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Seja bem vindo! Nosso 5o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mas este index existe desde 2011. Mantemos a equipe com ...

Anime Music Video (AMV), Multi e Novos Letramentos: O remix na cultura otaku


Tese de Doutorado

Nome: Eduardo de Moura Almeida
Instituição: Unicamp - Universidade Estadual de Campinas 
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada - Instituto de Estudos da Linguagem
Orientadora: Roxane Helena Rodrigues Rojo
Ano: 2018
País: Brasil


Resumo
Este projeto de Doutorado, vinculado à área de concentração Linguagem e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PPGLA/IEL/UNICAMP), centra-se na cultura otaku em contexto digital, focando, principalmente, nas produções audiovisuais pertencentes ao portal animemusicvideos.org (the org), comunidade cujo objetivo é a elaboração, distribuição e apreciação de remixes de imagens em movimento produzidos a partir de animações japonesas, os Anime Music Videos (AMVs). Buscamos, primeiramente, descrever, segundo as teorias de Bakhtin e seu Círculo, os enunciados produzidos nesse contexto e, com isso, esboçar um quadro geral bakhtiniano de análise para remix de imagem em movimento que possa fornecer direcionamentos para construção de parâmetros de didatização centrados na concepção da Pedagogia dos Novos e Multiletramentos. Para tanto, propomos integrar perspectiva enunciativo-discursiva formulada para a linguagem verbal com método objetivo de análise de objetos multimodais, por meio de um desenho de pesquisa misto, quantitativo-qualitativo, baseado em distribuições estatísticas de escolhas formais e estilísticas, em que o corpus de pesquisa será preparado para descrição e análise a partir de técnicas de visualização de dados denominadas de media visualization (principalmente, Manovich), as quais nos permitirão criar imagens e gráficos, com intuito de revelar relações e padrões existentes em nosso conjunto de dados audiovisuais, de maneira a propiciar transições produtivas entre os conceitos propostos por Bakhtin e seu Círculo (principalmente o de arquitetônica) e ferramentas de análise de edição e montagem de vídeo (principalmente, Amiel e Horwatt).

Palavras-chave: Remixes, Animação (Cinematografia), Multiletramentos, Cultura popular - Japão, Tese.


Abstract
This PhD project, linked to the area of concentration Language and Education in Applied Linguistics Program (PPG-LA/IEL/UNICAMP) focus on otaku culture, mainly on the audiovisual productions belonging to the portal animemusicvideos.org (the org), community whose goal is the elaboration and distribution of Japanese animations remixes called Anime Music Videos (AMVs). We seek to describe the AMVs produced in this context according to the theories of Bakhtin and his Circle and thereby outline a Bakhtinian framework of analysis for remix videos that can provide directions for the construction of pedagogical parameters centered on the conception of New Literacies and Pedagogy of Multiliteracies. To do so, we propose to integrate an enunciative-discursive perspective formulated for the verbal language with an analysis objective method of multimodal objects through a mixed research design, quantitative and qualitative, based on statistical distributions of formal choices and stylistic. The corpus prepared for description and analysis from data visualization techniques (mostly, Manovich and Navas), will allow us to create images and graphics to reveal relationships and patterns in our collection of audiovisual data. Therefore, this methodological approach aims to provide productive transitions between the concepts proposed by Bakhtin and his Circle (mostly, architectonic) and analysis of editing and video editing tools (mostly, Amiel and Horwatt).

