Pagina inicial

Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 4o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mantemos a equipe com os Professores doutores Carla Schn...

Curta Animado Integrando Técnicas 2D e 3D: Desenvolvimento visual e animação 2D

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Joana Buyo Siqueira
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: Clovis Geyer Pereira
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
Este artigo trata-se da produção de um curta-metragem animado que faz uso da integração de técnicas 2D e 3D, abordando as motivações para se utilizar deste tipo de combinação. Por meio da documentação do processo de desenvolvimento visual, criação de texturas e animação 2D, o trabalho tem como objetivo demonstrar formas de adaptar os elementos bidimensionais dentro de um universo tridimensional. Resultando numa animação com a duração de dois minutos, mesclando as diferentes técnicas.

Palavras-chave: Animação 2D, Desenvolvimento visual, Animação híbrida, Curta-metragem, TCC.

Abstract
This article is about the production of an animated short film that uses the integration of 2D and 3D techniques, addressing the motivations for using this type of combination. By documenting the process of visual development, texture creation and 2D animation, the work aims to demonstrate ways to adapt two-dimensional elements within a three-dimensional universe. Resulting in an animation lasting two minutes, mixing different techniques.


Para o texto completo, clique aqui!

Render Passes na Pós-Produção de Curta Animado em 3D

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Renan Pereira Botelho Ramos
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: Clovis Geyer Pereira
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
Este artigo aborda as etapas de produção e pós-produção de um curta-metragem animado em 3D, com ênfase no uso de render passes para auxiliar a composição final da imagem. O projeto tem como objetivo explorar as diferentes formas que os render passes podem ser utilizados para otimizar e flexibilizar a etapa de compositing. Seguindo uma pipeline de produção 3D, o autor deu origem a um curta animado completo e mostrou que o uso de render passes não só oferece grande controle criativo sobre a aparência final do mesmo, como também ajuda a reduzir significativamente o tempo de renderização do projeto.

Palavras-chave: Animação, Compositing, Render passes, Pós-produção, TCC.

Abstract
This article deals with the production and post-production of an animated 3D short film, with an emphasis on the use of render passes to assist on the final composition of an image. The project has the intent of exploring the different ways render passes can be used to optimize the compositing stage. Following a 3D production pipeline, the author was able to both finish the short film and show that render passes were invaluable tools not only to achieve creative control over the project’s final aesthetics, but also to significantly reduce its render time.

Para o texto completo, clique aqui!

Desenvolvimento de Personagem 3D para Animação: Explorando ferramentas acessíveis para o cenário nacional


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Leonardo Stolberg
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: Flávio Andaló
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
Este trabalho propõe documentar o processo de criação de personagem tridimensional destinado a animação em motor de jogos, demonstrando a possibilidade de uso de ferramentas gratuitas em todas as etapas da produção. O projeto tem como objetivo instigar o uso de programas acessíveis ao cenário brasileiro como uma opção viável no meio educacional e profissional, argumentando que recursos de uso gratuito conseguem atingir os objetivos da metodologia utilizada. O personagem é criado seguindo um método de produção destinado a jogos, depois animado e implementado em um motor de jogos 3D, onde é renderizado em uma cena. A mesma é compilada com gravações dos processos de criação em um formato de showreel para exibir os resultados do trabalho.

Palavras-chave: Personagens, Modelagem 3D, Animação 3D,  Softwares gratuitos, Open-source, TCC.

Abstract
This work begins from the proposal to document the creation process of a three-dimensional character for animations in game engines, demonstrating the possibility of using free software in the entire production process. The project has the intent to instigate the usage of accessible tools to the Brazilian scenario as a viable option for educational and professional medium, showing that free software can achieve the objectives of the used methodology. The character is created following a method for game production, then animated and implemented in a 3D game engine, where it is rendered in a scene. Recordings of the creation processes are compiled with the rendered scenes in a showreel format to showcase the results of the project.

Para o texto completo, clique aqui!

A Divulgação Científica e o Desenho Animado o Show da Luna!: Uma possibilidade de iniciação do método de pesquisa científica na infância


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Raquel Nunes Mazziotti Rodrigues
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Orientadora: Patrícia Mallmann Souto Pereira
Ano: 2017
País: Brasil

Resumo
Aborda a temática da divulgação científica, à qual aplicada ao desenho animado pode proporcionar ao público infantil o primeiro contato com a ciência. Objetivou analisar quais elementos estão presentes no desenho animado O Show da Luna!, a fim de qualificá-lo como dispositivo de divulgação científica voltado para o público infantil. O referencial teórico está estruturado a partir de autores que tratam da temática de divulgação científica, de desenho animado, do método científico e das aplicações do método de pesquisa científica na infância. A metodologia utilizada para realização da pesquisa tem início a partir da pesquisa documental que se propõe analisar documento audiovisual de animação produzido pelos meios de comunicação de massa, e que ainda não recebeu nenhum tratamento ou análise. A técnica de coleta de dados foi pela observação sistemática, a partir de um roteiro de observação para a análise dos episódios, e teve como apoio questionário. Foi empregada análise de conteúdo como procedimento que viabilize a análise e interpretação dos resultados. Conclui-se que o desenho analisado demonstra potencial em relação à divulgação científica por apresentar elementos constatados no decorrer do estudo.

Palavras-chave: Divulgação científica, Desenho animado, Pesquisa científica, TCC.


Para o texto completo, clique aqui!

 

Animação Contemporânea: Filmes para crianças e adultos


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Gabriela Collares Gomes Quitans
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientador: Paulo Roberto Gibaldi Vaz
Ano: 2017
País: Brasil

Resumo
Explora algumas das mudanças nos filmes de animação para entender como um público mais amplo, composto por jovens e adultos, foi atingido por filmes desse gênero. Como um filme denominado infantil conseguiu atrair o interesse de uma faixa etária onde os gostos são bem diferentes dos de uma criança. O gênero animação não mais, necessariamente, possui filmes com histórias pautadas nos contos de fadas, onde essencialmente se tem o príncipe, a princesa, o mal e um final feliz. Para tanto, será feito um breve panorama acerca de outros estudos, do contexto histórico, de produtoras do gênero, dos adultos como espectadores, do conteúdo de mais recentes produções e uma introdução aos dois filmes escolhidos. Será realizada também uma pesquisa qualitativa onde esses dois filmes escolhidos para análise, “Divertida Mente” e “Zootopia”, serão analisados segundo os conceitos de intertextualidade e autenticidade. Como resultados, poderá ser observado em determinadas cenas das animações, nos personagens e na narrativa a presença de elementos que ajudarão a esclarecer o público de jovens e adultos que os filmes de animação contemporâneos foram capazes de alcançar.

Palavras-chave: Animação, Comunicação de massa, Público-alvo, Adultos, TCC.


Para o texto completo, clique aqui!