Pagina inicial

Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 4o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mantemos a equipe com os Professores doutores Carla Schn...

Análise da Série de Animação Peixonauta para o Ensino e Aprendizagem de Ciências na Educação Básica

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Marília Karolayne Gomes Silva
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Ciências Biológicas (Licenciatura)
Orientador: Ricardo Ferreira das Neves
Ano: 2022
País: Brasil

Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar os conteúdos biológicos abordados na série de animação Peixonauta para o ensino e a aprendizagem de estudantes da educação básica. As animações são ferramentas significativas no âmbito educacional, consistindo em uma abordagem de conceitos através das representações não científicas ilustradas na série de animação Peixonauta, e que contribuiram como recurso didático no campo pedagógico, considerando sua linguagem, interação e a dinâmica, mediante ideias compartilhadas através desse elemento midiático, possibilitando a difusão do pensamento científico. A abordagem qualitativa, de caráter descritivo e observacional, através da seleção de alguns episódios da animação peixonauta, envolveram conteúdos das ciências biológicas, e pela análise conotativa proposta por Roland Barthes, oportunizou contribuir no processo educativo. Assim, foi possível perceber em alguns momentos da animação a discussão sobre espécies invasoras, polinização, solo e aquecimento global, envolvendo áreas da Zoologia, Ecologia, Botânica e Meio Ambiente. Isso aponta que algumas animações podem atuar significativamente para o ensino de Biologia e contribuir com o processo de ensino-aprendizagem na educação básica.

Palavras-chave: Ensino de ciências, Biologia - estudo e ensino, Material didático, TCC

Para o texto completo, clique aqui!

Percepção Monocular e Representação Tridimensional na Animação


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Guilherme Garcia da Silva
Instituição: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes
Programa: Cinema de Animação e Artes Digitais
Orientador: Virgilio Vasconcelos
Ano: 2020
País: Brasil


Resumo
Os sinais de percepção espacial podem ser guias para a compreensão do espaço em representações artísticas. Representações consistentes do espaço ajudam na imersão e na sensação de profundidade. O artigo propõe duas análises de filmes a partir dos sinais listados por Schiffman.

Palavras-chave: Espaço, Tridimensionalidade, Monoculares, Sinais, Animação, TCC.


Abstract
Spacial perception signals could be guides for the undestanding of space in artistic representations. Consistent representations of space could help in immersion and depth fell. The article proposes two movie analyzes from signals listeds by Schiffman. 


Para o texto completo, clique aqui!
 

Uma Análise das Técnicas Cinematográficas do Filme “Homem Aranha no Aranhaverso"


Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Isabella Amaro Santana
Instituição: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes
Programa: Cinema de Animação e Artes Digitais
Orientador: Daniel L. Werneck
Ano: 2020
País: Brasil

Resumo
A presente monografia tem o objetivo de analisar o estilo, as técnicas narrativas e cinematográficas do “Homem-AranhanoAranhaverso”, uma animação diferente de todas as outras, tanto 2D quanto 3D, que conseguiu mesclar métodos de diferentes mídias, como animação 2D e quadrinhos, em uma obra que utiliza o 3D como base. Analisando desde a criação do Super Herói, passando pela história das histórias em quadrinho, adaptações para o cinema e cinema 3D, entenderemos todas as mídias que juntas deram origem à essa produção e investigaremos como o Aranhaverso conseguiu criar uma estética que simula tão bem o universo de revistas impressas.

Palavras-chave: Análise, Quadrinho, Cinema, Homem-Aranha, TCC.


Abstract
This monograph aims to analyze the style, narrative and cinematographic techniques of “Spider-Man in the Spider-Man”, an animation unlike any other, both 2D and 3D, which managed to mix methods from different media, such as 2D animation and comics, in a work that uses 3D as a base. Analyzing since the creation of the Super Hero, going through the history of comic books, adaptations for cinema and 3D cinema, we will understand all the media that together gave rise to this production and investigate how the Spiderverse managed to create an aesthetic that simulates the universe of printed magazines so well. 


