Pagina inicial

Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 4o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mantemos a equipe com os Professores doutores Carla Schn...

Natal dos Animadores: Um depoimento pessoal sobre o papel do Anima Mundi

Artigo em Revista On-line
(indexada pela 1ªvez em 08/03/2016)
Nome: Marão
Revista: Filme Cultura / CTAv
Instituição: CTAv - n. 60 / 2013 , p. 27-31. 
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo

Em 1993 eu estudava na Escola de Belas Artes da UFRJ quando aconteceu algo que mudaria toda a minha vida profissional, meu círculo de amizades e até os meus relacionamentos afetivos. em uma pequena sala de 100 lugares no centro do Rio, um evento exibiria filmes de animação durante uma semana. eram poucas sessões que se repetiam diariamente, com filmes vindos de várias partes do mundo, sem legendas. Mas não importava. Mesmo sem entender russo ou alemão, eu assistia repetidamente aos mesmos curtas, retornando no dia seguinte e passando horas sentado sozinho na escadaria do CCBB entre as sessões, em um festival em sua primeira edição e onde eu não conhecia ninguém.  [...]

Palavras-chave: Animação brasileira, Cinema, História da animação, Anima Mundi

Para o texto completo, clique aqui!

Desafios do Longa: Os longas de animação brasileiros em busca de espaço

Artigo em Revista On-line
(indexada pela 1ªvez em 08/03/2016)
Nome: Marta Machado
Revista: Filme Cultura / CTAv
Instituição: CTAv - n. 60 / 2013 , p. 16-20. 
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo

A produção de longas de animação no Brasil vem crescendo rapidamente nos últimos anos. O gênero, uma espécie de membro esquisito do clube de produções brasileiras, ganha agora adeptos até entre os que nunca antes realizaram filmes de animação. Um exemplo disso é Uma história de amor e fúria, de Luiz Bolognesi, lançado nos cinemas em abril último e vencedor do prêmio de melhor longa no Festival de Annecy, um dos mais antigos do mundo para o cinema de animação. Roteirista e realizador de filmes em imagem real, Bolognesi incursionou pelo mundo da animação numa produção que, segundo o próprio, poderia ter falido sua empresa produtora. Depois de vários périplos para concretizar a obra, realizada em parceria com a Gullane Filmes, o diretor se dizia feliz com o resultado no Anima Fórum de 2012, durante o Anima Mundi. Quando perguntado, no entanto, se repetiria a dose, ele afirmou que só o faria com um projeto orçado em, no mínimo, o dobro de seu primeiro longa de animação. [...]

Palavras-chave: Animação brasileira, Cinema, Longa-metragem

Para o texto completo, clique aqui!

Situação do Desenho Animado no Brasil

Artigo em Revista On-line
(indexada pela 1ªvez em 08/03/2016)
Nome: A. Carvalhaes
Revista: Filme Cultura / CTAv
Instituição: CTAv - n. 18 / 1971 , p. 44-49. 
Ano: 1971
País: Brasil

Resumo

Em meados de agosto de 1953, os jornais cariocas anunciavam Sinfonia Amazônica como "o primeiro longa-metragem feito no Brasil por um só homem: Anélio Latini Filho". O filme estava em exibição num circuito de oito cinemas, encabeçado pelo Pathé. Dezoito anos se passaram, até que a façanha fosse reeditada por um outro desenhista solitário. Em fevereiro de 1971, os jornais de Manaus davam ampla cobertura a Presente de Natal, de Álvaro Henriques Gonçalves, "o primeiro desenho animado de longa-metragem feito no Brasil, a cores". Entre o pioneirismo de um rapaz de 28 anos (o fluminense Latini) e a persistência de um advogado de 41 anos (o amazonense Gonçalves), situam-se diversas tentativas de realizar no Brasil desenhos animados de longa-metragem. [...]

Palavras-chave: Desenho Animado, Animação brasileira


Para o texto completo, clique aqui!

A Animadora Canadense Martine Chartrand no Brasil

Artigo em Revista On-line
(indexada pela 1ªvez em 08/03/2016)
Nome: Marcos Magalhães
Revista: Filme Cultura / CTAv
Instituição: CTAv - n. 49 / 2007 , p. 59. 
Ano: 2007
País: Brasil

OBS:  Este artigo é a 3a. parte do artigo CTAv e NFB: Um acordo que veio do espaço.

Resumo

No âmbito do novo acordo de cooperação, a animadora canadense Martine Chartrand, esteve no Brasil, em meados de 2007, para uma série de palestras e workshops sobre a técnica de animação em pintura sobre vidro. A visita começou por Salvador, em julho, onde Martine foi uma das convidadas do evento Cinema como meio de transformação: diversidade e inclusão no Brasil e no Canadá,  no Centro Cultural do Solar do Unhão. Também em Salvador, Martine proferiu palestra sobre Animação tradicional e novas mídias, no II Seminário Internacional de Cinema na reitoria da UFBA e realizou workshops para animadores e estudantes no Museu de Arte Moderna [...]

Palavras-chave: Animação, Desenho animado, Pintura sobre vidro, Martine Chartrand

Para o texto completo, clique aqui!

Animação de Recorte do Stopmotion ao Digital

 

Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1a. vez em 06/10/2011)


Autor(a): Daniel Pinheiro Lima
InstituiçãoUniversidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Programa
Curso de Mestrado em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFMG
Orientador(a): Francisco Carlos de Carvalho Marinho
Ano: 2009
PaísBrasil.

Resumo

A presente dissertação é um estudo acerca da técnica de animação derecorte, Abrange sua história, e focaliza as ferramentas usadas nas produções manuais e digitais dando principal ênfase em como novas tecnologias digitais podem favorecer a produção da animação de recorte e qual o impacto técnico esses recursos podem ter na criação de personagens. Aponta também aplicações interativas que utilizam o recorte. Apesar do direcionamento técnico o trabalho pretende levantar questões quanto ao estilo e a adequação do formato ao discursoque se pretende ao optar por um caminho ou outro em uma produção

Palavras-chaveAnimação de recortes, Animação por computador, Computação gráfica , Tridimensional, Artes, Animação gráfica tridimensional, Animação (cinematografia) Técnica, Animação de personagens

Abstract

The present essay deals with questions surrounding the cut-out animation technique. Covers its history and analyzes both manual and digital production tools.The essay emphasizes how new technologies can help the production of animation and what is the technical impact that those tools may have in character development.It also discuss interactive applications that make use of cut-out techniques. Altough it has a technical aproach, the essay brings up questions about style and about the fitting of the format to the intended speech when an option is made for one way or another in a production.

KeywordHypermedia, Animation, Animation techniques


Para o texto completo, clique aqui!