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Seja bem vindo! Nosso 4o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mantemos a equipe com os Professores doutores Carla Schn...

Vida de Boneco: Um filme para pensar a respeito do uso de bonecos em produções audiovisuais

Tese de Doutorado


Nome:  Flávio Gomes de Oliveira
Instituição: Universidade Federal de Goiás / UFG - Faculdade de Artes Visuais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual
Orientadora: Rosa Berardo
Ano: 2016
País: Brasil


Resumo
Este trabalho consiste em uma pesquisa sobre o uso de bonecos em produções audiovisuais diversas, bem como, analisar, os diversos tipos de bonecos que são produzidos para este tipo de aplicação. Após esta análise, mapear o sistema de produção deste tipo de personagem por meio de um levantamento das principais características que envolvem a produção, uso e animação de personagens deste tipo. Por fim, propor a produção de um curta metragem feito com bonecos diversos que exemplifique os dados obtidos durante a pesquisa bibliográfica, nesta etapa, são apresentados os processos de produção de cada tipo de boneco bem como o processo de animação dos mesmos.

Palavras-chave: Bonecos , Animação , Stop-motion , Animatronics , Audiovisual, Tese.

Abstract
This work consists of a research on the use of puppets in many audiovisual productions, and also at analyzing the various types of puppets that are made for this type of application. After this analysis, map production system of this type of character by means of an inventory of the main characteristics that involve the production, use and animation of this type of character. Finally, propose the production
of a short film made with various puppets that exemplifies the data obtained during the bibliographical research, this step presents the production processes of each type of puppet.

Keywords:  Puppets , Animation , Stop motion , Animatronics , Audiovisual.



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Concept-art para curta metragem em animação "o menino e seu medo do mato"

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Everton José Cunha Amorim
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Graduação em Design
Orientador(a): Ricardo Cunha Lima
Ano: 2024
País: Brasil

Resumo
O primeiro objetivo deste trabalho é desenvolver o conceito amplo da história “o menino e seu medo do mato” utilizando o autor Vogler, esse focado em narrativas clássicas. O segundo objetivo é utilizar os arquétipos para gerar o concept-art de 3 personagens, para isso foram utilizado estes autores como base da metodologia: Rodrigues (2015) e Ribeiro (2021). O trabalho se divide em cinco seções: introdução e fundamentação teórica, metodologias, desenvolvimento do projeto, detalhamento técnico e resultados.

Palavras-chave: Concept art, Animação, Design, Arquétipos, TCC

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Princesa Mononoke: inspiração para uma coleção de estampas do universo geek

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Thalita Lopes dos Santos
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Graduação em Design
Orientador(a): Andrea Barbosa Camargo
Ano: 2024
País: Brasil

Resumo
O projeto consiste na união do design de superfície com animações japonesas, realizando uma análise cinematográfica, visando criar dez peças de estamparia para aplicação em diversos objetos. Para a ação projetual fizemos o uso da metodologia de Bruno Munari, com posterior adaptação para o projeto em questão, esse baseado no filme “Princesa Mononoke” e nas peças que levaram em seu corpo uma variedade de elementos do filme e sua diversidade cultural asiática. Deste modo pudemos adentrar no mundo geek para compor uma variação dos atuais modelos de estamparia predominante no mercado.

Palavras-chave: Estampa, Animação, Mononoke, Superfície, TCC

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Luta e Cores: mulheres que mantêm acesa a cultura de Pernambuco

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Bruna Rafaely Nogueira Vieira
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Graduação em Design
Orientador(a): Camila Brito de Vasconcelos
Ano: 2024
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho “Luta e Cores: Mulheres que mantêm acesa a cultura de Pernambuco” tem por objetivo valorizar a luta e a força das mulheres pernambucanas através da sua arte, tendo este como foco a artesã Ana das Carrancas. Obteve como resultado final o primeiro episódio do projeto que continuará além do âmbito acadêmico. Aborda através da colagem digital e animação uma imersão na história de resiliência da personagem durante a seca no Sertão pernambucano e a sua busca incansável pela dignidade da sua família.

Palavras-chave: Ana das Carrancas, Cultura, Colagem Digital, Animação Colagem, TCC

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Projeto de Pitch Bible: produção de uma animação 2D com representatividade LGBTQIAPN+

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Ewerton Gabriel de Almeida Santos
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Graduação em Design
Orientador(a): Amanda Mansur Custódio Nogueira
Ano: 2024
País: Brasil

Resumo
A indústria de animação no Brasil está experimentando um notável crescimento e expansão. Isso se deve aos esforços conjuntos do governo, da iniciativa privada e dos profissionais do setor, que fortaleceram o campo da animação no país. O aumento do acesso à tecnologia e das habilidades dos profissionais também contribuiu para o crescimento dessa indústria. A diversidade de estilos e temáticas abordadas nas animações brasileiras, incluindo questões sociais, culturais e de gênero, tem ampliado seu alcance e relevância. No entanto, ainda há resistência em relação à representatividade LGBTQIAPN+ nas animações, especialmente nas produções voltadas para o público infantil-juvenil. Essa resistência reflete valores conservadores e limita a inclusão e a representatividade. A presente pesquisa busca promover a conscientização e o apoio a essa comunidade, através da inclusão do tema em animações infanto-juvenis. Portanto, teve como objetivo geral o de produzir uma pitch bible LGBTQIAPN+ em animação 2D, aplicando característica de Mangá. Para isso, adotou uma abordagem metodológica exploratória. Junto a isso, realizou um revisão bibliográfica e análise de exemplos que embasam o processo. Utilizou-se também propostas de produções de pitch bible de autores e estúdios relevantes nessa área. Isso auxiliou no desenvolvimento do roteiro, alinhado à visão estabelecida e criação de elementos visuais atraentes. Como resultado, foi elaborada uma pitch bible que apresenta a visão, o conceito e os detalhes do projeto de animação 2D LGBTQIAPN+. A pitch bible criada buscou transmitir de forma clara e convincente a importância da representatividade LGBTQIAPN+, bem como o potencial de impacto dessa animação e de sua narrativa visual. Tanto o objetivo geral, como os objetivos específicos foram alcançados. Por fim, a pesquisa realizada estabeleceu um sólido ponto de partida para a criação de uma animação que promova a inclusão, a representatividade e a conscientização sobre as orientações sexuais.

Palavras-chave: Pitch Bible, Mangá, LGBTQIAPN+, Animação, TCC

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