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Jasmine: A representação do oriente e da mulher sob a ótica da Disney


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Flávia Ferreira de Paula Aguiar
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientadora: Cristiane Henriques Costa
Ano: 2014
País: Brasil

Resumo
Historicamente, as produções dos estúdios de animação Walt Disney refletem o contexto histórico e social no qual são produzidas. Este trabalho se propõe a analisar a representação do Oriente no filme “Aladdin”, lançado pelos estúdios em 1992, e da personagem Jasmine enquanto mulher e representante da cultura árabe. A pesquisa busca investigar de que maneira o filme dialoga com o período em que foi lançado, assim como analisá-lo como um discurso orientalista, que salienta estereótipos e visa corroborar um modelo hegemônico social, econômico e cultural.

Palavras-chave: Identidade cultural, Mulheres, Cultura oriental, Walt Disney Company, Representações sociais, TCC.


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Fluxo de Animação Multitécnica com Blender



Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Jefferson e Silva Nascimento
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientador: Maurício Gonçalves
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
O presente artigo tem como propósito detalhar o fluxo de produção de séries de animação multitécnica com a utilização da ferramenta gratuita e de código aberto Blender 3D. Tal estudo tem foco na análise crítica de técnicas e procedimentos de animação, observados através da produção prática do autor ao longo do curso e focando no curta de conclusão de curso Ian. Busca-se, também, estabelecer um panorama do desenvolvimento de programas de código aberto para animação 2D e como tais soluções são desenvolvidas pela comunidade de usuários. Como procedimento metodológico, a pesquisa adota um caminho empírico de observação e análise, apoiado por referenciais teóricos relacionados aos temas de imagens técnicas, cibercultura e multidisciplinaridade.

Palavras-chave: Fluxo de trabalho, Blender 3D, Animação 2D, Mercado de séries de animação, TCC.



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A Publicitarização do "Discurso Verde" No Cinema de Longa-metragem de Animação a Partir do Século XXI: Greenmarketing ou greenwashing?


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Giselle Gama Torres Ferreira
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientador: Fred Tavares
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo
A tecnologia e a capacidade produtiva alcançadas no fim do século XX impactaram, de forma negativa os níveis de sustentabilidade do planeta. Entretanto, a percepção dessa problemática não teve, nesse momento, importância para a lógica desenvolvimentista. A problemática socioambiental ganhou espaço somente na transformação dos modelos de consumo, cujo processo foi subsidiado pelo maior volume de troca de informações proporcionado pelo mundo globalizado. De forma a compreender os processos formados a partir desses novos paradigmas, no presente trabalho propõe-se a construção de um olhar crítico acerca da apropriação do discurso verde de forma comercial, ou seja, que vise unicamente a atender às novas demandas de consumo e não a verdadeira necessidade sustentável. A ideia é levantar, através de uma metodologia de avaliação crítica, a possível utilização de roteiros de animação longa-metragem fundamentados a partir do argumento socioecológico apenas com o intuito exclusivo de promoção de marketing. O trabalho suscita o questionamento sobre qual seria o sutil limiar entre as práticas de greenmarketing e greenwashing nos meios de comunicação de massa.

Palavras-chave: Produção Audiovisual, Marketing, Sustendabilidade, TCC.


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Imagine


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Dario Melo Maciel
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientador: Luciano Saramago Pinheiro Soares
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo
Relatório técnico da obra audiovisual Imagine; a esperança que fica, do aluno Dario Melo Maciel. A obra trata da questão da imaginação sobre a esperança e as consequências dessa relação, de forma lúdica e visual. Como a esperança é resultado de uma reflexão sobre o futuro, o que aconteceria se as pessoas parassem de imaginar? Partiu-se da premissa como ideia inicial de que muito do que é feito hoje é réplica e cópia. A indústria investe em excesso em continuações e as obras ditas originais ficam em segundo plano. Falta criatividade na indústria. A estética da obra é baseada em um painel de grafite que existe na Lapa, bairro do centro do Rio de Janeiro. O resultado é um curta de animação 3D com gravações reais, usando softwares de animação 3D (Maya) com programas de edição e composição de imagem (Premiere e After Effects). No curta, conta-se a história de seres imaginários que vem ao mundo real descobrir o que causou a crise de imaginação e descobrem que tudo é culpa de um outro ser imaginário, que se apossou de tudo.

Palavras-chave: Produção Audiovisual, Animação 3D, Cinema, Curta-metragem, TCC.


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Em Busca do Vale do Estranho: Os desafios da criação de humanos perfeitos na computação gráfica


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Miguel Eichler dos Santos
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientador: 
Marcio Tavares d'Amaral
Ano: 2012
País: Brasil

Resumo
Aborda os desafios enfrentados pela indústria de entretenimento no que concerne a criação de personagens virtuais a partir dos softwares de criação de gráficos tridimensionais. Apesar das amplas possibilidades que estes programas computadorizados trazem para os profissionais da área, um desafio ainda se mostra intransponível: o vale do estranho. O propósito é apresentar a definição desta teoria científica originada no campo da robótica e relacioná-la com o surgimento dos aparelhos advindos da câmera obscura, possibilitando um maior entendimento da evolução da representação do corpo humano na experiência imagética.

Palavras-chave: Entretenimento, Computação gráfica, Imagem, Mídia, TCC.


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