Pagina inicial

Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Contribuições da Abordagem Sobre Cnidários no Filme Procurando Nemo e no Desenho Bob Esponja para o Ensino de Biologia na Educação Básica

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Brenda Elizabeth da Silva
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Licenciatura em Ciências Biológicas
Orientador(a): Ricardo Ferreira das Neves
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
Os desenhos animados podem ser utilizados como instrumentos no processo de ensino-aprendizagem, pois podem estimular o processo cognitivo e pensamento crítico do aluno. No que diz respeito a área da Zoologia é importante no ensino de ciências e biologia, no entanto, ainda vem se apoiando em metodologias de memorização, talvez pelo fato de ainda existir muitas características morfológicas complexas e terminologias científicas que os discentes não conseguem pronunciar. Em meio a variados temas abordados dentro desta grande área, os cnidários acabam sendo um dos assuntos que menos se encontram discussões e propostas no campo de ensino. A partir disso é preciso que existam estratégias e metodologias diferentes para trabalhar essa temática dentro de sala de aula. Uma das maneiras de tornar as aulas com a temática zoológica mais atraente, é através da utilização de filmes e desenhos animados. O filme e desenhos animados apontam para espécies da Classe Hidrozoa e Anthozoa com destaque para hidrocorais, corais e anêmonas. O uso de recursos com viés multimídia pode favorecer a discussão de valores ecológicos, sociais e ambientais.

Palavras-chave: Ensino da Biologia, Recursos Midiáticos, Zoologia, Cnidários, Desenhos Animados, TCC

Para o texto completo, clique aqui!

Steven Universo e as Expressões de Subjetividades e Corpos Queer na Animação Infantil

Dissertação de Mestrado

Nome: Arthur Gomes de Castro
Instituição: UFes - Universidade Federal do Espírito Santo
Programa:  Centro de Artes
Orientador: Gabriel Menotti
Ano: 2019
País: Brasil


Resumo
Sem resumo disponível.

Palavras-chave: Animação, Cinematografia, Comunicação Primitiva, Comunicação em massa, Dissertação.

Para o texto completo, Contactar a Universidade
Número de chamada: T/UFES 316.77 C355s

Cinema de Animação no Ensino de Art : A experiência e a narrativa na formação da criança em contexto campesino

Dissertação de Mestrado

Nome: Thalyta Botelho Monteiro
Instituição: UFes - Universidade Federal do Espírito Santo
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação
Orientador: Gerda Margit Schutz Foerste
Ano: 2013
País: Brasil


Resumo
A dissertação Cinema de Animação no Ensino de Arte: Experiência e Narrativa na Formação da Criança em Contexto Campesino insere-se na linha de pesquisa Educação e Linguagem, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Objetiva analisar como a experiência coletiva (Erfrahung) e a experiência individual (Erlebnis) se manifestam no processo de produção de cinema de animação, em especial na formação das crianças, quando passam de espectadoras a autoras/produtoras. Pretende também analisar como essas experiências são expressas em suas narrativas orais e visuais. Mediada pela imagem em movimento, a pesquisa analisa as narrativas das crianças e suas manifestações de experiência, que engendram o aprendizado escolar e também suas vivências sócio-histórico-culturais. Nessa abordagem, dialoga com Walter Benjamin, investigando o conceito de "experiência" e "vivência" ampliado pelas reflexões de Vigotski sobre mediação, apropriação, criação e imaginação. A interlocução com Manuel Jacinto Sarmento amplia concepções acerca do conceito de criança/infância, dimensionando-a como ser social ativo/participativo, inserida numa sociedade e numa cultura. Com base nesse aporte teórico, a pesquisa desenvolve-se nas aulas de Arte da turma de 2.º ano, do ano letivo de 2012, da Escola Campesina "Santa Isabel", localizada em Domingos Martins, Espírito Santo. Mediante uma pesquisa colaborativa, na qual participam as crianças, a professora regente de classe, a comunidade escolar e a pesquisadora, as crianças produzem cinema de animação, com a técnica stop motion. Manifestam suas experiências individuais e coletivas e ampliam suas vivências quanto à fruição, produção e relações dos sujeitos crianças diante das mídias digitais com seus pares, apropriando-se da linguagem artística e constituindo-se como autoras/produtoras. Nesse sentido, ao discutirem os conceitos cinematográficos, como modelagem, sequência de imagens, captura e edição de vídeos, as crianças ampliam significativamente as experiências e assumem lugar de protagonismo na produção de conhecimento. Dessa forma, a pesquisa constata aumento significativo da experiência que perpassa a produção de uma animação às relações construídas, vivenciadas e estabelecidas pelo ato criador.

