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Confecção de Personagens para Stop Motion usando Notícias Antigas do Ribeirão da Ilha em Florianópolis como Fonte de Inspiração

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Jorge José Martins
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
Este artigo de conclusão de curso trata da confecção de dois personagens para animação em stop motion, usando como fonte de inspiração acontecimentos registrados em jornais da primeira metade do século XX a respeito do distrito do Ribeirão da Ilha em Florianópolis. Mostra-se o processo de produção dos personagens através de painéis semânticos, artes conceituais, model sheets, modelagem 3D e a confecção dos mesmos. O trabalho também propôs a produção de roteiro e storyboard para uma contextualização do mundo onde os personagens estão inseridos. Também foi elaborado diagramas em blocos mostrando o processo de produção dos personagens confeccionados. Os conceitos e metodologia tem como base livros e artigos relacionados ao tema, utilizando conceitos de produção, para um melhor esclarecimento dos métodos de cada etapa do processo de desenvolvimento e fazendo adaptações conforme a necessidade deste projeto.

Palavras-chave: Notícias, Stop Motion, Personagens, TCC.


Abstract
This course conclusion article deals with the confection of two characters for stop motion animation, using events recorded in newspapers from the first half of the 20th century about the Ribeirão da Ilha neighborhood in Florianópolis as a source of inspiration. The production process of the characters is shown through semantic panels, conceptual arts, models, 3D modeling and their manufacture. The work also proposed the production of a script and storyboard for a contextualization of the world where the characters are inserted. Block diagrams showing the production process of the characters made were also elaborated. The concepts and methodology are based on books and articles related to the subject, using production concepts, for a better understanding of the methods of each stage of the development process and making adaptations according to the needs of this project.

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Produção 3D de Assets para o Jogo Eletrônico Dota 2

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Fabíola de Andrade Borges
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: Flávio Andaló
Coorientador: André Salomão
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
Este estudo tem como objetivo apresentar o processo de produção 3D de assets (itens) para jogos eletrônicos, focando no desenvolvimento de um conjunto de itens para envio ao Dota 2 Workshop, pertencente à Steam da empresa Valve Corporation. Serão analisadas cada etapa da produção, considerando as diretrizes dadas pela empresa para a produção de assets e os reflexos destas no desenvolvimento da modelagem poligonal, skinning e produção de mapa UV; assim como serão observadas as especificidades relacionadas à realização dessas etapas no programa Autodesk 3DS Max e na ferramenta Dota 2 Workshop Tools, utilizados no desenvolvimento deste trabalho.

Palavras-chave: Animação, Jogos Digitais, Produção 3D, Modelagem Poligonal, TCC.


Abstract
This study aims to present the 3D production of assets (items) for electronic games, focusing on the development of a set of items to be sent to the Dota 2 Workshop on Steam, Valve Corporation's platform. Each stage of production will be analyzed, considering the guidelines provided by the company to the production of assets, and the effects of these guidelines on the development process of the polygonal modeling, skinning, and UV map production. Finally, the specifics existing in the development of these steps in the Autodesk 3DS Max program and in the Dota 2 Workshop Tools, used for the development of this work, will also be observed.

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Curta-metragem para Livro Infantil Multimodal


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Veronica Lorraine Oliveira de Paulo
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientadora: Cristina Colombo Nunes
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
O artigo que segue trata de produção de um curta-metragem animado sobre um recorte do livro multimodal A Lenda do Caldeirão Esburrassante. Nele são explorados os motivos que justificam a produção de um curta onde são aplicados os princípios da animação e sua aplicação para falar de temas complexos no universo infantil contemporâneo, bem como compreender a produção completa de uma animação desde a pré-produção, produção e até mesmo sua pós-produção. Para o desenvolvimento deste projeto de concepção do curta-metragem, foi definida uma metodologia de produção.

Palavras-chave: Animação, Curta-animado, Livro multimodal, Conto, TCC.


Abstract
The following article describes the production of an animated short-film, considering a snippet of the multimodal book “A Lenda do Caldeirão Esburrassante”. In the present work, the basis for the production of a short-film are looked into in details. The principles of animation are also considered as well as its applicability for dealing with complex discussions in the matter of the contemporary childhood universe. Besides, it makes sense of the steps to produce an animation since its pre to its post-production. A production methodology was established for the developing of this project to make the short-film referred to.

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Processo de Concept Art para Personagens de Jogos em Direções de Arte Distintas

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Alexandre Mendes Cardoso
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientadora: Monica Stein
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
Este artigo aborda o processo do uso de métodos de concept art praticados na indústria de jogos e Este artigo aborda o processo de arte de conceito, concept art, para personagens de três projetos de jogos com direção de arte distintas. São abordadas as justificativas para os três projetos diferentes, além dos processos de pré-produção, produção e pós produção, explicando os motivos técnicos da ordem de cada etapa do processo e os motivos da escolha de certos aspectos. Os projetos desenvolvidos foram, Avell, Lucien e Maeve. Sendo Avell um personagem para um jogo de PC, tendo como referência inicial o jogo “League of Legends” da empresa Riot Games. Lucien é um personagem para um jogo de celular, tendo como referência inicial o jogo “Brawl Stars” da empresa SuperCell. E Maeve é uma personagem para um jogo de console, tendo como referência inicial o jogo “Dark Souls” da empresa FromSoftware.

Palavras-chave: Animação, Concept Art, Jogos, Personagem, Direção de Arte, TCC.


Abstract
This article addresses the concept art process, for characters from three game projects with different art direction. The justifications for the three different projects are discussed, in addition to the pre-production, production and post-production processes, explaining the technical reasons for the order of each step and the reasons for choosing certain aspects. The projects developed were Avell, Lucien and Maeve. Being Avell a character for a PC game, having as an initial reference the game “League of Legends” from Riot Games. Lucien is a character for a mobile game, having as an initial reference the game “Brawl Stars” by the company SuperCell. And Maeve is a character for a console game, having as an initial reference the game “Dark Souls” from Riot Games.

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Pinturas Animadas: Preparação de imagem e processo de animação

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Leonardo Guevara Izolani
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: André Sens
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
Este artigo demonstra um método de produção de pinturas digitais animadas, utilizando os programas Photoshop e After Effects. Além disso, inclui uma análise de materiais explicativos produzidos em vídeo, Dessa análise, criou-se uma metodologia em quatro etapas: definição dos elementos que serão animados; edição da imagem; realização das animações; e adição de efeitos de partícula e movimentos de câmera. E então, o processo é demonstrado por meio da aplicação deste na criação de uma pintura animada.

Palavras-chave: Animação, Pintura, TCC.


Abstract
This article demonstrates a method of producing animated digital paintings using Photoshop and After Effects. In addition, it includes an analysis of explanatory materials produced in video. From this analysis, a methodology was created in four stages: definition of the elements that will be animated; image editing; realization of animations; and adding particle effects and camera movements. And then, the process is demonstrated by applying it to create an animated painting.

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