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Seja bem vindo! Nosso 5o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mas este index existe desde 2011. Mantemos a equipe com ...

A Visão de Os Simpsons sobre o Brasil

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Milthon de Marques Montagner
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: André Luís Porto Macedo
Ano: 2014
País: Brasil

Resumo
O presente artigo se propõe analisar os dois episódios de Os Simpsons que são retratados no Brasil, a fim de descobrir se houveram mudanças entre o primeiro e o segundo episódio. Um estudo da visão dos americanos acerca do Brasil e pesquisas sobre as raízes brasileiras ajudarão a esclarecer esse problema de pesquisa.

Palavras-chave: Animação, Cinema de Animação, Os Simpsons, Estados Unidos, Brasil, Estereótipo, TCC.


Abstract
This article want to analyse the two episode of The Simpsons that came to Brazil in order to find out if there have been changes between the first and the second episode. A study of american vision about brazil and a research on the Brazilian heritage will help to clarify this research problem.

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A Trajetória do Personagem Zuko de Vilão a Herói, em ‘Avatar - A Lenda de Aang”


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: José Eduardo Remiro Bonatelli
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Mônica Lima de Faria
Ano: 2014
País: Brasil

Resumo
Esta pesquisa buscará compreender as técnicas de construção de personagens em narrativas seriadas. Para isso Zuko, personagem de Avatar – A lenda de Aang, foi escolhido como estudo de caso para a pesquisa. Para isso faremos uma análise cronológica do personagem; quais acontecimentos de sua infância e adolescência o levaram ao ponto em que o encontramos no primeiro episódio levando em consideração que os mesmos motivos que o levaram a ser o vilão da série em um primeiro momento, são fundamentais para entender sua transformação em herói na última temporada. Então faremos uma breve distinção de herói e vilão a fim de deixar claro ao leitor os motivos de se classificar Zuko em cada uma dessas categorias. E finalizaremos com um comparativo da à jornada do herói de Joseph Campbell, assumindo que esta é ciclica, defendemos que para Zuko poder passar pela sua transformação em herói, ele teve de completar seu primeiro ciclo como lhe é apresentado
no início da história.

Palavras-chave: Zuko, Personagem, Monomito, Trajetória, Animação, TCC.


Abstract
This reasearh will seek to comprehend the construction techniques from characters into seriate narratives. We will use Zuko, an Avatar – The last air bender character, has been chosen as study object. For that we are going to do a cronologic analysis of the character; witch events from his childhood and adolescence led him to the point that we find in the first episode, taking in consideration that this same events that made him a vilain on a first look, are equaly root to understand his transformation of the hero in the last season. Then we gona make a short distinction between the concepts of hero and vilain, só we can set a clear distinction of this concepts the reasons that made us classify Zuko in any of this categories. We shall finish with a comparison jorney of the hero from Joseph Campbell, taking it as cyclic we stand that Zuko needs to complete the first journey -as a vilain- in order to undergoing his transformation on a hero.


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Animação 2D nos Créditos Finais de Filmes em Animação 3D: Função estética e narrativa

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Francine Rocha Gonzales
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Ana Paula Penkala Dias
Ano: 2014
País: Brasil

Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a relação da função estética e narrativa dos
créditos principais em animação 2D presentes no final de filmes em animação 3D com sua
função técnica e com o filme em si. Para tanto, a maneira como foram trabalhados os créditos
dos longas Hotel Transilvânia, Rango e WALL·E é analisada, considerando-se os materiais
utilizados (ou simulados), tratamento dado aos elementos plásticos, adaptação dos
personagens 3D para a estética 2D, relevância da narrativa para a história principal,
observando como esses recursos conferem expressividade e/ou se relacionam com o universo
3D do filme.

Palavras-chave: Cinema, Créditos de filmes, Animação 2D, Estética, Narrativa, TCC.



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As Técnicas de Animação e a Estética de Créditos de Abertura Animados: Uma análise de Os Cosmonautas e Caixa Dois

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Fernanda da Silva Prietsch
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientador: Guilherme Carvalho da Rosa
Ano: 2014
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar os créditos de animação dos filmes Os Cosmonautas (Victor Lima, 1962) e Caixa Dois (Bruno Barreto, 2007), ambos do cinema nacional, do gênero comédia. A característica comum entre eles é o fato de que são filmes em live-action com créditos iniciais realizados em animação. A análise se dá em dois fatores: nas técnicas de animação utilizadas e na estética, considerando a escala dos elementos e a tipografia.

Palavras-chave: Créditos de filmes, Animação, Gênero comédia, TCC.


Abstract
This study aims to analyze the credits animation movies The Cosmonauts (Victor Lima, 1962) and Box Two (Bruno Barreto, 2007), both of national cinema, the comedy genre. The common feature among them is the fact that films are live action with animation in the opening credits played. The analysis takes place in two factors: the animation techniques used and aesthetics, considering the scale of the elements and typography.

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O Concept Art e a sua Importância na Elaboração de Projetos de Animação


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Eduardo Rodrigues de Souza
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Vivian Herzog
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo
Este artigo busca traçar algumas reflexões sobre o concept art, partindo de experiências práticas vivenciadas pelo autor durante o curta-metragem intitulado Ritos. O trabalho visa analisar a importância do concept art dentro de projetos de animação. Para isto são observadas as aplicações e usos de concept arts, na produção de jogos, filmes e séries de animação. Elementos que circunscrevem o concept art tais como o desenho serão abordados. As reflexões são complementadas através de entrevistas realizadas com profissionais da área de audiovisual envolvidos na direção de arte, etapa em que o concept art se encontra durante a pré-produção.

Palavras-chave: Concept art, Cinema de Animação, Direção de arte, Desenho TCC.


Abstract
This paper seeks to trace some reflections on the concept art, from practical experiences experienced by the author during the short film titled Ritos. The work tries to analyze the importance of the concept art in animation projects. For this, examines the applications and uses of concept art in the production of games, movies and series. Elements that encompass the concept art such as the drawing will be discussed. Reflections complemented by interviews with professionals involved in audiovisual art direction, stage in
which concept art is in pre-production.


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