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Lomografia: Aproximações nos campos das artes e do cinema


Dissertação de Mestrado

Nome: Ayla Yumi Higa
Instituição: Unicamp - Universidade Estadual de Campinas 
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - Instituto de Artes
Orientador: Fernando Cury de Tacca
Ano: 2018
País: Brasil


Resumo
Essa dissertação procurou percorrer um caminho de investigação de obras produzidas por artistas que se dedicam em parte ou por completo a fotografias lomográficas, passando para a análise de produções artísticas realizadas a partir da técnica de animação de fotografias, que, contudo mantém a característica da lomografia. Como uma forma de compreender os distanciamentos e aproximações do movimento com o campo das artes e do cinema e o seu lugar nas produções contemporâneas. Caminhamos pela história da fotografia e do movimento lomográfico. Assim como as transformações dentro do cinema, até chegarmos ao conceito do fotofilme e do fotofilme lomográfico. O fotofilme lomográfico warmhole é parte da pesquisa, fruto das investigações e objeto de reflexão. Unindo assim não apenas a teoria e prática, mas nos iluminando sobre o caminho de se produzir na atualidade.

Palavras-chave:  Arte e fotografia, Animação (Cinematografia), Fotografia - Técnicas, Dissertação.

Abstract
This dissertation sought to explore a path of investigation of artworks produced by artists who dedicate themselves in part or in full to lomographic photography, passing to the analysis of artistic productions made from the technique of animation of photographs, which nevertheless maintains the characteristic of lomography. As a way of understanding the distances and approximations of the movement within the field of arts and cinema and its place in contemporary productions. We have taken a path through the history of photography and the lomographic movement. As well as the transformations within the cinema, until we arrive at the concept of the photo movie and lomographic photo movie. The lomographic photo movie warmhole is part of the research, fruit of the investigations and object of reflection. Uniting not only the theory and practice, but illuminating us on the way of producing this kind of artwork in the present time.

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Desenvolvimento de Animações 3D como Ferramentas Didáticas para o Ensino de Química


Dissertação de Mestrado

Nome: Lívia de Faria Tosta
Instituição: Unicamp - Universidade Estadual de Campinas 
Programa: Programa de Pós-Graduação em Química - Instituto de Química
Orientador: Pedro Faria dos Santos Filho
Ano: 2018
País: Brasil


Resumo
As animações 3D como ferramentas didáticas para o ensino de química surgiram com o objetivo de sanar, ou ao menos minimizar as dificuldades de abstração e visualização requeridas para compreender fenômenos químicos, incrementando a didática dos professores em sala de aula, além de servirem como material suplementar à estudantes que pesquisarem por vídeos correlatos no youtube. Dado que as animações 3D são um dos principais recursos tecnológicos que tomam cada vez mais espaço no universo da educação, elas podem ser entendidas como a ponte entre a química estudada na sala de aula e presenciada em laboratórios, e os fenômenos químicos que estão presentes no dia a dia dos alunos, conectando os universos macro e microscópico, ao incentivar a imaginação e facilitar a compreensão tridimensional de moléculas, orbitais e estruturas. Os orbitais moleculares foram tema para seis das dez animações produzidas. A animação "Molecular Orbitals: Water ¿ H2O" é dividida em duas partes: a primeira explica as ligações intramoleculares da água, e a segunda retrata as ligações intermoleculares entre duas moléculas de água. Metano e amônia foram comtempladas nas animações: "Molecular Orbitals: Methane ¿ CH4" e "Molecular Orbitals: Ammonia ¿ NH3". As moléculas Diborano e Metillítio foram explicadas nas animações: "Molecular Orbitals: Diborane ¿ B2H6" e "Molecular Orbitals: Methyllithium ¿ (CH3Li)4", visando desmistificar e corrigir distorções encontradas em livros didáticos de química de nível superior, tais como Huheey, Shriver e Housecroft (HUHEEY et. al, 1993, SHRIVER et. al, 2010, HOUSECROFT e SHARPE, 2012), que fazem o uso equivocado de duas teorias, Hibridização de Orbitais e Orbitais Moleculares, para explicar as ligações químicas dessas moléculas. A estrutura da água também foi tema das animações: "Clustered Water" e "NaCl dissolution in Water: a new approach", nas quais o conceito de água clusterizada é introduzido e utilizado para explicar de uma maneira inédita a dissolução do NaCl em água. Por último, a hidroformilação catalítica é retratada nas animações: "Hydroformylation of Propylene ¿ step by step" e "Hydroformylation of Propylene ¿ nonstop", na qual a primeira mostra em detalhes todas as etapas envolvidas na hidroformilação catalítica do propileno, e a segunda traz uma visão geral e dinâmica do processo. Legendas e textos explicativos são o diferencial de oito das dez animações produzidas, facilitando o entendimento dos expectadores enquanto assistem as animações. As animações foram utilizadas em disciplinas de Química Inorgânica e Organometálicos, no próprio Instituto de Química. Algumas delas foram avaliadas pelos alunos através de questionários, e os resultados constam na dissertação.

