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Visualização de Dados Multidimensionais Referenciados Utilizando Projeções Multidimensionais e Animação


Dissertação de Mestrado


Nome: Tácito Trindade de Araújo Tiburtino Neves
Instituição: USP - Universidade de São Paulo - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação e Matemática Computacional
Orientadora: Maria Cristina Ferreira de Oliveira 
Ano: 2011
País: Brasil


Resumo
Ferramentas e técnicas de visualização promovem uma análise de dados mais efetiva pelo fato de explorar a capacidade humana na percepção de padrões, principalmente em representações gráficas. Muitos fenômenos são associados a algum tipo de referência, temporal ou geográfica, que pode oferecer informação importante quando são submetidos a processos de análise. Este trabalho aborda representações visuais de dados geradas por técnicas de projeção multidimensional, e propõe uma estratégia para o tratamento diferenciado das referências temporais ou geográficas presentes em conjuntos de dados, no processo de gerar uma projeção multidimensional. Foi proposta e implementada uma variação da técnica Least Square Projection (LSP) que evidencia a informação das referências e permite ao usuário interagir com os mapas visuais gerados, bem como diversas funcionalidades que auxiliam no processo de análise exploratória. A nova abordagem é ilustrada por meio de estudos de caso envolvendo bases de dados temporais e com referências geográficas, em que foi possível observar o comportamento global dos elementos, bem como comportamentos de elementos ou grupos de elementos de interesse. Limitações da estratégia proposta também são discutidas

Palavras-chave: Dados geo-referenciados, Dados variantes no tempo, Projeções multidimensionais, 
Visualização de informação, Dissertação.


Abstract
Visualization tools and techniques promote more effective data analysis by exploiting the human visual perception capabilities in detecting patterns in graphical representations. Many phenomena generate data that include temporal or geographical references, which are likely to provide important information in data analysis procedures. This work addresses data visualizations generated with multidimensional projections, proposing a strategy to handle temporal and geographical references present in multidimensional data sets, when generating multidimensional projections. The Least Squares Projection (LSP) technique was extended to explicitly handle the reference information and represent it in the visual maps, and a set of supporting analysis functions have been implemented. The proposed approach is illustrated through case studies on multidimensional data sets, in which it was possible to observe the global behavior of the elements, as well as individual behavior of elements or groups of elements of interest.

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Relato de Experiência no Projeto Plataforma Kinecom: A gestão de pessoas nos bastidores do "Obesidade no SUS (2021)"

   

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Alessandra Bonholi Barbosa 
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientador: André Luis Porto Macedo
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
Este artigo traz o relato de experiência em gestão de pessoas para a primeira animação produzida no projeto Plataforma KineCom: o curta-metragem Obesidade no SUS (2021). Ao relacionar as práticas adotadas na produção à estudos de gestão de pessoas - como os de Catmull (2014) e Machado (2012) - traça reflexões pertinentes ao investimento em projetos e produções universitárias que promovam a autonomia e o protagonismo estudantil na construção de conhecimentos relacionados à indústria de animação brasileira.

Palavras-chave: Cinema de Animação, Gestão de Pessoas, Indústria Criativa, Universidade, Formação, TCC.


Abstract
This paper holds a report on people management experienced in the first animation produced at the KineCom Platform project: Obesity at SUS (2021). By relating the practices adopted due the production of the short film to those recommended by people management theorists - such as Catmull (2014) and Machado (2012) - intend to outline relevant reflections on investment in university projects and productions that promotes autonomy and student protagonism in the construction of knowledgement related to the Brazilian animation industry.


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Pensando um Modelo de Pré-Produção em Animação 2D: Relato do curta universitário "Halloween Night"

   

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Fernanda Pacheco Maciel
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Ana Paula Penkala
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
O trabalho atual busca apresentar toda a fase inicial da produção de animação 2D, frame by frame, com o intuito de desenvolver um modelo adaptado de pré-produção com os processos e funções a partir da experiência prática obtida durante o desenvolvimento de um projeto autoral, Halloween Night. A pesquisa visa manifestar a otimização do processo de pré-produção usando análises qualitativas baseada nas decisões de planejamento feitas durante a pré-produção com o objetivo de viabilizar um curta-metragem universitário.

Palavras-chave: Animação 2D, Pré-Produção, Curta-Metragem Independente, Processo de Produção, Curta-Metragem Universitário, TCC.



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"Eu e o Câncer, o Câncer e Eu" - A ética no documentário animado

   

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Rita Martins Vilela
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Ivonete Pinto
Ano: 2022
País: Brasil

Resumo
Este artigo busca desenvolver uma reflexão sobre a produção de um documentário parcialmente animado e sua relação com a ética durante todas as etapas de produção, desde o tratamento com a atriz social em questão quanto na pós-produção. Como embasamento, foram utilizados teóricos do cinema documentário e animação que analisam as possibilidades do cinema como forma de comunicação, alinhando tais conteúdos à ética.

Palavras-chave: Cinema, Documentário, Animação, Ética, TCC.


Abstract
This article intends to develop a reflection on the production of a partially animated documentary and its relationship with ethics during all stages of production, from the treatment with the social actress to post-production. As a basis, theorists of documentary and animation cinema were used, who analyze the possibilities of cinema as a form of communication, aligning this contents with ethics.


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Animação 3D: Mapeamento do fluxo de produção

   

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Mariane Gomes Machado Teixeira
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Gissele Azevedo Cardozo
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
Partindo da divisão de etapas citadas por Catherine Winder e Zahra Dowlatabadi no livro Producing Animation de 2020 e as informações disponibilizadas por estúdios como a Dreamworks e Bloop Animation, foi feito um levantamento dos setores envolvidos na produção de uma animação 3D utilizando essas três abordagens diferentes. Com esse levantamento busca-se entender quais os setores considerados “padrão” (em comum entre eles) envolvidos na produção de uma animação 3D, e como eles estão relacionados entre si a partir dos “produtos” (materiais) gerados por cada um deles, criando um mapeamento dos processos individuais a fim de entender o fluxo de produção da animação 3D.

Palavras-chave: Pipeline 3D, Workflow 3D, Animação 3D, Processos de Produção, TCC.


Abstract
Starting with the production stages as divided by Catherine Winder and Zahra Dowlatabadi on their book Producing Animation from 2020, and the available information from both studios Dreamworks and Bloop Animation, the research gathers information about which departments are involved in the production of a 3D animation, using these three different approaches and points of view. From that it’s intended to understand which departments are considered as “standard” in a 3D animation production pipeline and how they relate to each other by the “products” created by each one of them, mapping individual processes for each department and aiming to understand the 3D animation production workflow.


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