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Estudo da Jornada do Herói e Análise desta Estrutura Narrativa no Curta-Metragem em Animação 'Contra Feitiço'


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Murilo da Costa Jardim
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Carla Schneider
Ano: 2017
País: Brasil

Resumo
Este artigo tem como objetivo o estudo e apresentação dos elementos da ‘jornada do herói’ conforme proposta por Christopher Vogler para o âmbito cinematográfico, bem como o uso desta estrutura narrativa como ferramenta metodológica para analisar o roteiro do curta-metragem em animação Contra Feitiço. A intenção desta análise é expor a relevância do uso de uma estrutura narrativa como forma de exercício para estudantes de roteiro.

Palavras-chave: Cinema, Animação, Estrutura Narrativa, Jornada do Herói, Christopher Vogler, TCC.


Abstract
This article aims the study and presentation of the elements of the ‘hero’s jorney’ as proposed by Christopher Vogler for the cinematographic scope, as well as the use of this narrative structures as a methodological tool for analysing the animation short film Contra Feitiço. The current analysis intend to expose the relevance of the use of a narrative structure as an exercise for screenwriting students.


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Efeitos Visuais em 'Mogli: O Menino Lobo' (2016)

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Vinícius Fernandes da Silva
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Carla Schneider
Ano: 2017
País: Brasil

Resumo
Neste texto objetiva-se compreender o uso dos efeitos visuais em filmes contemporâneos que apresentam a integração e interação entre protagonistas de natureza distintas, isto é, atores (elemento humano) e personagens criados pelas tecnologias digitais (ordenação numérica). Para tanto, busca-se conceituar e apresentar o panorama histórico da evolução dos efeitos visuais e refletir sobre a representação do realismo nas imagens de produções audiovisuais, mediante a análise de alguns planos do filme Mogli: O menino lobo (2016), dirigido por Jon Favreau.

Palavras-chave: Cinema, Efeitos visuais, Animação, Mogli: O menino lobo (2016), TCC.


Abstract
This paper aims to understand the use of visual effects in contemporary films that present the integration and interaction between protagonists from different nature, that is, actors (human element) and characters created by digital technologies (numerical ordering). Therefore, we seek to conceptualize and present the historical panorama of the evolution of visual effects and to reflect on the representation of realism in the images in live-action productions, through the analysis of scenes from the film The jungle book (2016), directed by Jon Favreau.


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Adeus meu Saloon: Teoria e prática na criação da camada de voz

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Txai Junqueira Viegas
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientador: Gerson Rios Leme
Ano: 2017
País: Brasil

Resumo
Este artigo propõe uma análise da camada de voz através dos conceitos audiovisuais fala-texto, fala-teatro e fala-emanação, presentes no TCC prático Adeus meu Saloon (Txai Viegas, 2017). Demonstra que, além do filme ter poucas características acusmáticas, também foge das linguagens do cinema vococêntrico e verbocêntrico. É um produto híbrido, trazendo características de jogos do gênero visual novel. Para comprovar isso, será apresentado o processo de concepção da camada de voz no trabalho de conclusão de curso, complementado por teoria musical.

Palavras-chave: Voz, Jogos, Animação, Visual novel, Conceitos audiovisuais, TCC.


Abstract
This article proposes an analysis of the voice layer through the cinematic concepts of textual-speech, theatrical speech and emanation speech, which are used in the final course film Turnabout Saloon (Txai Viegas, 2017). It demonstrates that, besides having little in common with acousmetre principles, it is also detached from vococentric and verbocentric cinema. The film is a hybrid product, with features from visual novel games. In order to prove this, a step-by-step tutorial of the film's voice layer will be shown, complemented by musical theory.

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Transparência e Opacidade da Materialidade no Curta Metragem de Stop Motion The Thing Under The Tree

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Rafael da Silva Tenório
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Vivian Herzog
Ano: 2016
País: Brasil

Resumo
Este estudo analisa a expressividade da materialidade no contexto das produções de stop motion a partir das especificidades da técnica. Para tanto, o curta metragem The Thing Under The Tree (2013) da animadora estadunidense Lily Fang é utilizado como objeto de observação das variantes que o material pode apresentar em um filme de stop motion. A análise busca, a partir de conceitos de Angelo Mazzuchelli Garcia (2011), trazidos do design, visualizar duas formas distintas de aplicação da materialidade no contexto das produções: (1) a materialidade opaca, no qual as especificidades do material ficam evidentes e (2) a materialidade transparente, quando tais qualidades materiais estão circunscritas a um objetivo de imitação de uma certa realidade e suas características particulares não ficam evidentes.

Palavras-chave: Cinema de Animação, Stop motion, Materialidade, Opacidade, Transparência, TCC.


Abstract
This study analises the material’s expressivity in context of stop motion production features through their specificity’s technique. Therefore, Lily Fang’s short film The Thing Under The Tree (2013) was chosen as an object of observation of materials variations which are present in the movie. It’s intended, based on Angelo Mazzuchelli Garcia’s (2011) concepts, to visualize two distintics ways of applying materiality in the context of stop motion features: (1) opaque materiality, in which specificities of a material are evident and (2) transparency materiality, when such specificities are in an object of imitation of a certain reality and their particular characteristics doesn’t show itself.


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Gorillaz, Videoclipe e Animação: A análise de dois produtos audiovisuais


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Paulo Ioshitomo Imon Borges
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientador: Gerson Rios Leme
Ano: 2017
País: Brasil

Resumo
O presente artigo traz um relato de pesquisa que teve como objetivo analisar dois videoclipes da banda Gorillaz, utilizando como referência os livros A audiovisão (2008) de Michel Chion e Experiencing Music Video: Aesthetics and cultural context (2004) de Carol Vernallis. Buscou-se também tratar brevemente a história do videoclipe entre os anos de 1927 e 1998, dando destaque para os produtos desenvolvidos com técnicas de animação, além do enredo fictício desenvolvido por James Hewlett e Damon Alborn, criadores do grupo musical.

Palavras-chave: Videoclipe, Animação, Gorillaz, Análise, TCC.


Abstract
The present article brings a report of a research that had as objective analise two music videos from the Gorillaz band, using as referece the books Audiovision of Michel Chion (2008) and Experiencing Music Video: Aesthetics and cultural context of Carol Vernallis (2004). It was also intended to talk shortly about the history of music video between 1927 and 1998, emphasizing products realized with animation techniques, besides the fictional story developed by James Hewlett with Damon Albarn, creators of the musical group.


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