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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Cinema de Animação no Ensino de Art : A experiência e a narrativa na formação da criança em contexto campesino

Dissertação de Mestrado

Nome: Thalyta Botelho Monteiro
Instituição: UFes - Universidade Federal do Espírito Santo
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação
Orientador: Gerda Margit Schutz Foerste
Ano: 2013
País: Brasil


Resumo
A dissertação Cinema de Animação no Ensino de Arte: Experiência e Narrativa na Formação da Criança em Contexto Campesino insere-se na linha de pesquisa Educação e Linguagem, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Objetiva analisar como a experiência coletiva (Erfrahung) e a experiência individual (Erlebnis) se manifestam no processo de produção de cinema de animação, em especial na formação das crianças, quando passam de espectadoras a autoras/produtoras. Pretende também analisar como essas experiências são expressas em suas narrativas orais e visuais. Mediada pela imagem em movimento, a pesquisa analisa as narrativas das crianças e suas manifestações de experiência, que engendram o aprendizado escolar e também suas vivências sócio-histórico-culturais. Nessa abordagem, dialoga com Walter Benjamin, investigando o conceito de "experiência" e "vivência" ampliado pelas reflexões de Vigotski sobre mediação, apropriação, criação e imaginação. A interlocução com Manuel Jacinto Sarmento amplia concepções acerca do conceito de criança/infância, dimensionando-a como ser social ativo/participativo, inserida numa sociedade e numa cultura. Com base nesse aporte teórico, a pesquisa desenvolve-se nas aulas de Arte da turma de 2.º ano, do ano letivo de 2012, da Escola Campesina "Santa Isabel", localizada em Domingos Martins, Espírito Santo. Mediante uma pesquisa colaborativa, na qual participam as crianças, a professora regente de classe, a comunidade escolar e a pesquisadora, as crianças produzem cinema de animação, com a técnica stop motion. Manifestam suas experiências individuais e coletivas e ampliam suas vivências quanto à fruição, produção e relações dos sujeitos crianças diante das mídias digitais com seus pares, apropriando-se da linguagem artística e constituindo-se como autoras/produtoras. Nesse sentido, ao discutirem os conceitos cinematográficos, como modelagem, sequência de imagens, captura e edição de vídeos, as crianças ampliam significativamente as experiências e assumem lugar de protagonismo na produção de conhecimento. Dessa forma, a pesquisa constata aumento significativo da experiência que perpassa a produção de uma animação às relações construídas, vivenciadas e estabelecidas pelo ato criador.

Palavras-chave: Cinema de Animação, Tecnologias, Educação-Arte, Desenho Animado, Dissertação.

Abstract
The masters’ thesis "Animated Cinema in Arts Teaching: Experience and Narration in the Child’s Formation" is inserted in the Education and Language Research Area of the Post-Graduation Program of Education of the Universidade Federal do Espírito Santo. It aims at analyzing how collective experience (Erfrahung) and individual experience (Erlebnis) are expressed in the process of animated movies production, in particular in children’s formation, in which they go from the audience to the authors/productors’ place. It also intends to analyze how these experiences are expressed in their oral and visual narratives. Mediated by the moving image, the research analyzes the narratives of children and their demonstrations of experience that engender the school learning and, also, their social-historical-cultural livings. This approach dialogues with Walter Benjamin as it investigates the “experience” and “living” concepts, broadened by Vigotski’s reflections on mediation, appropriation, creation and imagination. The interlocution with Manuel Jacinto Sarmento broadens conceptions of the child/childhood concept, approaching it as an active/participating social being, inserted in a society and in a culture. From this theoretical support, this research develops in Arts classes of the 2nd grade class, throughout the year of 2012, in the Rural School "Santa Isabel", in Domingos Martins, Espírito Santo. By a collaborative research, in which children, the class’s responsible teacher, the school community and the researcher participated, the children produced animated cinema, with the “stop motion” technique. They demonstrated their individual and collective experiences and broadened their livings concerning fruition, production, and relations of children subjects against the digital media with their pairs, appropriating the artistic language and becoming authors/producers. In this sense, as they discussed the cinematographic concepts, such as modeling, images sequencing, videos recording and editing, children meaningfully broadened their experiences and took on a leading role in the knowledge production. Hence, we noticed a sensible increase of the experience that crosses an animation’s production for the built, lived and established relations by the creating act.

Keywords: Animated cinema , Technologies , Education - Art , Cartoon.

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