Pagina inicial

Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 5o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mas este index existe desde 2011. Mantemos a equipe com ...

Vide Vídeo: Construção de um website


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Carolina Selvatici
Instituição: 
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientador: Hugo de Souza Melo 
Ano: 2004
País: Brasil

Resumo
O projeto experimental consiste em produzir um website para o Vide Vídeo, Festival de vídeo universitário realizado por alunos da ECO - UFRJ há oito anos. Inclui um levantamento do histórico do festival, criação de conteúdo documental no site e acesso parcial ao acervo do festival.

Palavras-chave: Mídia, Audiovisual, Web sites, TCC.


Para o texto completo, clique aqui!

 

Jornalismo On-line: Dos sites noticiosos aos portais locais: um estudo de caso


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Lilian Polibiano Beltrame Faria
Instituição: 
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientador: Joaquim Welley Martins
Ano: 2004
País: Brasil

Resumo
Apresentar, a partir da abordagem da digitalização da informação, os formatos que o jornalismo on line propiciou para a veiculação de notícias. Para tanto, traçou-se um breve panorama do percurso do jornalismo na Rede, do surgimento aos dias atuais, enfatizando-se as vantagens deste novo meio e suas características principais. Para desenvolvê-lo, foi feito um acompanhamento de maio de 2002 a janeiro de 2003, da rotina de produção de matérias jornalísticas para um site que tem como objetivo ser um portal informativo do Terceiro Setor e do Empreendedorismo, tendo como público-alvo, jovens empreendedores.

Palavras-chave: Jornalismo, Internet, Mídia eletrônica, TCC.


Para o texto completo, clique aqui!

 

007 - Permissão Para Educar: Uma aplicação de recursos de mídia no ensino de Física


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Wagner de Souza
Instituição: 
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: Instituto de Física
Orientadora: Lígia de Farias Moreira
Ano: 2003
País: Brasil

Resumo
Uma revolução audiovisual na escola vem sendo anunciada a muitos anos, porém está longe no horizonte o dia no qual a educação utilizará estes recursos plenamente Para minimizar este problema, propomos neste projeto, a construção de material didático, baseado no vídeo e na animação de computador, dentro de uma metodologia totalmente adequada a realidade das escolas brasileiras. Com base no avanço da tecnologia de digitalização de vídeo e na popularização de softwares de animação esperamos ajudar o educador do Ensino Médio na elaboração destas ferramentas de auxílio aos seus anos. Descreveremos a digitalização e a edição de trechos de filmes do 007 e, com base numa pedagogia critica, analisaremos os conceitos físicos envolvidos. A partir das ideias contidas nos vídeos geramos animações em Flash que esperamos sejam usadas pelos educadores quando da exposição formal dos conceitos.

Palavras-chave: Ensino de física, Mídia eletrônica, TCC.


Para o texto completo, clique aqui!

 

Produção de Animações Didáticas Usando Logo


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Cristiane Barbosa Pinheiro
Instituição: 
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: Instituto de Física
Orientador: Carlos Eduardo Aguiar
Ano: 2001
País: Brasil

Resumo
Discute algumas questões gerais sobre a utilização de animações no Ensino de física. Na Seção 2, discutimos algumas questões gerais sobre a utilização do computador no ensino de Física. Na Seção 3 é feita uma rápida apresentação do formato GIF e de algumas ferramentas de otimização. A Seção 4 é dedicada à produção de animações GIF usando o SuperLogo. A integração das animações GIF em páginas da Internet e o seu controle com JavaScript são discutidos na Seção 5. Alguns exemplos de animações didáticas produzidas com o Logo são apresentados na Seção 6. Na Seção '7 estão algumas conclusões e comentários. Finalmente, na Seção 8 listamos algumas páginas da Internet com animações didáticas, e na Seção 9 mostramos os programas Logo que usamos para criar as animações.

Palavras-chave: Logo, Animação (computação gráfica), Ensino de físicaTCC.


Para o texto completo, clique aqui!

 

A Direção de Arte em uma História de Amor e Fúria: Uma representação histórica do Brasil através de dois personagens

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Jaime Santos de Campos
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Ana Paula Penkala Dias
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo fazer a análise do filme Uma História de Amor e Fúria de Luiz Bolognesi, com a direção de arte de Anna Caiado, a partir do design de personagens com foco no figurino e da construção dos cenários, buscando traçar um paralelo entre a história do Brasil e o que está sendo representada no longa. Foi analisada a trajetória de dois personagens, o Guerreiro Imortal e Janaina, e a forma como eles se modificam com o passar na narrativa, fazendo uma comparação com o desenvolvimento do Brasil, chegando à projeção pessimista que Bolognesi faz sobre o futuro do país. A dissertação de Gilka Vargas (2014), é utilizada como base para o desenvolvimento desta pesquisa.

Palavras-chave: Uma História de Amor e Fúria, Design de personagens, Análise de cenários, História do Brasil, Animação, TCC.


Abstract
This research aims to analyze the film Rio 2096: A Story of Love and by Luiz Bolognesi, with the art direction of Anna Caiado from the design of characters focused on the costume and the construction of the scenarios, seeking to draw a parallel between the history of Brazil and what is being represented in the feature. It was analyzed the trajectory of two characters, the Immortal Warrior and Janaina, and the way they change with the transition in the narrative, making a comparison with the development of Brazil, reaching the pessimistic projection that Bolognesi makes about the future of the country. Gilka Vargas' dissertation (2014) is used as the basis for the development of this research.


Para o texto completo, clique aqui!