Pagina inicial

Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 5o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mas este index existe desde 2011. Mantemos a equipe com ...

Investidas da Ficção Científica no Cinema Brasileiro

Artigo em Revista On-line

Nome: Alfredo Suppia
Revista: Filme Cultura / CTAv
Instituição: CTAv - n. 61 - Nov-Dez. 2013, p. 38-42.
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo

Segundo Zuenir Ventura (“Fora de ordem e de lugar”, Blog do noblat, 13/3/2013), “o Brasil é um país onde o surrealismo não vingou como movimento artístico, mas como maneira de ser”. Guardadas as devidas proporções, o mesmo diagnóstico talvez se aplique ao estado do gênero ficção científica (FC) no Brasil – sobretudo o cinematográfico/audiovisual. O “país do futuro” de Stefan Zweig já seria per se uma ficção científica – haja vista sua história e, entre outros aspectos, sua capital Brasília. não à toa Terry Gilliam teria dado o nome de Brazil – O filme (1985) à sua distopia futurista. 

Palavras-chave: Cinema, Ficção científica, Cassiopéia, Uma história de amor e fúria, História do Cinema Brasileiro, Animação, Animação brasileira, Filme Cultura



Para o texto completo, clique aqui!

Cinema Sobre Cinema

Artigo em Revista On-line

Nome: Joana Nin
Revista: Filme Cultura / CTAv
Instituição: CTAv - n. 53 - Jan 2011 , p. 96.
Ano: 2011
País: Brasil

Resumo

No meio de um festival em que eu era presidente do júri de curtas recebi uma tarefa extra: uma pilha de roteiros para julgar. Eram histórias com até 15 páginas escritas por alunos da escola de cinema da cidade. Dois deles veriam suas propostas virarem filmes com recursos e apoio da faculdade. Comecei  a  ler  animada  pela  oportunidade  de  conhecer  a variedade de ideias de uma nova geração de aspirantes a cineastas. Percebi, surpresa, que havia uma característica comum  entre  os  projetos:  a  maioria  era  sobre  cinema.  Na época, escolhi dois que não tratavam do tema pensando em estimular a criatividade deles. 

Palavras-chave: Cinema, De Janela Pro Cinema, Quiá Rodrigues, História do Cinema Brasileiro, Animação, Animação stop motion, Filme Cultura



Para o texto completo, clique aqui!

O Cavalinho Azul no Traço de Garnier

Artigo em Revista On-line

Nome: Roberto Parreira (Dir. Geral)
Revista: Filme Cultura / CTAv
Instituição: CTAv - n. 43 - Jan-Abr 1984 , p. 28-29.
Ano: 1984
País: Brasil

Resumo

Storyboard é a sequência de desenhos que indicam e orientam visualmente certas tomadas descritas no roteiro. No filme O Cavalinho Azul, baseado na peça de Maria Clara Machado, o cineasta Eduardo Escorel trabalhou com o ilustrador Gustavo Garnier. 

Palavras-chave: Storyboard para cinema, Ilustração, Storyboard, Filme Cultura

(OBS.: é mais um exemplo de aplicação e de storyboard que um artigo)


Para o texto completo, clique aqui!

A Representação dos Nativos Americanos no Filme Pocahontas

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Marianna Pereira Costa Mendes
Instituição: UFF - Universidade Federal Fluminense
Programa: Curso de Licenciatura em Cinema e Audiovisual
Orientador: Jorge de La Barre
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
A recriação do mito de Pocahontas pelos Estúdios de animação Walt Disney trouxe novas representações e perspectivas sobre a colonização americana e a cultura dos nativos americanos. O presente trabalho tenta entender e reconstituir tal processo de estereotipagem etnocêntrico de personagens não brancos, a partir da análise descritiva qualitativa crítica do filme Pocahontas, de 1995, que atingiu divulgação mundial. Trata-se de questionar o discurso hegemônico sobre povos marginalizados acerca de suas próprias culturas, e o impacto dessa representação numa mídia de abrangência global.

Palavras-chave: Hegemonia, Nativos americanos, Pocahontas, Representação, TCC

Para o texto completo, clique aqui!

Realidade Virtual Aumentada e Mista: Conceitos, técnicas e aplicações

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Eliane Julia Medeiros
Instituição: UFF - Universidade Federal Fluminense 
Programa: Curso de Tecnologia de Sistemas de Computação
Orientador: Helga Dolorico Balbi
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
Aplicações baseadas em Realidade Virtual, Aumentada e Mista estão cada vez mais presentes nas vidas das pessoas. São tecnologias que proporcionam a mistura do mundo virtual e do mundo real e, embora pertençam a um mesmo ramo de tecnologia, possuem conceitos distintos. Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma visão geral sobre estas tecnologias, mostrando os conceitos envolvidos, suas diferenças, técnicas e ferramentas de desenvolvimento. O texto relaciona e descreve os principais conceitos relacionados, tais como imersão, não imersão, interatividade, graus de liberdade de movimento, detecção e rastreamento, estereoscopia e som 3D. Descreve as principais fases do processo de criação dos mundos virtuais: modelagem geométrica (técnicas e métodos de modelagem 3D, e descrição de objetos virtuais), texturização, iluminação, técnicas de sombreamento, modelagem de cenas inteiras com cenários e objetos virtuais, animação e renderização. Também destaca as necessidades das ferramentas de desenvolvimento de aplicações de realidade virtual e aumentada. E, finalmente, analisa características tecnológicas de dispositivos disponíveis no mercado, além de mostrar os benefícios e facilidades que estas tecnologias oferecem. 

Palavras-chave: Realidade virtual, Realidade aumentada, Realidade mista, Modelagem de mundos virtuais, TCC

Para o texto completo, clique aqui!