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Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 4o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mantemos a equipe com os Professores doutores Carla Schn...

Uma Visão Processual da Animação Publicitária em Pelotas: Estudo de caso da Zap

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Louise Gonçalves da Luz
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Michael Kerr
Ano: 2015
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho correlaciona os universos essencialmente artísticos da animação com a publicidade; e suas características incitativas e de finalidade comercial. Tem como base pesquisa bibliográfica e levantamento de dados com o diretor de uma empresa com reconhecida experiência nas áreas, atuante no mercado de Pelotas. A partir de uma análise deste mercado, observa a contribuição da intersecção da arte de animar com a comunicação, de forma prática, no cotidiano de uma produtora de animação. Verificando o processo de produção de animação a partir da perspectiva do desenvolvimento de produtos de uma pequena empresa, a fim de entender se eficácia de seu modelo aplica-se em produções dos mais diversos portes. O estudo traça, ainda, uma breve retrospectiva da história da animação, enfatizando a publicidade em cada período.


Palavras-chave: Animação publicitária, Comercial animado, Produção de spots animados, Produtora de animaçãoTCC.



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O Uso da Animação nas Vinhetas de Abertura das Telenovelas da Rede Globo


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Gisele Lameirão Martinez
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: André Luis Porto Macedo
Ano: 2014
País: Brasil

Resumo
Esta pesquisa faz uma observação a respeito do uso da animação nas vinhetas de abertura das novelas da Globo através da trajetória profissional do designer alemão Hans Donner na emissora. As vinhetas que antes eram feitas a partir da linguagem cinematográfica, ganham um novo conceito quando aplicada à televisão. A maior contribuição de Donner para a animação na TV Globo foi seu legado tecnológico.

Palavras-chave: Animação, Hans Donner, Design, TelenovelaTCC.


Abstract
This research is an observation about the use of animation in the opening vignettes of the Globo’s novels through the professional trajectory of German designer Hans Donner in the broadcasting station. The vignettes that before were done from the cinematographic language, gain a new concept when it was applied to television. With the arrival of investment in technological equipment realizes the increase in the use of animation, especially those using technological features such as 3D or digital drawing.


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Espelho, Espelho Meu: Uma análise entre narcisismo e vilãs Disney


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Gabriela Zogbi Martins
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: André Luis Porto Macedo
Ano: 2015
País: Brasil

Resumo
Esse artigo trata da construção da vilã nas animações Disney atrelada ao narcisismo e à busca pela beleza, argumentando que a recorrência dessas características limita essas personagens. São levados em consideração nove longas do estúdio que possuem antagonistas femininas. O texto considera filmes do período de 1937 a 2015 e se propõe a analisar a construção da vilã através de: estudos de gênero, narcisismo e moral.

Palavras-chave: Cinema, Animação, Disney, Vilãs, TCC.


Abstract
This essay talks about Disney’s construction of female villains linked to narcissism and the search for beauty, arguing that the recurrence of those characteristics narrows those characters' portrayal. The essay considers nine movies with female antagonists. The text takes into account animations from 1937 to 2015 and analises the villainess construction based on gender studies, narcissism and moral.


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Woody de Toy story: Um estudo de personagem no discurso da Pixar


Artigo Acadêmico


Nome: André Luis Porto Macedo
Instituição: Universidade Federal de Pelotas, UFPel
Publicado em: Orson - Revista dos Cursos de Cinema do CEARTE, ed. 9, pp. 129-152
Ano: 2015
País: Brasil


Resumo

Levando em conta que Toy story (John Lasseter, 1995) é um produto discriminativo do mercado audiovisual, esta reflexão considera os conceitos do sistema coercitivo aristotélico. Estes conceitos servem de referência e comparação para a compreensão dos desdobramentos históricos que culminaram na  ipificação de personagens como Woody. A análise do personagem busca também, alcançar uma perspectiva de centralidade e relevância ontológica consolidada nos fundamentos de dialogismo e subjetividade proposto por Mikhail Baktin.

Palavras-chave: Personagem, Roteiro para animação, Toy story.

