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Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 4o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mantemos a equipe com os Professores doutores Carla Schn...

Flor: Projeto de trailer animado em animatic

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Luiz Filipe Guimarães
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ  
Programa: Escola de Belas Artes - Graduação em Comunicação Visual - Design
Orientador: Marcelo Gonçalves Ribeiro
Ano: 2021
País: Brasil


Resumo
Esta monografia mostra o processo de criação do projeto “Flor”, entregue como trabalho de conclusão de curso em 2021. O projeto é um trailer animado em formato de animatic. Ele conta uma história autoral traduzida numa narrativa audiovisual fantástica. O processo de criação contou com estudos sobre narrativa clássica e “jornada do herói”, as- sim como estudos sobre trailer e animação. Todas as áreas abordadas foram necessárias para que este projeto fosse produzido de forma concisa, mas para além deste, os estudos mostram como estas áreas se encontram de modo funcional para realização de qualquer projeto do gênero. A finalidade desta monografia é mostrar os estudos base de cada área abordada, também mostrar as análises teóricas dos similares do projeto, e principalmente como todos os elementos para produção do projeto final se encaixaram na produção do mesmo.

Palavras-chaves: Narrativa visual, Narrativa clássica, Trailer, Animação, Animatic, TCC.

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Memórias de Emanon: Pré-produção de um curta animado

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Vitor Alves da Rocha Silva
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ  
Programa: Escola de Belas Artes - Graduação em Comunicação Visual - Design
Orientador: Marcelo Gonçalves Ribeiro
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
Memórias de Emanon é um projeto de conclusão do curso de Comunicação Visual Design da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Consiste na pré-produção de um curta em animação 2D, adaptando o mangá original de mesmo nome. Esse projeto foi realizado para este trabalho de conclusão. Essa monografia relata o meu processo durante o desenvolvimento desse projeto, detalhando todas as etapas, desde o estudo de narrativas e roteiros, escolhas criativas no desenvolvimento visual, meu processo de decisões durante a etapa do storyboard/animatic, construção da trilha sonora e testes de animações. O objetivo desta monografia é mostrar como o estudo mais aprofundado em cada etapa guiou minhas escolhas ao longo do desenvolvimento e também mostrar mais a fundo como uma animação 2D é produzida.

Palavras-chave: Animação, Pré-produção, Storyboard, Cut-out, Anime, TCC.

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Amálgama: Pré-produção de um curta animado sobre dependência emocional

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Lays de Albuquerque Carneiro Santos
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ  
Programa: Escola de Belas Artes - Graduação em Comunicação Visual - Design
Orientadora: Irene de Mendonça Peixoto
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
A presente monografia traz Amálgama, uma pré-produção de um curta em animação 2D, que tem como tema medular a dependência emocional. Além disso, a história que inspira o projeto foi desenvolvida pela própria autora mediante à algumas situações vividas de cunho pessoal. O principal objetivo do projeto é resolver todas as pendências visuais dentro do campo da animação, ilustração e design de tal maneira, que representem de forma clara como se desenrola uma relação não saudável, dentro dos moldes da dependência emocional. Para tal, será utilizado o expressionismo como importante norte para a conceituação visual. Por fim, a autora procurará descrever passo a passo suas decisões técnicas e os porquês de cada uma delas, dentro dos tópicos necessários para uma pré-produção de animação como: O argumento, o design do naming, a cor na narrativa, design dos personagens, storyboard, cenários/layout de cenários e finalizando com os props.

Palavras-chave: Dependência Emocional, Animação, Ama-x, Expressionismo, Kintsugi, Amizade, TCC.

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Processo de Criação de Personagens para Animação Cut-Out baseada no Programa Cocoricó

  Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Sarah Meireles Silva Vieira
Instituição: 
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: Nicholas Bruggner Grassi
Ano: 2024
País: Brasil

Resumo
Este artigo tem como objetivo abordar os processos para a criação de personagens para uma série de animação 2D, voltada ao público infantil, baseada no programa de TV pré-existente “Cocoricó”. Além de trazer personagens populares do programa de forma repaginada, propõe-se a adição de mais duas personagens à história, de modo que complemente a narrativa. Após a aplicação da metodologia escolhida, obtém-se um trabalho que discorre todo o processo de criação: desde a pesquisa por referências, criação de fichas de personagem e esboços exploratórios, até a produção de ilustrações dos 7 personagens.

Palavras-chave: Design de Personagens, Animação 2D, Cocoricó, TCC.


Abstract
This article has as its main objective the process for creating characters for a 2D animated series aimed at children, based on the pre-existing TV show “Cocoricó”. In addition to bringing popular characters from the show back in a revamped form, it is proposed to add two more characters to the story, in order to complement the narrative. After applying the chosen methodology, the result is a work that covers the entire creation process: from researching references, creating character sheets and exploratory sketches, to producing illustrations of the 7 characters.


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Materializando o videoclipe: Criando uma animação através da imagética de Pink Floyd

  Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Luiz Felipe Moreira Silva Oliveira
Instituição: 
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: André Luiz Sens
Ano: 2024
País: Brasil

Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre videoclipes e canções por meio de um estudo de caso de uma produção audiovisual animada. O clipe, uma animação produzida com base na pesquisa da música 'Breathe' da banda de rock progressivo Pink Floyd, revela que elementos intrínsecos à canção, estabelecem conexões com elementos também presentes no videoclipe, criando um ciclo contínuo de construção de sentido entre essas mídias e para a obra como um todo, onde a canção deposita seus signos no videoclipe, e o vice versa. O estudo de caso demonstra, ainda, que as escolhas criativas em termo de roteiro, direção de arte, animação e edição são capazes de gerar uma imagem plástica que pode estar em consonância ou em dissonância com esses elementos. Essa nova camada de sentidos, fruto da conexão cognitiva entre as duas mídias por meio de contrastes e semelhanças, promove uma sinestesia que possibilita novas interpretações da obra original.

Palavras-chave: Videoclipe, Animação, Pink Floyd, Imagética, TCC.


Abstract
This article aims to analyze the relationship between music videos and songs through a case study of an animated audiovisual production. The video, an animation created based on the research of Pink Floyd's song "Breathe," reveals that intrinsic elements of the song establish connections with elements also present in the video, creating a continuous cycle of meaning-making and sensory experiences between these media and the work as a whole, where the song's signs are embedded in the video, and vice versa. The case study also demonstrates that creative choices in script, art direction, animation, and editing can generate a visual representation that may either align with or contrast the song's elements. This new layer of meaning and sensory experience, resulting from cognitive connections between the two media through contrasts and similarities, fosters a synesthetic experience that allows for new interpretations of the original work.


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