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Seja bem vindo! Nosso 4o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mantemos a equipe com os Professores doutores Carla Schn...

Character-Design e Modelagem de Monstro para Animação 3D de Terror

  Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Vinícius Faria Heussinger
Instituição: 
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: Flávio Andaló
Ano: 2024
País: Brasil

Resumo
Monstros desempenham um papel crucial nos filmes de terror, e seu design é meticulosamente elaborado para provocar medo e aversão nos espectadores. No entanto, a mídia de animação oferece um potencial ainda pouco explorado nesse contexto, proporcionando aos artistas uma liberdade criativa maior, sem a necessidade de seguir proporções e formatos realistas na concepção de personagens. Este trabalho visa explorar essa liberdade ao criar um character-design de monstro típico do gênero de horror, utilizando ferramentas digitais para desenvolver um modelo em animação 3D. A pesquisa inclui uma análise aprofundada do gênero cinematográfico de terror, com foco nas características comuns e recorrentes dos monstros presentes nas obras desse gênero. O objetivo é identificar os principais traços físicos e visuais que contribuem para a presença assustadora que esses seres transmitem, e adaptar esses elementos para o formato de animação 3D, garantindo que a criação mantenha a essência aterrorizante dos monstros tradicionais, mas aproveitando as vantagens da animação digital.

Palavras-chave: Animação 3D,  Design de personagem, Horror, Monstro, Terror, TCC.


Abstract
Monsters play a crucial role in horror films, and their design is meticulously crafted to evoke fear and aversion in viewers. However, animation media offers an underutilized potential in this context, providing artists with greater creative freedom without the need to adhere to realistic proportions and shapes in character design. This work aims to explore this freedom by creating a character design for a typical horror genre monster, using digital tools to develop a 3D animation model. The research includes a thorough analysis of the horror cinematic genre, focusing on the common and recurring characteristics of monsters in works of this genre. The objective is to identify the key physical and visual traits that contribute to the frightening presence of these beings and adapt these elements for the 3D animation format, ensuring that the creation retains the terrifying essence of traditional monsters while leveraging the advantages of digital animation.


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O Processo de Desenvolvimento de Animações de Personagens 3D para Produções Cinematográficas

   Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Gabriel Olivier Alexandre
Instituição: 
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: Flávio Andaló
Ano: 2024
País: Brasil

Resumo
Este projeto tem como foco principal apresentar o processo envolvido no desenvolvimento de animações de personagens em 3D para produções cinematográficas. A pesquisa se propõe a analisar e produzir as etapas cruciais desse processo, desde a pré-produção até o refinamento da animação, considerando aspectos técnicos, criativos e narrativos. Serão exploradas questões relacionadas as etapas da criação das animações de personagens, a construção da narrativa visual, e a utilização dos princípios de animação, visando explorar o melhor método para desenvolver animações expressivas e cativantes.

Palavras-chave: Animação de personagens 3D, Produções cinematográficas, Produção, TCC.


Abstract
This project focuses on presenting the process involved in developing character’s 3D animations for cinematic productions, including both short films and feature-length films. The research aims to analyze and produce the crucial stages of this process, from pre- production to animation refinement, considering technical, creative, and narrative aspects. Issues related to animation creation stages, visual narrative construction, and character animation using animation principles will be explored, aiming to explore the best method for developing expressive and captivating animations.


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Expandir: Animação do videoclipe de Victória Adayme

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Vitoria Bezerra Ferreira
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ  
Programa: Escola de Comunicação - Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Radialismo
Orientador: Alberto Moura
Ano: 2021
País: Brasil


Resumo
Expandir: Animação do videoclipe da música de Victória Adayme é um trabalho que tem como objetivo ilustrar a canção “Expandir”, com animações em 2D no estilo de colagens e motion graphics. Com letra original da cantora, busquei animar os versos inspirados em minhas vivências e inspirações pessoais, processo autorizado pela autora da música. Minha amiga de longa data na Escola de Comunicação me concedeu os direitos para o projeto e assim nasceu o videoclipe de Expandir, uma colaboração de duas Vitórias.

Palavras-chave: Animação, Música, Videoclipe, TCC.

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A Víbora: Conceitos e visualidades para cenários de animação

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Alexandre Barbosa de Moura
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ  
Programa: Escola de Belas Artes - Graduação em Comunicação Visual - Design
Orientadora: Andréa Renck Reis
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
Este trabalho consiste na criação e na projeção de cenários para uma obra audiovisual em animação. Partindo da adaptação de Avíbora, história autoral, utiliza processos e métodos de criação cenográfica aplicados na elaboração de uma estética que se relaciona com o conceito de concept art, para servir como documento auxiliar na direção de arte, na criação de ambientes cenográficos virtuais e na elaboração dos elementos visuais da obra.

Palavras-chave: Cenografia, Direção de arte, Animação, Concept art, Arte digital, TCC.

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Reprint: Um curta metragem que mistura live-action e animação 2D

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: João Lucas Pereira Rosa
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ  
Programa: Escola de Belas Artes - Graduação em Comunicação Visual - Design
Orientador: André de Freitas Ramos
Ano: 2023
País: Brasil


Resumo
O texto a seguir oferece uma análise detalhada sobre cada etapa do processo de produção do meu curta animado, intitulado REPRINT, que explora a fusão entre animação 2D e live-action. Iniciando com uma reflexão sobre a comunicação visual e a evolução histórica da animação, destaco a interconexão entre design, tecnologia e storytelling, enquanto exploro as intenções narrativas em torno da mistura de técnicas no cinema, principalmente no que se refere ao uso humorístico da metalinguagem. Ao mesmo tempo que me ajudou a analisar diversos desafios em torno de uma produção cinematográfica desse tipo, REPRINT utiliza seu enredo para contar um pouco sobre o uso dessas técnicas e o contraste entre estilos, servindo de inspiração, não só para animadores, mas para ilustradores no geral e designers de produção gráfica também.

Palavras-chave: Animação (Cinematografia), Live-action, Metalinguagem, Mascotes, Publicidade, Rubber Hose, TCC.

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