Pagina inicial

Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 5o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mas este index existe desde 2011. Mantemos a equipe com ...

Pop Art, Op Art e Arte Psicodélica em Yellow Submarine: Um mapeamento das artes visuais de uma época no pioneirismo de uma animação


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Patrícia Lindoso de Barros
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Ana Paula Penkala Dias
Ano: 2014
País: Brasil

Resumo
Nesta pesquisa é apresentada uma análise do longa-metragem de animação Yellow Submarine (1968), dirigido por George Dunning, abordando as influências de Pop Art, Op Art e Arte Psicodélica presentes em sua direção de arte e o processo de adaptação de um estilo de desenho para a animação. Buscou-se compreender, a partir disso, de que maneira o filme se tornou historicamente importante para o cinema de animação.

Palavras-chave: Yellow Submarine; Contracultura; Animação; Direção de arte, Adaptação, TCC.


Abstract
This research presents an analysis of the animated feature film Yellow Submarine (1968), directed by George Dunning, considering the influence of Pop Art, Op Art and Psychedelic Art on the art direction of the movie and the process of adaptation from a style of drawing to animation. It aims, from this, understand in which way the movie became historically important to animation.


Para o texto completo, clique aqui!

 

A Visão de Os Simpsons sobre o Brasil

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Milthon de Marques Montagner
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: André Luís Porto Macedo
Ano: 2014
País: Brasil

Resumo
O presente artigo se propõe analisar os dois episódios de Os Simpsons que são retratados no Brasil, a fim de descobrir se houveram mudanças entre o primeiro e o segundo episódio. Um estudo da visão dos americanos acerca do Brasil e pesquisas sobre as raízes brasileiras ajudarão a esclarecer esse problema de pesquisa.

Palavras-chave: Animação, Cinema de Animação, Os Simpsons, Estados Unidos, Brasil, Estereótipo, TCC.


Abstract
This article want to analyse the two episode of The Simpsons that came to Brazil in order to find out if there have been changes between the first and the second episode. A study of american vision about brazil and a research on the Brazilian heritage will help to clarify this research problem.

Para o texto completo, clique aqui!

 

A Trajetória do Personagem Zuko de Vilão a Herói, em ‘Avatar - A Lenda de Aang”


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: José Eduardo Remiro Bonatelli
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Mônica Lima de Faria
Ano: 2014
País: Brasil

Resumo
Esta pesquisa buscará compreender as técnicas de construção de personagens em narrativas seriadas. Para isso Zuko, personagem de Avatar – A lenda de Aang, foi escolhido como estudo de caso para a pesquisa. Para isso faremos uma análise cronológica do personagem; quais acontecimentos de sua infância e adolescência o levaram ao ponto em que o encontramos no primeiro episódio levando em consideração que os mesmos motivos que o levaram a ser o vilão da série em um primeiro momento, são fundamentais para entender sua transformação em herói na última temporada. Então faremos uma breve distinção de herói e vilão a fim de deixar claro ao leitor os motivos de se classificar Zuko em cada uma dessas categorias. E finalizaremos com um comparativo da à jornada do herói de Joseph Campbell, assumindo que esta é ciclica, defendemos que para Zuko poder passar pela sua transformação em herói, ele teve de completar seu primeiro ciclo como lhe é apresentado
no início da história.

Palavras-chave: Zuko, Personagem, Monomito, Trajetória, Animação, TCC.


Abstract
This reasearh will seek to comprehend the construction techniques from characters into seriate narratives. We will use Zuko, an Avatar – The last air bender character, has been chosen as study object. For that we are going to do a cronologic analysis of the character; witch events from his childhood and adolescence led him to the point that we find in the first episode, taking in consideration that this same events that made him a vilain on a first look, are equaly root to understand his transformation of the hero in the last season. Then we gona make a short distinction between the concepts of hero and vilain, só we can set a clear distinction of this concepts the reasons that made us classify Zuko in any of this categories. We shall finish with a comparison jorney of the hero from Joseph Campbell, taking it as cyclic we stand that Zuko needs to complete the first journey -as a vilain- in order to undergoing his transformation on a hero.


Para o texto completo, clique aqui!

 

Animação 2D nos Créditos Finais de Filmes em Animação 3D: Função estética e narrativa

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Francine Rocha Gonzales
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Ana Paula Penkala Dias
Ano: 2014
País: Brasil

Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a relação da função estética e narrativa dos
créditos principais em animação 2D presentes no final de filmes em animação 3D com sua
função técnica e com o filme em si. Para tanto, a maneira como foram trabalhados os créditos
dos longas Hotel Transilvânia, Rango e WALL·E é analisada, considerando-se os materiais
utilizados (ou simulados), tratamento dado aos elementos plásticos, adaptação dos
personagens 3D para a estética 2D, relevância da narrativa para a história principal,
observando como esses recursos conferem expressividade e/ou se relacionam com o universo
3D do filme.

Palavras-chave: Cinema, Créditos de filmes, Animação 2D, Estética, Narrativa, TCC.



Para o texto completo, clique aqui!

 

As Técnicas de Animação e a Estética de Créditos de Abertura Animados: Uma análise de Os Cosmonautas e Caixa Dois

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Fernanda da Silva Prietsch
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientador: Guilherme Carvalho da Rosa
Ano: 2014
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar os créditos de animação dos filmes Os Cosmonautas (Victor Lima, 1962) e Caixa Dois (Bruno Barreto, 2007), ambos do cinema nacional, do gênero comédia. A característica comum entre eles é o fato de que são filmes em live-action com créditos iniciais realizados em animação. A análise se dá em dois fatores: nas técnicas de animação utilizadas e na estética, considerando a escala dos elementos e a tipografia.

Palavras-chave: Créditos de filmes, Animação, Gênero comédia, TCC.


Abstract
This study aims to analyze the credits animation movies The Cosmonauts (Victor Lima, 1962) and Box Two (Bruno Barreto, 2007), both of national cinema, the comedy genre. The common feature among them is the fact that films are live action with animation in the opening credits played. The analysis takes place in two factors: the animation techniques used and aesthetics, considering the scale of the elements and typography.

Para o texto completo, clique aqui!