Pagina inicial

Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 5o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mas este index existe desde 2011. Mantemos a equipe com ...

Animação Contemporânea: Filmes para crianças e adultos


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Gabriela Collares Gomes Quitans
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientador: Paulo Roberto Gibaldi Vaz
Ano: 2017
País: Brasil

Resumo
Explora algumas das mudanças nos filmes de animação para entender como um público mais amplo, composto por jovens e adultos, foi atingido por filmes desse gênero. Como um filme denominado infantil conseguiu atrair o interesse de uma faixa etária onde os gostos são bem diferentes dos de uma criança. O gênero animação não mais, necessariamente, possui filmes com histórias pautadas nos contos de fadas, onde essencialmente se tem o príncipe, a princesa, o mal e um final feliz. Para tanto, será feito um breve panorama acerca de outros estudos, do contexto histórico, de produtoras do gênero, dos adultos como espectadores, do conteúdo de mais recentes produções e uma introdução aos dois filmes escolhidos. Será realizada também uma pesquisa qualitativa onde esses dois filmes escolhidos para análise, “Divertida Mente” e “Zootopia”, serão analisados segundo os conceitos de intertextualidade e autenticidade. Como resultados, poderá ser observado em determinadas cenas das animações, nos personagens e na narrativa a presença de elementos que ajudarão a esclarecer o público de jovens e adultos que os filmes de animação contemporâneos foram capazes de alcançar.

Palavras-chave: Animação, Comunicação de massa, Público-alvo, Adultos, TCC.


Para o texto completo, clique aqui!

 

Livre Estou: As princesas Frozen e as mudanças no processo de representação da mulher na sociedade ocidental contemporânea


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Paula Jardim Menegghini
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientadora: Monica Machado Cardoso
Ano: 2016
País: Brasil

Resumo
Analisa as mudanças nas representações da mulher a partir das princesas dos filmes produzidos pelos estúdios de animação Walt Disney. Amparando-se na moldura teórica dos estudos de representações sociais, essa pesquisa busca compreender os significados atribuídos à mulher através de códigos narrativos nos filmes dessa categoria. Uma vez que esses filmes têm acompanhado os acontecimentos históricos e sociais através de suas representações, analisaremos o cinema de Walt Disney como possível ferramenta de construção e/ou disseminação de estereótipos capazes de influenciar o comportamento social, em especial o das crianças. A pesquisa conjuga a análise da enunciação do filme “Frozen” cruzando os dados com o estudo das ações promocionais do filme lançadas pelos estúdios Disney em 2013 e análise de recepção através de uma pesquisa de campo com mães do público infantil feminino.

Palavras-chave: Mulheres, Disney, História e crítica, TCC.


Para o texto completo, clique aqui!

 

A Representação Visual do Mundo dos Mortos nos Filmes O Estranho Mundo de Jack e A Noiva Cadáver


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Gabriela Xavier Martins de Lima
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientador: Paulo Guilherme Domenech Oneto
Ano: 2015
País: Brasil

Resumo
Esse trabalho tem por objetivo proceder a uma análise fílmica da representação visual do mundo dos mortos em duas animações de stop-motion, O Estranho Mundo de Jack (Henry Selick, 1993) e A Noiva Cadáver (Tim Burton, 2005). Para isso, serão observados e discutidos dois aspectos específicos da arte dos filmes: a paleta de cores e os resultados de cada aplicação cromática específica para caracterizar e construir simbolicamente o cenário da morte. Pretende-se, sobretudo, delinear o distinto olhar do autor de ambas as histórias – Tim Burton (1958- ) – sobre os mortos, usualmente considerados como mórbidos e temíveis. Busca-se concluir que, nos dois casos aqui estudados, há uma peculiaridade na conceituação desse assunto uma vez que há a inversão de valores – em maior ou menor grau – e o mundo dos mortos passa a ser, portanto, composto de definições positivas além do lúgubre. Isto posto, será reforçado nessa análise o quanto as preferências do design de uma obra cinematográfica cooperam decisivamente para a significação de personagens, ambientes e temática em si da história.

Palavras-chave: Audiovisual, Análise fílmica, Cinema, Morte, TCC.


Para o texto completo, clique aqui!

 

Onã, a Trama dos Caminhos Projeto de Série Televisiva Animada em 3D


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Rafael Peña Turatti
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientador: Fernando Souza Gerheim
Ano: 2015
País: Brasil

Resumo
Onã, a Trama dos Caminhos é o projeto de uma série animada para veiculação televisiva. Inspirada nos contos da mitologias das religiões de matrizes africanas, busca criar um enredo que respeite a tradição e os significados transmitidos por eles, além de produzir um material de narrativamente interessante e que exerça a representação de uma parcela minoritária da cultura brasileira.

Palavras-chave: Produção audiovisual, Seriado, Televisão, Animação 3D, TCC.


Para o texto completo, clique aqui!

 

Representação das Emoções Básicas a partir de Expressões Faciais em um Curta-metragem 2D

  

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Amanda Neto Domingos
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: Clovis Geyer Pereira
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a produção de um curta-metragem animado que contemple as emoções básicas como principal forma de expressão da personagem. Foram analisados estudos das expressões faciais, das emoções básicas e como elas agregam valor nas narrativas, principalmente, nas animações, e em todo o processo do desenvolvimento da animação. O método utilizado na criação de cada etapa do processo foi por meio de sprints semanais. O resultado do estudo e da produção foi um curta-metragem em torno de um minuto de duração e a utilização das emoções criadas para a personagem.

Palavras-chave: Animação, Expressões faciais, Emoções, TCC.

Abstract
This article aims to present an animation short film’s production that shows the basic emotions as the main form of the character’s expression. It analysed studies of facial expressions, of basic emotions and how it adds value in the narratives, specially, in animation, and all the process of the development of the animation. The method used for the creation of each step of the process was by weekly sprints. The result of the study and production was an animation short film around one minute long and the use of emotions created for the character.

Para o texto completo, clique aqui!