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Seja bem vindo! Nosso 4o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mantemos a equipe com os Professores doutores Carla Schn...

Animação de fluidos via autômatos celulares e sistemas de partículas

Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1ªvez em 26/10/2011)

Nome: Adilson Vicente Xavier
Instituição: Laboratório Nacional de Computação Científica
Orientador: Gilson Antonio Giraldi
Ano: 2006
País: Brasil

Resumo
Nas últimas décadas, observou-se um interesse crescente por aplicação técnicas de dinâmica de fluidos na geração de efeitos especiais para a indústria cinematográfica e de jogos eletrônicos. Estas aplicações fazem parte da Animação Computacional de Fluidos. Neste área, uma vez resolvidas numericamente as equações de fluidos, passa-se a fase de rendering, onde técnicas de visualização são applicadas sobre os campos gerados, com o objetivo de criar efeitos visuais, tais como, transparências, imagens refledidas na superfície de um líquido, ou mesmo, efeitos especiais que incluem deformação de paisagens, incêndios, etc. O métodos de Diferenças Finitas é o mais tradicional em trabalhos de animação de fluidos em computação gráfica. Nos últimos anos, porém, métodos baseados em sistemas de partículas, e livres de malhas, tais como o Smoothed Particle Hydrodinamics (SPH), foram utilizados na tentativa de resolver limitações inerentes aos métodos baseados em malhas. Por outro lado, métodos baseados em uma classe de autômatos celulares (AC), cuja evolução imita um sistema de partículas, vêm sendo também estudados como uma alternativa ao uso de equações diferenciais parciais e métodos numéricos para simulação de fluidos. Nesta tese, são estudados os aspectos teóricos e práticos da animação computacional de fluidos para computação gráfica, utilizando autômatos celulares e SPH. São propostos dois modelos para animação de sistemas bifásicos (gás-líquido, por exemplo), um deles baseado em SPH e AC, e um segundo totalmente baseado em AC. Finalmente, descrevemos um aplicativo, desenvolvido no âmbito desta tese, para animação de fluidos via AC.

Palavras-chave: Animação de fluidos, Computação gráfica, Visualização científica, shp

Abstract
The past two decades showed a rapid growing of physically-based modeling of fluids for computer graphics applications. Techniques in the field of Computational Fluid Dynamics (CFD) have been applied for realistic fluid animation for virtual surgery simulators, computer games and visual effects. In this approach, since the equation is solved numerically the next step is the rendering. A majority of fluid animation methods in computer graphics rely on a top down viewpoint that uses 2D/3D mesh based approaches motivated by the Eulerian methods of Finite Element (FE) and Finite Difference (FD), in conjunction with Navier-Stokes equations of fluids. Recently mesh-free methods like Smoothed Particle Hydrodynamics (SPH) have been applied. On the other hand, cellular automata (CA) are discrete models based on point particles that move on a lattice, according to suitable and simple rules in order to mimic a fully molecular dynamics. Such bottom-up framework needs low computational resources for both the memory allocation and the computation itself. In this work, we study the theoretical and practice aspects for computational animation of fluids in computer graphics, using cellular automata and SPH. We propose two models for animation of two-phase systems (e.g. gas-liquid), one based on SPH and CA and another only on CA. Finally, we describe a software developed in the context of this thesis for animation of fluids by CA.

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Recursos de linguagem na animação: a enunciação cinematográfica construida a partir das transformações da figuratividade quadro a quadro

Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1ªvez em 26/10/2011)

Nome: Maria Christina Menezes
Instituição: PUC-SP 
Orientador: Arlindo Machado
Ano: 2005
País: Brasil

Resumo
Este trabalho visa identificar e analisar alguns dos recursos de filmes de animação, determinado por seus processos de produção específicos, com vários assuntos, quadro a quadro, que o reconhece como uma forma especial de linguagem cinematográfica. Quais são as especificidades da enunciação cinematográfica que são intrínsecos ao modo de produção frame-by-frame? O objetivo é identificar os recursos da linguagem peculiar animação, que, historicamente, tem evoluído através de diversas variantes desse processo produtivo.

Palavras-chave: animação, figuratividade, composição visual

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Última saída para Springfield: um estudo sobre o desenho animado os Simpsons (1987-2009)

Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1ªvez em 26/10/2011)

Nome: Djessika Lentz Ribeiro Maciel
Instituição: UDESC 
Orientador: Prof.Dr.Emerson César de Campos
Ano: 2010
País: Brasil

Resumo
Este trabalho busca compreender a importância do desenho animado Os  Simpsons, produzido no final da década de 1980 pelo cartunista Matt  Groening, para se perceber a contemporaneidade e suas transformações,  visto ser esta uma animação produzida e transmitida ininterruptamente há  vinte anos. Dentro desse contexto, revela um aspecto global, ao  trabalhar temáticas relativas à família, ao trabalho, ao consumo, à  educação e à religião, mas que também discute questões internas aos  Estados Unidos, como a cultura de armas e a idéia de democracia e  liberdade, apropriadas nos países que transmitem a série, dentro de um  processo de tradução linguística e cultural.

Palavras-chave: Os Simpsons, Desenho Animado, Animação.

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Detecção de componentes faciais baseado em modelos de cor e antropometria

Dissertação de Mestrado
(Indexado pela 1ªvez em 26/10/2011)

Nome: Juliano Lucas Moreira
Instituição: PUC-RG / FAculdade de Informática
Orientador: Soraia Raupp Musse
Ano: 2010
País: Brasil

Resumo
Existem diferentes situações em que a detecção de componentes faciais desempenha um papel importante, como por exemplo: no reconhecimento facial, interação humano computador, teleconferências, análise de expressões faciais e animação. Esta dissertação apresenta, primeiramente, uma revisão bibliográfica dos trabalhos referentes à detecção dos componentes faciais. Após, é exposto o modelo desenvolvido para a detecção de componentes faciais, sendo este baseado em modelos de cor e antropometria. Ao final, são mostrados resultados referentes a detecção dos componentes em bases de dados públicas e experimentos realizados na animação de avatares 3D.
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Morphing aplicado ao envelhecimento de imagens faciais

Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1ªvez em 26/10/2011)


Nome: Greyce Nogueira Schroeder
Instituição: UNICAMP / Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
Orientador: Leo Pini Magalhães
Ano: 2007
País: Brasil

Resumo
O morphing de imagens é uma transformação que mapeia uma imagem em  outra, alterando tanto a sua forma quanto as suas intensidades. Esta  transformação possui diversas aplicações em imagens médicas e  especialmente na indústria de entretenimento. Este trabalho objetiva,  através do uso de morphing, apresentar um protótipo para a simulação de  envelhecimento de faces frontais, utilizando um método chamado Funções  de Base Radial (RBF) juntamente com um modelo quantitativo para  expressar o processo de envelhecimento no rosto humano. O protótipo  trabalha com imagens de pessoas a partir de 20 anos e realiza o  envelhecimento até no máximo 70 anos. Além disso, o trabalho apresenta  uma revisão bibliográfica sobre as principais técnicas de morphing e  sobre o que já foi realizado sobre simulações computacionais de  envelhecimento facial por imagens.
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