Palavras-chave: Cinema de Animação, Tecnologias, Educação-Arte, Desenho Animado, Dissertação.

Abstract
The masters’ thesis "Animated Cinema in Arts Teaching: Experience and Narration in the Child’s Formation" is inserted in the Education and Language Research Area of the Post-Graduation Program of Education of the Universidade Federal do Espírito Santo. It aims at analyzing how collective experience (Erfrahung) and individual experience (Erlebnis) are expressed in the process of animated movies production, in particular in children’s formation, in which they go from the audience to the authors/productors’ place. It also intends to analyze how these experiences are expressed in their oral and visual narratives. Mediated by the moving image, the research analyzes the narratives of children and their demonstrations of experience that engender the school learning and, also, their social-historical-cultural livings. This approach dialogues with Walter Benjamin as it investigates the “experience” and “living” concepts, broadened by Vigotski’s reflections on mediation, appropriation, creation and imagination. The interlocution with Manuel Jacinto Sarmento broadens conceptions of the child/childhood concept, approaching it as an active/participating social being, inserted in a society and in a culture. From this theoretical support, this research develops in Arts classes of the 2nd grade class, throughout the year of 2012, in the Rural School "Santa Isabel", in Domingos Martins, Espírito Santo. By a collaborative research, in which children, the class’s responsible teacher, the school community and the researcher participated, the children produced animated cinema, with the “stop motion” technique. They demonstrated their individual and collective experiences and broadened their livings concerning fruition, production, and relations of children subjects against the digital media with their pairs, appropriating the artistic language and becoming authors/producers. In this sense, as they discussed the cinematographic concepts, such as modeling, images sequencing, videos recording and editing, children meaningfully broadened their experiences and took on a leading role in the knowledge production. Hence, we noticed a sensible increase of the experience that crosses an animation’s production for the built, lived and established relations by the creating act.

Keywords: Animated cinema , Technologies , Education - Art , Cartoon.

Para o texto completo, clique aqui!

Implementação de uma Ferramenta Para Simulação e Visualização em 3D do Comportamento Dinâmico de Sistemas Micro-Eletrônicos de Estado de Sólido

Dissertação de Mestrado

Nome: Wanderley Cardoso Celeste
Instituição: UFes - Universidade Federal do Espírito Santo
Programa:  Centro de Tecnológico
Orientador: Hans Jörg Andreas Schneebeli
Ano: 2005
País: Brasil


Resumo
Sem resumo disponível.

Palavras-chave: Desenhos animados por computador, Animação, Computador, Produção de filmes assistida por computador, Dissertação.

Para o texto completo, Contactar a Universidade
Número de Chamada: T/UFES621.3C392i

Stop-Motion no Ensino de Astronomia: Uma ferramenta para o estudo da lua nos anos finais do ensino fundamental

Trabalho de Conclusão de Curso

Nomes: Carla Karine Gomes Galvão; Erivelton Façanha da Costa
Instituição: UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Programa: Especialização em Ensino de Astronomia
Orientador(a): Rafael Pereira de Lira
Ano: 2022
País: Brasil

Resumo
As animações são populares entre crianças, jovens e adultos, podendo servir como recurso tecnológico para o ensino-aprendizagem. O Stop-motion é uma técnica de animação que pode ser desenvolvida em sala de aula. No ensino de Astronomia, há uma certa dificuldade de compreensão por parte dos alunos de como ocorre a dinâmica espacial. Os professores de ciências, por outro lado, sentem a necessidade de realização de capacitação específica quando o tema é Astronomia. Portanto, este trabalho propõe o uso da animação em Stop-motion para o estudo e construção de conhecimento relacionado à Lua através da sugestão de uma oficina de animação, na qual os alunos devem produzir um pequeno filme em Stop-motion que simula os movimentos lunares. A metodologia da pesquisa consiste no levantamento bibliográfico sobre a aplicação do Stop-motion no ensino de Astronomia e produção de animação em Stop-motion sobre o lado oculto da Lua, com a proposta de uma oficina didática em formato híbrido (EaD e presencial). O trabalho pretende contribuir para a transformação do ensino de Astronomia a partir dos anos finais do Ensino Fundamental, com o desenvolvimento de dois produtos educacionais: uma sequência didática como sugestão de oficina de produção de um filme relacionado aos movimentos lunares, e o próprio filme produzido em Stop-Motion.

Palavras-chave: Lua, Ensino fundamental, Tecnologia educacional, Ciência e artes, Didática, Animação (Cinematografia), TCC

Para o texto completo, clique aqui!