Pagina inicial

Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 4o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mantemos a equipe com os Professores doutores Carla Schn...

O Uso do Flat Design no Aplicativo Headspace

    Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Gabriela Ivo
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Carla Schneider
Ano: 2024
País: Brasil

Resumo
Com o objetivo de investigar o flat design presente no aplicativo Headspace, este estudo utiliza como abordagem metodológica a criação de ferramentas específicas (tabelas e figuras) que possibilitam aplicar categorias de análise (cores, formas e movimentos) tendo como referência os estudos de Rudolf Arnheim (2005) e Wucius Wong (2013, 2001). O recorte desta pesquisa envolve os elementos que compõem a tela de início do aplicativo, mapeando a sua distribuição, bem como analisa o emprego do flat design e suas características. Para isso trabalha com os conceitos de Desenvolvimento Centrado no Usuário (DCU), Flat Design, Interface Gráfica. Além disso, investiga um vídeo que propõe interação através de atividades práticas de respiração, no âmbito da meditação.

Palavras-chave: Animação, Flat Design, Interface Gráfica, Cores, Formas, Headspace, TCC.



Para o texto completo, clique aqui!

 

O que faz um Personagem Trans?

 Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Amelia D’Arc Ouriques Homrich
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Cíntia Langie
Ano: 2024
País: Brasil

Resumo
Ausente de uma base teórica específica para a análise de personagens transgêneros em mídias animadas, este artigo tenta criar uma base para futuras aplicações. Se procurou o que faz um personagem trans, vulgo, o que faz um personagem ser visto como trans e o que os personagens fazem nas histórias. Se encontraram quatro caracterizações - Rejeição de Normatividade, Falha em Normatividade, Paralelos Trans & Autodeterminação de Gênero - que codificam os elementos narrativos e visuais dos personagens transgêneros catalogados.

Palavras-chave: Personagens, Trans, Animação, Transgênero, Narrativa Audiovisual, TCC.


Abstract
Absent a specific theoretical basis for the analysis of transgender characters in animated mediums, this article attempts to create a basis for future applications. It was searched for what makes a trans character, in both what makes a character be seen as trans and what the characters do in these stories. Four characterizations were found - Rejection of Normativity, Failure in Normativity, Trans Parallels & Gender Self Determination - that codify the narrative and visual elements in the cataloged transgender characters.


Para o texto completo, clique aqui!

 

Entre Lugares: Ensaio animado

  Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Jojo Bezerra
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientador: Alexandre Severo Masotti
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho visa investigar o campo cinematográfico dos ‘filmes-ensaio’, tendo como recorte entrecruzamento com obras animadas, sob a perspectiva de observação desses campos quanto à linguagem cinematográfica, delimitadas à introdução de questões de conceito, classificação e categorização. Através desse artigo propõe-se responder à pergunta de pesquisa: Como classificar uma animação enquanto ensaio?. O tema foi abordado por meio de pesquisas bibliográficas, seleção de textos pertinentes aos temas, leitura e resumo. A partir dos materiais referenciados foi possibilitado a produção das tabelas contendo termos demarcadores, mapeando tais campos, e as aplicações dos conceitos em amostras nacionais, por fim nesse processo formular e apresentar uma proposta conceitual para circunscrever o que pode ser o tal ‘Ensaio Animado’. Assim através desse processo, estabelecer uma base ao que é Filme-Ensaio e as diferenças entre Animação e Live action (Ato-ao-vivo); observando as relações entre arquivos de registro, memória e Ensaio Animado; Buscando compreender como memória e escrevivência seria transcrita em “Ensaiar” e por fim, formular e apresentar uma proposta conceitual para circunscrever o que pode ser o ‘Ensaio Animado’.

Palavras-chave: Filme-ensaio, Animação, Ensaio Animado, TCC.


Abstract
The present work aims to investigate the cinematographic field of ‘essay films’, focusing on the intersection of animated works, from the perspective of observing these fields as well as cinematographic languages; limited to the introduction ofquestions of concept, classification and categorization, this article proposes to respond to the research question: How to classify an animation as an essay? The topic was approached through bibliographical research, selection of texts relevant to the themes, reading and summary. From the referenced materials, it was possible to produce tables containing demarcating terms, mapping such fields, and the applications of the concepts in national samples, finally in this process formulating and presenting a conceptual proposal to circumscribe what the so-called 'Animated Essay' could be. Establish what a Film Essay is, the differences between Animation and Live action; Observe the relationships between registration files, would be transcribed in “Rehearsal”


Para o texto completo, clique aqui!

 

Controlador Para Animação Esqueletal 2D - QFRAME

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Vítor Bruno Santos da Costa
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro 
Programa: Escola de Belas Artes - Desenho Industrial
Orientador: Valdir Ferreira Soares
Ano: 2023
País: Brasil


Resumo
Estudo desenvolvido com o objetivo de apresentar um projeto de controlador adequado ao exercício da animação esqueletal digital, em especial sob o regime de teletrabalho. Apoia-se na literatura existente sobre design de teclados e temas adjacentes, assim como na análise do mercado e em testes com protótipos físicos para sugerir soluções aos problemas encontrados durante a observação no trabalho real ou reportados por meio de enquete. Por fim, detalha um projeto de produto baseado nas informações levantadas.

Palavras-chave: Animação esqueletal digital, TCC.

Para o texto completo, clique aqui!

Aurora e a Astrela Celestial: Roteiro de longa-metragem de animação

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Pedro Henrique Fernandes do Nascimento
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro 
Programa: Escola de Comunicação
Orientadores: Kátia Augusta Maciel e Aurélio Aragão
Ano: 2023
País: Brasil


Resumo
Aurora e a Estrela Celestial é um roteiro de longa-metragem de animação que conta a história de uma garota de 11 anos que precisa se entender com seu luto após perder sua mãe. A aventura se passará em um universo cósmico fantasioso repleto de magia e estrelas cadentes, onde Aurora descobrirá o passado de sua mãe e a si mesma. O objetivo é abordar o luto de uma forma lúdica para uma faixa etária mais nova. Nesse sentido, crianças e jovens que estejam experienciando um momento de perda, podem se utilizar do longa para entenderem melhor seu luto. A história tem sua estrutura baseada na jornada mítica clássica de Joseph Campbell (1949) e Christopher Vogler (2015), além dos princípios de roteiro de Robert Mckee (2006).

Palavras-chave: Animação, Roteiro de cinema, Luto, TCC.

Para o texto completo, clique aqui!