em definições de Tamara Munzner, Heer & Robertson, e Jonathan Schwabish, entre outros pesquisadores da área, foi usada na construção de um protocolo para análise de exemplos. Com base nesse protocolo aplicado a exemplos concretos, foi produzida uma plataforma, em formato de página na web, listando exemplos e as melhores práticas de uso de animação em visualização de dados. Este projeto se direciona a profissionais e entusiastas de visualização de dados, além de estudantes e outros interessados que podem se beneficiar de uma visão mais profunda sobre o tema.

Palavras-chave: Representação da informação, Visualização, Animação, Narrativa, TCC

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