Abstract

The present paper considers the concepts of Aristotle’s coercive system based that Toy story (John Lasseter, 1995) is a typical product of the audiovisual market. These concepts serve as a reference and comparison for understanding the historical developments that led to the classification of characters as Woody. The analysis of the character also seeks to achieve a perspective of centrality and consolidated ontological relevance in the fundamentals of dialogism and subjectivity proposed by Mikhail Baktin

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Decifrando a Caixa Preta do Cinema de Animação: Arqueologia dos modos de produção de imagens técnicas


Tese de Doutorado

Nome: 
Carla Schneider
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação - PPGCOM
Orientador: Alexandre Rocha da Silva
Ano: 2014
País: Brasil

Resumo
Esta tese investiga transformações nos modos de produção das imagens do cinema de animação, na perspectiva do pós ao pré-cinema. O problema da pesquisa advém de experiências práticas observadas e vivenciadas e encontra embasamento em estudos sobre as especificidades técnicas e culturais ― percebidas na produção de tais imagens ― à luz de conceitos desenvolvidos por Vilém Flusser (caixa preta, aparelho, imagens técnicas), Lev Manovich (animação como lógica processual do cinema), Lucia Santaella (paradigmas evolutivos da imagem) e Richard Sennett (o dilema entre o artífice-artesão e as máquinas). Com o propósito de compreender tais transformações, o presente trabalho é norteado pelos seguintes objetivos específicos: (a) Identificar quais são as teorias científicas que originam os aparelhos que produzem as imagens do cinema de animação; (b) Identificar como os aparelhos regulam os modos de produção das imagens do cinema de animação; (c) Investigar os modos de produção das imagens no cinema de animação a partir de amostra representativa (Rio Grande do Sul) na sua relação com os paradigmas pré-fotográfico, fotográfico e pósfotográfico; (d) Especular sobre o potencial autocrítico do cinema de animação contemporâneo, analisando a presença ou ausência de procedimentos metassemióticos, fílmicos e extra-fílmicos, relacionados ao corpus da pesquisa. Este, por sua vez, é composto por uma amostra representativa contendo filmes realizados pela mesma produtora, Otto Desenhos Animados, a qual possui modos de produção que alteram o estatuto das imagens do cinema de animação. São eles: Até que a Sbórnia nos Separe (2013), Wood e Stock: Sexo, Orégano e Rock’n’Roll (2006) e Rocky e Hudson (1994). A abordagem metodológica mantém sua conduta investigativa fundamentada na arqueologia foucaultiana, priorizando o foco em questões contemporâneas e em aspectos históricos, não pela visão linear e descritiva dos acontecimentos, mas enquanto fatos, recortes históricos específicos que revelam a reescrita a partir de descontinuidades, singularidades, acasos, diversidades, tendo como pano de fundo uma transformação regulada, um jogo de regras que se repete.


Abstract
The current thesis investigates transformations on the images production ways for animation feature films, in the perspective of post and pre-cinema. The research problem comes from the practical experiences observed and lived and are based in studies about the technical and cultural details – perceived in the production of such images – on the concepts developed by Vilém Flusser (black box, apparatus, technical images), Lev Manovich (animation as a procedural logics of the cinema), Lucia Santaella (evolutionary paradigms of the image) and Richard Sennett (the dilemma between the artificer-craftsman and the machines). Aiming to comprehend such transformations, the current paper is guided by the following specific goals: (a) Identify what are the scientific theories that have originated the apparatus that produce the images for the animation cinema; (b) Identify how the apparatus rule the ways of images production of the animation cinema; (c) Investigate the production ways of the images in the animation cinema from the representative sample (Rio Grande do Sul) in its relation with the pre-photographic, photographic and post-photographic paradigms; (d) Speculate about the self-critical potential of the contemporary animation cinema, analyzing the presence or absence of metasemantic, filmic and extra-filmic procedures, related to the corpus of the research. This, on the other hand, is composed by a representative sample containing films produced by the same producer company, Otto Desenhos Animados, which develops ways of production that change the statute of images in the animation cinema. They are: Até que a Sbórnia nos Separe (2013), Wood e Stock: Sexo, Orégano e Rock’n’Roll (2006) and Rocky and Hudson (1994). The methodological approach maintains its investigative conduct based in the Foucault Archeology, prioritizing the focus in contemporary issues and in historical aspects, not by linear and descriptive view of the happenings, but while facts, specific historical cuts that reveal the rewrite from discontinuity, singularities, fortuities, diversities, having as a backcloth a regulated transformation, a game of rules that keeps repeating.

Palavras-chave: Comunicação, Cinema de Animação, Filmografia gaúcha,  Imagens técnicas, Modos de produção, Tese

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