Palavras-chave:  Animação por computador, Aplicações didaticas Orbitais moleculares Agua - Estudo e ensino, Hidroformilação de olefinas, Dissertação.

Abstract
The idea to develop 3D animations as didactic material for chemistry teaching arouse with the intention of, at least, minimize the students¿ difficulties towards the abstraction and visualization of chemical phenomena, incrementing the teacher¿s didactic in the classroom, also working as a supplemental material to the students that search for correlated videos on youtube. Given that the 3D animations are one of the main technological resources that have been taken more and more space in the universe of education, they can be understood as the bridge between the chemistry taught in the classrooms and witnessed in the laboratories, and the chemical phenomena that are present in the daily life of the students, connecting the macro and micro universes as it encourages imagination, and facilitate the tridimensional comprehension of molecules, orbitals and structures. Molecular orbitals theory is the main topic for six out of the ten produced animations. The animation "Molecular Orbitals: Water ¿ H2O" is divided in two parts: the first one explains the intramolecular bonds in water, and the second depicts the intermolecular bonds amongst two water molecules. The bonds in methane and ammonia are explained in the animations: "Molecular Orbitals: Methane ¿ CH4" and "Molecular Orbitals: Ammonia ¿ NH3". Diborane and methyllithium are explained in the animations: "Molecular Orbitals: Diborane ¿ B2H6" and "Molecular Orbitals: Methyllithium ¿ (CH3Li)4", which aims to demystify and correct distortions presented in higher education textbooks, such as Huheey, Shriver and Housecroft (HUHEEY, 1993, SHRIVER, et. al, 2010, HOUSECROFT e SHARPE, 2012), that mistakenly use two theories, VB theory and hybridization, to explain the chemical bonding of these two molecules. The structure of water is also depicted on the animations: "Clustered Water" and "NaCl dissolution in Water: a new approach", in which the concept of clustered water is introduced and used to explain, unprecedentedly, the NaCl dissolution in water. Lastly, the catalytic hydroformylation is portrayed in the animations: "Hydroformylation of Propylene ¿ step by step" and "Hydroformylation of Propylene ¿ nonstop", in which the first shows in detail all the steps involved in the catalytic hydroformylation of propylene, and the second shows a general vision of the process. The presence of subtitles and explanatory texts is what stands out in eight of the ten animations, facilitating the understanding of the contents and new concepts. The animations were presented in Inorganic and Organometallic chemistry courses on the Chemistry Institute. Some of them were evaluated by the students through questionnaires, and the results are shown in the thesis

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Les Triplettes de Belleville y el Poder de la Síntesis


Artigo Acadêmico

Autores: Carolina M. Leão, Claudiney R. Carrasco
Instituição: III Congreso Internacional de Investigación en Artes Visuales : ANIAV 2017 : GLOCAL 
Publicado em: Editorial Universitat Politècnica de València. (Outubro, 2017), p. 491-497.
Ano: 2017
País: Brasil

Resumo
El objetivo de este trabajo es interpretar las referencias visuales contenidas en la animación ''Les Triplettes de Belleville'' (2003), de Sylvain Chomet. La comprensión será hecha a través de un análisis en el ámbito de la imagen y comunicacional: el aspecto visual expone en la película referencias puntuales a diversos artistas franceses y estadounidenses. Con este tipo de análisis es posible contextualizar y entender pequeños signos producidos a lo largo de la película. Un examen detallado revela cómo la narrativa posee un carácter cómico y crítico. Utilizaremos el concepto de “signo” de Mikhail Bakhtin para articular estas referencias de la imagen y para comprender su fuerza en la composición cómica y crítica de la narrativa en cuestión. Al utilizar diferentes formas de relacionar los signos visuales, el largo metraje explora una naturaleza lúdica, que forma parte de la narrativa y refuerza el sentido dramático. Por tanto, este análisis que profundiza en el estudio de los signos de la imagen, resultará en la comprensión de los valores y la creación de los sentidos construidos en la animación.