Para o texto completo, clique aqui!
 

A Narrativa de Slam Dunk: Recursos cinematográficos nos mangás

 

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Walther Romualdo Ferreira Antonio
Instituição: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes
Programa: Cinema de Animação e Artes Digitais
Orientador: Daniel Leal Werneck
Ano: 2019
País: Brasil


Resumo
As histórias em quadrinhos japonesas os chamados mangás são hoje uma relevante forma de entretenimento. Com obras de bastante impacto na cultura pop aqui é destacado Slam Dunk uma história de basquete, tema pouco recorrente nos quadrinhos ocidentais. A narrativa de Slam Dunk é tema central da análise, visto que interessantes características da obra como composições simbólicas, contraste entre personagens é utilizado  eficientemente. Os mangás são frequentemente caracterizados como tendo uma narrativa cinematográfica, porém pouco se elabora sobre o que especificamente define uma narrativa cinematográfica nos quadrinhos. Tal definição acabou se mostrando complexa, mas com base nela se analisou uma série de recursos objetivos presentes nos quadrinhos que se assemelham em algum nível com elementos estéticos e narrativos do cinema.Esta abordagem foi feita tanto em quadros únicos de Slam Dunk e outras obras como na análise de trechos de um arco dramático da obra considerando todo o contexto da trama. Apesar das diferenças entre as mecânicas narrativas dos quadrinhos e do cinema se percebeu que mesmo dentro das limitações existem sim diversas correspondências e referências entre seus recursos narrativos. É compreender de que forma se transcorrem o uso destes recursos pode ser relevante a qualquer entusiasta de histórias em quadrinhos.

Palavras-chave: Histórias em quadrinhos, Mangás, Slam Dunk, Narrativa cinematográfica, TCC.


Abstract
The Japanese comics called the manga are today a relevant form of entertainment. With works of quite a hit in pop culture here is highlighted Slam Dunk a basketball story, little recurring theme inWestern comics. The narrative of Slam Dunk is the central theme of the analysis, since interesting features of the work as symbolic compositions, contrast between characters is used efficiently.Mangas are often characterized as having a cinematic narrative, but little is elaborated on what specifically defines a cinematic narrative in comics. Such a definition turned out to be complex, but based on it a series of objective resources present in the comics that somehow resemble with aesthetic and narrative elements of the cinema were analyzed. This approach was made both in single frames of Slam Dunk and other works as in the analysis of stretches of a dramatic arc of the work considering the whole context of the plot. Despite the differences between the narrative mechanics of the comics and the movies, it was noticed that even within the limitations there are several correspondences and references between their narrative resources. It is to understand how the use of these resources can be relevant to any comic book enthusiast


Para o texto completo, clique aqui!
 

Aos Ouvidos de uma Criança: O som no O Menino e o Mundo

 

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Igor Santos Bastos
Instituição: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes
Programa: Cinema de Animação e Artes Digitais
Orientador: Leonardo Alves Vidigal
Ano: 2019
País: Brasil


Resumo
O objetivo deste artigo é analisar alguns dos aspectos do som e suas relações inventivas no filme de animação O Menino e o Mundo(2014) dirigido por Alê Abreu. Através das teorias de pensadores como Michel Chion, Foucault, Zumthor sobre os ruídos, a voz,e a música, buscaremos traçar como estes elementos relacionam-se entre si criando algo que estaria além da linguagem cinematográfica perceptiva do filme. O som tratado aqui não somente como algo que complementa a imagem, mas algo que expande o espaço e tempo, elencando uma inventividade ao filme, dando novas camadas e modificando de maneira simbólica o que se vê como uma espécie de amplificação do discurso fílmico.

Palavras-chave: Cinema de Animação, Música Latina, Som, O Menino e o Mundo, TCC.


Para o texto completo, clique aqui!