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Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 4o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mantemos a equipe com os Professores doutores Carla Schn...

O Conhecimento Científico Através dos Animes

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Vasco Silva dos Santos Júnior
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Licenciatura em Física
Orientador: João Eduardo Fernandes Ramos
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
Neste trabalho apresentamos uma proposta didática para o ensino de Física que tem como base a utilização de animês (desenhos animados japoneses) como ferramenta pedagógica, auxiliando na construção do conhecimento científico. Escolhemos os animês “Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya)” e “Dragon Ball Z” para serem extraídos os conceitos físicos e trabalhar a temática em sala de aula. Essa pesquisa foi desenvolvida na Escola de Referência em Ensino Médio – Monsenhor Abílio Américo Galvão (EREM-EMAAG) que fica localizado na cidade de Palmares-PE. Exibimos as cenas cortadas dos episódios para que os alunos pudessem identificar os conceitos abordados e discutimos acerca do que era visto, passando em seguida um vídeo do dia-a-dia do tema discutido. A análise dessa atividade foi feita através dos questionamentos em sala de aula e pelo questionário após a apresentação. Afinal, a partir deste trabalho, identificou-se que o animê pode ser utilizado como ferramenta pedagógica no ensino de Física.

Palavras-chave: Física - Estudo e ensino, Ciência - Conhecimentos, Histórias em quadrinhos, TCC

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Método Ágil para Concepção de Personagens para Jogos Digitais no Arranjo Produtivo Local de Pernambuco

Dissertação de Mestrado

Nome: Vinícius Cavalcanti Fabrino Gomes
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Programa de Pós-Graduação em Design
Orientador: André Menezes Marques das Neves
Ano: 2010
País: Brasil

Resumo
Esta pesquisa procura criar um método que oriente a comunicação entre o game designer e o character designer na criação de um personagem para um jogo digital. Tendo como contexto o arranjo produtivo local das empresas de Pernambuco. Primeiramente é apresentado o arranjo local das empresas de jogos por meio de entrevistas com os game designers. Em seguida, o estado da arte demonstra que pouco foi feito a cerca do assunto. Adotamos o design como guia de criação para uma proposta que facilite, agilize e evolua a comunicação entre idéia (game design) e a produção (character design). Por fim, apresentamos o método desenvolvido e como tal aplicação pode ajudar o futuro das empresas e da produção de jogos.

Palavras-chave: Criação, Character design, Design, Game design, Conteúdo, Concepção, Dissertação

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Uma Análise Sobre a Influência das Princesas de Contos de Fadas na Imagem da Mulher Contemporânea: Um olhar sobre as personagens Branca de Neve, Bela Adormecida e Cinderela, suas estórias originais, suas representações nos filmes da Disney Studios e no cinema contemporâneo

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Maria Geisiane Feitosa Bezerra
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Design
Orientador: Ana Paula Celso de Miranda
Ano: 2016
País: Brasil

Resumo
O presente estudo tem como finalidade analisar a influência que a imagem das princesas dos contos de fadas tem sobre o autoconceito da mulher contemporânea, para isso, será feita aqui, uma análise das personagens Branca de Neve, Bela Adormecida e Cinderela tendo em vista as histórias escritas pelos Irmãos Grimm, os filmes produzidos pela Disney Studios, Branca de Neve e os Sete Anões (1937), Bela Adormecida (1959) e Cinderela (1950), e também suas respectivas releituras, Branca de Neve e o Caçador produzido pela Universal Pictures (2012), Malévola (2014) e Cinderela (2015) produzidos pela Disney Studios, a fim de identificar, se as mulheres dos dias atuais ainda são influenciadas pela imagem das princesas antigas ou se mudou sua visão sobre as mesmas.

Palavras-chave: Contos de fadas, Mulheres, Princesas, Cinema, Influência (Literatura, artística, etc.), TCC

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As Cores de Submarine

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Ayrton Moraes de Luna
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Design
Orientador: Marcos Buccini Pio Ribeiro
Ano: 2017
País: Brasil

Resumo
Este trabalho tem como finalidade analisar a utilização do elemento visual cor como transmissor de mensagens no audiovisual, para tal análise foi escolhido o filme Submarine (2010), do diretor inglês Richard Ayoade. A partir de uma pesquisa bibliográfica sobre a cor, seus aspectos físicos, fisiológicos e simbólicos podemos enxergar com mais clareza suas diversas possibilidades no campo artístico e como utilizar desse artifício na área de comunicação. É possível entender os principais aspectos da psicologia das cores e suas diferentes mensagens em diferentes contextos e culturas. Encontraremos também observações sobre como funciona o trabalho do diretor de arte no cinema, as subdivisões de seu cargo e suas principais tarefas para organizar sua equipe e colaborar em um filme coeso com seu conceito principal. Entenderemos nosso objeto de estudo com maior profundidade, observando cautelosamente as pistas visuais e mensagens deixadas de forma subliminar pelo diretor e pelo diretor de arte do filme.

Palavras-chave: Submarine (filme), Cor, Cinema - Direção de arte, TCC

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Animes: Um recurso potencializador para o ensino de química

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Rafael Vinicius Araújo Melo
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Licenciatura em Química
Orientador(a): Ana Paula Freitas da Silva
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
O ensino de Química no Ensino Médio ainda segue um modelo tradicional, em que os conteúdos abordados em sala de aula são ministrados de maneira descontextualizada e desmotivadora, acarretando uma imagem de que a química é uma disciplina complexa, baseada meramente em fórmulas e teorias. Por isso, com o intuito de abordar metodologias que diferem dos modelos tradicionais, buscou-se analisar atividades com caráter lúdico no ensino de química que possam potencializar a aprendizagem. Diante deste contexto, este trabalho visou analisar o potencial de animes como recurso didático para o ensino de química, especificamente na área de Química Orgânica, com estudantes de uma turma do 2º ano do Ensino Médio de uma instituição de rede particular da cidade de Lajedo - PE, através da aplicação de uma sequência didática baseada no anime Dr. Stone. Inicialmente, desenvolveu-se um questionário com perguntas abertas e fechadas, a fim de analisar o conhecimento prévio dos alunos acerca de química e dos animes, particularmente o anime do Dr. Stone. Além disso, os discentes desenvolveram mapas mentais sobre a temática abordada durante a sequência didática, a fim de se ter um material para analisar juntamente com os questionários previamente aplicados. Com base nos resultados obtidos, observou-se que os animes podem potencializar o ensino de química, uma vez que o conhecimento transmitido no anime é passado de forma lúdica, direta e contextualizada.

Palavras-chave: Animes, Ensino de Química, Sequência Didática, Química Orgânica, Mapa Mental, TCC

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