Pagina inicial

Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 4o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mantemos a equipe com os Professores doutores Carla Schn...

Livre Estou: As princesas Frozen e as mudanças no processo de representação da mulher na sociedade ocidental contemporânea


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Paula Jardim Menegghini
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientadora: Monica Machado Cardoso
Ano: 2016
País: Brasil

Resumo
Analisa as mudanças nas representações da mulher a partir das princesas dos filmes produzidos pelos estúdios de animação Walt Disney. Amparando-se na moldura teórica dos estudos de representações sociais, essa pesquisa busca compreender os significados atribuídos à mulher através de códigos narrativos nos filmes dessa categoria. Uma vez que esses filmes têm acompanhado os acontecimentos históricos e sociais através de suas representações, analisaremos o cinema de Walt Disney como possível ferramenta de construção e/ou disseminação de estereótipos capazes de influenciar o comportamento social, em especial o das crianças. A pesquisa conjuga a análise da enunciação do filme “Frozen” cruzando os dados com o estudo das ações promocionais do filme lançadas pelos estúdios Disney em 2013 e análise de recepção através de uma pesquisa de campo com mães do público infantil feminino.

Palavras-chave: Mulheres, Disney, História e crítica, TCC.


Para o texto completo, clique aqui!

 

A Representação Visual do Mundo dos Mortos nos Filmes O Estranho Mundo de Jack e A Noiva Cadáver


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Gabriela Xavier Martins de Lima
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientador: Paulo Guilherme Domenech Oneto
Ano: 2015
País: Brasil

Resumo
Esse trabalho tem por objetivo proceder a uma análise fílmica da representação visual do mundo dos mortos em duas animações de stop-motion, O Estranho Mundo de Jack (Henry Selick, 1993) e A Noiva Cadáver (Tim Burton, 2005). Para isso, serão observados e discutidos dois aspectos específicos da arte dos filmes: a paleta de cores e os resultados de cada aplicação cromática específica para caracterizar e construir simbolicamente o cenário da morte. Pretende-se, sobretudo, delinear o distinto olhar do autor de ambas as histórias – Tim Burton (1958- ) – sobre os mortos, usualmente considerados como mórbidos e temíveis. Busca-se concluir que, nos dois casos aqui estudados, há uma peculiaridade na conceituação desse assunto uma vez que há a inversão de valores – em maior ou menor grau – e o mundo dos mortos passa a ser, portanto, composto de definições positivas além do lúgubre. Isto posto, será reforçado nessa análise o quanto as preferências do design de uma obra cinematográfica cooperam decisivamente para a significação de personagens, ambientes e temática em si da história.

Palavras-chave: Audiovisual, Análise fílmica, Cinema, Morte, TCC.


Para o texto completo, clique aqui!

 

Onã, a Trama dos Caminhos Projeto de Série Televisiva Animada em 3D


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Rafael Peña Turatti
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientador: Fernando Souza Gerheim
Ano: 2015
País: Brasil

Resumo
Onã, a Trama dos Caminhos é o projeto de uma série animada para veiculação televisiva. Inspirada nos contos da mitologias das religiões de matrizes africanas, busca criar um enredo que respeite a tradição e os significados transmitidos por eles, além de produzir um material de narrativamente interessante e que exerça a representação de uma parcela minoritária da cultura brasileira.

Palavras-chave: Produção audiovisual, Seriado, Televisão, Animação 3D, TCC.


Para o texto completo, clique aqui!

 

Representação das Emoções Básicas a partir de Expressões Faciais em um Curta-metragem 2D

  

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Amanda Neto Domingos
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: Clovis Geyer Pereira
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a produção de um curta-metragem animado que contemple as emoções básicas como principal forma de expressão da personagem. Foram analisados estudos das expressões faciais, das emoções básicas e como elas agregam valor nas narrativas, principalmente, nas animações, e em todo o processo do desenvolvimento da animação. O método utilizado na criação de cada etapa do processo foi por meio de sprints semanais. O resultado do estudo e da produção foi um curta-metragem em torno de um minuto de duração e a utilização das emoções criadas para a personagem.

Palavras-chave: Animação, Expressões faciais, Emoções, TCC.

Abstract
This article aims to present an animation short film’s production that shows the basic emotions as the main form of the character’s expression. It analysed studies of facial expressions, of basic emotions and how it adds value in the narratives, specially, in animation, and all the process of the development of the animation. The method used for the creation of each step of the process was by weekly sprints. The result of the study and production was an animation short film around one minute long and the use of emotions created for the character.

Para o texto completo, clique aqui!

 

Concepção de uma História em Quadrinhos Digital em Orientação Vertical com Inserção de Animações

  

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Luiza Moreira Heinzelmann
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientadora: Mônica Stein
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
Este artigo aborda o processo de concepção de uma história em quadrinhos digital em orientação vertical com inserção de animações. São abordadas as justificativas para a criação da obra, como a rentabilidade desse modelo de publicação online e o acesso facilitado a obra, além dos processos para sua realização, como pré-produção, produção e pós-produção, levando em consideração as peculiaridades de um quadrinho animado. O projeto desenvolvido durante esse artigo chama-se Infância Carmesim, e é uma história de terror.

Palavras-chave: História em quadrinhos, Terror, Animação, TCC.

Abstract
This article covers the process of designing a digital comic with a vertical orientation and insertion of animations. The justifications for the creation of the work are addressed within the article, such as the profitability of this online publication model and the easy access to the comic, in addition to the processes for its realization, such as pre-production, production and post-production, taking into account the peculiarities of an animated comic. The project developed during this article is called Infância Carmesim, and it is a horror story.

Para o texto completo, clique aqui!