Palavras-chave: Animación, Crítica social, Poder de imagen, Signos.

Abstract
This study intends to interpretate the visual references in Sylvain’s Chomet animation ‘’The Triplets of Belleville’’ (2003). The understanding will be reached by image and comunication analysis: the visual aspects of the film shows specifics references of french and american culture. So with the analysis it will be posible to contextualize and understand small signs composed through the whole animation. Through a detailed research, it’s possible to reveal wich way the narrative is created to be critic and also comic at the same time. We will use Mikhail Bakhtin's concept of "sign" to articulate these references of the image and to understand its power over the comic and critical composition of the narrative in question. By using different ways of relating visual signs, the animation explores a ludic nature, wich shapes part of the narrative and reinforces the dramatic meaning. Therefore, this analysis that deepens in the study of the signs of the image, will result in the understanding of the values and the creation of the senses constructed in the animation.

Keywords: Animation, Social criticism, Imagetic power, Signs.


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Produção de Curta-Metragem de Animação 3D em um Contexto de Curto-Prazo Utilizando o Aplicativo de Realidade Virtual “Quill”

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Luis Felipe Verástegui Ríos
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: Flávio Andaló
Ano: 2021
País: Brasil


Resumo
A realidade virtual é um poderoso meio capaz de fornecer ao participante a experiência fisicamente imersiva de interagir, mediante o uso intuitivo do seu corpo, com um ambiente virtual que simula o espaço tridimensional. Assim, as suas características únicas a tornam em um meio adequado para a produção artística de conteúdo digital em 3D, posto que elimina as barreiras técnicas da interação entre o artista e a obra, típica das abordagens convencionais que implementam interfaces 2D, e possibilita a criação, manipulação e animação de objetos 3D de maneira direta e prática. Nesse contexto, o aplicativo imersivo Quill surge como um meio de produção peculiar de pintura e animação 3D que aproveita eficientemente as vantagens da realidade virtual para proporcionar diversas abordagens exclusivas de criação. No presente trabalho, implementou-se este aplicativo como instrumento principal para a produção de um curta-metragem de animação durante o evento Anima Jam, em um período de 9 dias e com uma narrativa inspirada no conceito de “tempo cronológico”. A sua realização foi dividida em três etapas principais: pré-produção, produção e pós-produção, e foi concluída de forma satisfatória, apesar das restrições que envolveu um contexto de curto-prazo.

Palavras-chave: Realidade Virtual, Animação 3D, Quill, Curta-Metragem, Anima Jam, TCC.


Abstract
Virtual reality is a powerful medium capable of providing the participant with thephysically immersive experience of interacting, through the intuitive use of its body, with a virtual environment that simulates three-dimensional space. Thus, its unique characteristics make it a suitable medium for the artistic production of digital 3D content, since it removes the technical barriers of the interaction between the artist and its work, typically found in conventional approaches that implement 2D interfaces, and enables a direct and practical way of creating, manipulating and animating 3D objects. In this context, the immersive application Quill arises as a peculiar mean of production for 3D painting and animation, that efficiently leverages the advantages of virtual reality to provide several unique creative approaches. In the present work, this application was implemented as the main instrument for the production of an animated short film during the Anima Jam event, over a period of 9 days and with a narrative inspired by the concept of “chronological time”. Its making was divided in three major stages: pre- production, production and post-production, and was successfully finished, despite the restrictions involved within a short-term deadline.


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