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Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 4o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mantemos a equipe com os Professores doutores Carla Schn...

Pré-visualização de animação tridimensional digital

Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1ªvez em 26/10/2011)

Nome:
Arttur Ricardo de Araujo Espindula
Instituição: UFMG / EBA
Orientador: Heitor Capuzzo Filho
Ano: 2007
País: Brasil

Resumo
A pesquisa sobre pré-visualização pretende destacar a necessidade do  planejamento para a animação em terceira dimensão digital. Buscou-se  reunir estes planejamentos de modo a facilitar para os profissionais,  estudantes, amadores e curiosos desta arte, as atividades que tornam o  processo de animação 3D mais eficiente no tocante a conseguir resultados  mais rapidamente sem que haja perda de trabalho e, se esta perda  acontecer, que ela seja a menor possível. Como a animação é um processo  lento e caro, poder estudá-la antes de executá-la possibilita um melhor  aproveitamento dos recursos materiais, de tempo e de pessoal  disponíveis. Apontou-se conceitos e a importância de um trabalho  conjunto onde a função de cada profissional tem que estar voltada para  um mesmo objetivo final que é a feitura do filme (curta ou  longa-metragem) no menor tempo e com o menor gasto possível chegando por  vezes a descartar ou modificar alguma cena que, por ventura, venha a  apresentar alguma dificuldade técnica ou financeira muito elevada para a  produção.

Palavras-chave: Computação gráfica, Animação 3d, Planejamento, Cinema, Técnica de Animação

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Animação de fluidos via autômatos celulares e sistemas de partículas

Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1ªvez em 26/10/2011)

Nome: Adilson Vicente Xavier
Instituição: Laboratório Nacional de Computação Científica
Orientador: Gilson Antonio Giraldi
Ano: 2006
País: Brasil

Resumo
Nas últimas décadas, observou-se um interesse crescente por aplicação técnicas de dinâmica de fluidos na geração de efeitos especiais para a indústria cinematográfica e de jogos eletrônicos. Estas aplicações fazem parte da Animação Computacional de Fluidos. Neste área, uma vez resolvidas numericamente as equações de fluidos, passa-se a fase de rendering, onde técnicas de visualização são applicadas sobre os campos gerados, com o objetivo de criar efeitos visuais, tais como, transparências, imagens refledidas na superfície de um líquido, ou mesmo, efeitos especiais que incluem deformação de paisagens, incêndios, etc. O métodos de Diferenças Finitas é o mais tradicional em trabalhos de animação de fluidos em computação gráfica. Nos últimos anos, porém, métodos baseados em sistemas de partículas, e livres de malhas, tais como o Smoothed Particle Hydrodinamics (SPH), foram utilizados na tentativa de resolver limitações inerentes aos métodos baseados em malhas. Por outro lado, métodos baseados em uma classe de autômatos celulares (AC), cuja evolução imita um sistema de partículas, vêm sendo também estudados como uma alternativa ao uso de equações diferenciais parciais e métodos numéricos para simulação de fluidos. Nesta tese, são estudados os aspectos teóricos e práticos da animação computacional de fluidos para computação gráfica, utilizando autômatos celulares e SPH. São propostos dois modelos para animação de sistemas bifásicos (gás-líquido, por exemplo), um deles baseado em SPH e AC, e um segundo totalmente baseado em AC. Finalmente, descrevemos um aplicativo, desenvolvido no âmbito desta tese, para animação de fluidos via AC.

Palavras-chave: Animação de fluidos, Computação gráfica, Visualização científica, shp

Abstract
The past two decades showed a rapid growing of physically-based modeling of fluids for computer graphics applications. Techniques in the field of Computational Fluid Dynamics (CFD) have been applied for realistic fluid animation for virtual surgery simulators, computer games and visual effects. In this approach, since the equation is solved numerically the next step is the rendering. A majority of fluid animation methods in computer graphics rely on a top down viewpoint that uses 2D/3D mesh based approaches motivated by the Eulerian methods of Finite Element (FE) and Finite Difference (FD), in conjunction with Navier-Stokes equations of fluids. Recently mesh-free methods like Smoothed Particle Hydrodynamics (SPH) have been applied. On the other hand, cellular automata (CA) are discrete models based on point particles that move on a lattice, according to suitable and simple rules in order to mimic a fully molecular dynamics. Such bottom-up framework needs low computational resources for both the memory allocation and the computation itself. In this work, we study the theoretical and practice aspects for computational animation of fluids in computer graphics, using cellular automata and SPH. We propose two models for animation of two-phase systems (e.g. gas-liquid), one based on SPH and CA and another only on CA. Finally, we describe a software developed in the context of this thesis for animation of fluids by CA.

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Recursos de linguagem na animação: a enunciação cinematográfica construida a partir das transformações da figuratividade quadro a quadro

Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1ªvez em 26/10/2011)

Nome: Maria Christina Menezes
Instituição: PUC-SP 
Orientador: Arlindo Machado
Ano: 2005
País: Brasil

Resumo
Este trabalho visa identificar e analisar alguns dos recursos de filmes de animação, determinado por seus processos de produção específicos, com vários assuntos, quadro a quadro, que o reconhece como uma forma especial de linguagem cinematográfica. Quais são as especificidades da enunciação cinematográfica que são intrínsecos ao modo de produção frame-by-frame? O objetivo é identificar os recursos da linguagem peculiar animação, que, historicamente, tem evoluído através de diversas variantes desse processo produtivo.

Palavras-chave: animação, figuratividade, composição visual

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Última saída para Springfield: um estudo sobre o desenho animado os Simpsons (1987-2009)

Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1ªvez em 26/10/2011)

Nome: Djessika Lentz Ribeiro Maciel
Instituição: UDESC 
Orientador: Prof.Dr.Emerson César de Campos
Ano: 2010
País: Brasil

Resumo
Este trabalho busca compreender a importância do desenho animado Os  Simpsons, produzido no final da década de 1980 pelo cartunista Matt  Groening, para se perceber a contemporaneidade e suas transformações,  visto ser esta uma animação produzida e transmitida ininterruptamente há  vinte anos. Dentro desse contexto, revela um aspecto global, ao  trabalhar temáticas relativas à família, ao trabalho, ao consumo, à  educação e à religião, mas que também discute questões internas aos  Estados Unidos, como a cultura de armas e a idéia de democracia e  liberdade, apropriadas nos países que transmitem a série, dentro de um  processo de tradução linguística e cultural.

Palavras-chave: Os Simpsons, Desenho Animado, Animação.

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Detecção de componentes faciais baseado em modelos de cor e antropometria

Dissertação de Mestrado
(Indexado pela 1ªvez em 26/10/2011)

Nome: Juliano Lucas Moreira
Instituição: PUC-RG / FAculdade de Informática
Orientador: Soraia Raupp Musse
Ano: 2010
País: Brasil

Resumo
Existem diferentes situações em que a detecção de componentes faciais desempenha um papel importante, como por exemplo: no reconhecimento facial, interação humano computador, teleconferências, análise de expressões faciais e animação. Esta dissertação apresenta, primeiramente, uma revisão bibliográfica dos trabalhos referentes à detecção dos componentes faciais. Após, é exposto o modelo desenvolvido para a detecção de componentes faciais, sendo este baseado em modelos de cor e antropometria. Ao final, são mostrados resultados referentes a detecção dos componentes em bases de dados públicas e experimentos realizados na animação de avatares 3D.
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