Pagina inicial

Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 4o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mantemos a equipe com os Professores doutores Carla Schn...

Storyboard e Desenvolvimento Visual para Animação: Da ideia ao concept através de parâmetros de projeto em Overtime

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Mariel de Aguiar Scherer
Instituição: 
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientadora: Mônica Stein
Ano: 2024
País: Brasil

Resumo
Utilizando-se da conceitualização do projeto de animação autoral Overtime, o presente artigo disserta a respeito dos fundamentos e noções interdependentes que embasam os caminhos seguidos para uma eficiente tradução de uma ideia para o meio audiovisual. São destacados os conceitos de parâmetros de projeto (ou requerimentos) de Lioi (2002) – artista de desenvolvimento visual com mais de 20 anos de experiência cuja dissertação de mestrado esquematiza o processo de design de personagens em CG–, divididos e definidos pelo autor em parâmetros práticos, subjetivos e técnicos, entrando-se no mérito do último apenas superficialmente. Através dos conceitos estabelecidos, o autor define a interdependência entre processos de pré-produção em animação – particularmente no tangente ao desenvolvimento, processo inicial e exploratório – pela aplicação das noções de parâmetros ao storyboard e ao desenvolvimento visual (design de personagens, props e outros) do projeto concebido. É demonstrada semelhantemente a utilização de fundamentos da construção e da organização visual – particularmente definidos pelas leis da Gestalt – e a manipulação de simbolismos associados à forma e à cor no processo de concepção visual em animação. Finalmente, reflete-se sobre a coesão estilo-temática geral da obra produzida, apresentando resultados que, orientados por determinados parâmetros, unem às suas representações visuais as temáticas centrais da história.

Palavras-chave: Desenvolvimento para animação, Parâmetros de projeto, Storyboard, Desenvolvimento visual, Design de personagens, TCC.


Abstract
Drawing on the conceptualization of the author’s original animation project Overtime, this article discusses the principles and interdependent notions responsible for supporting certain approaches in the search for an efficient idea-to-visuals translation. The author highlights the concept of project parameters (or requirements), presented by Lioi (2002) – visual development artist with over 20 years of experience, and whose masters dissertation schematizes the development process for CG animated characters –, further dividing and defining these needs into practical, subjective and technical parameters – addressing the latter only briefly. Through these definitions, the author expands on the interconnection between animation pre-production stages – particularly regarding its initial development – by applying the project’s parameters to its storyboard and visual development (character, props and production design). The employment of visual perception and organization theories – particularly defined by the Gestalt Principles – and the manipulation of color and shape symbolism in animation development is similarly demonstrated. Finally, the author reflects on the general stylistic-thematic cohesion of the final products, presenting results that convey the project’s parameters and central themes through its visual representation.


Para o texto completo, clique aqui!

Desenvolvimento de Design de Personagem Metamórfico Humano-Animal para Animação 3D

 Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Kiwi Storchi Silveira
Instituição: 
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: Flávio Andaló
Co-orientadora: Alexia Silva da Silveira Arau
Ano: 2024
País: Brasil

Resumo
O artigo tem como objetivo principal abordar os conceitos básicos de Design de Personagem no desenvolvimento de um personagem humano que sofre uma metamorfose animal. Esses conceitos são aplicados e descritos ao longo do projeto, desde a pré-produção com estudos e ilustrações até a produção das versões do personagem e cenários que ele habita em 3D.

Palavras-chave: Design de Personagens, Metamorfose, Animação 3D, Guaxinim, TCC.


Abstract
The article aims to address the basic concepts of Character Design in the development of a human character who undergoes an animal metamorphosis, specifically a raccoon. These concepts are applied and described throughout the project, from pre-production with studies and illustrations to the production of 3D versions of the character and scenarios he inhabits.


Para o texto completo, clique aqui! 

Decifrando A Cidade do Tesouro: O espaço como o personagem em Tekkonkinkreet

 

 Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Palm Gurgel de Oliveira
Instituição: UFF - Universidade Federal Fluminense
Programa:  Instituto de Artes e Comunicação Social - Curso de Graduação em Cinema e Audiovisual
Orientador: Daniel Moreira de Sousa Pinna
Ano: 2024
País: Brasil

Resumo
Investigando o filme Tekkonkinkreet (2006), o mangá homônimo e o documentário de média-metragem sobre o making of do longa, essa monografia tem como objetivo analisar a presença da Cidade do Tesouro como um dos personagens presentes na história. Além disso, buscamos estabelecer o modo em que isso ocorre, observando os métodos usados tanto por Michael Arias quanto por Taiyo Matsumoto.

Palavras-chave: Tekkonkinkreet, Cidade personagem, Animação, Animê, Mangá, Animação (Cinematografia), Linguagem cinematográfica, História em quadrinhos, TCC.


Para o texto completo, clique aqui! 

A Mudança de Narrativa das Animações da Disney: Do romance ao bromance em Frozen

  

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Mariana Martins Trindade
Instituição: UFF - Universidade Federal Fluminense
Programa:  Instituto de Artes e Comunicação Social - Curso de Graduação em Cinema e Audiovisual
Orientadora: Lua Inocêncio
Ano: 2022
País: Brasil

Resumo
Esta pesquisa busca analisar as mudanças identificadas nas animações da Disney, que a partir de 2013 foram impactadas pela narrativa de bromance. Tais transformações estão relacionadas às demandas de adequação sociocultural e comercial, tensionando lógicas como: atravessamento geracional, queerbaiting, pink money e amadurecimento da visibilidade de pautas feministas; com o fim de mapear essas mudanças nas produções e identificar os desdobramentos sociais. Tem-se como objeto de análise de conteúdo o filme Frozen: Uma Aventura Congelante e, como abordagens metodológicas para interpretação destes dados, A Jornada do Herói de Joseph Campbell, A Jornada da Heroína de Maureen Murdock e as 5 Keys, que são os princípios da Walt Disney Company. Aponta-se como hipótese que essa mudança de narrativa é fruto da pressão de grupos sociais, e que seus desdobramentos são positivos, trazendo resultados lucrativos para a empresa, apesar de não serem parte de uma agenda espontânea.

Palavras-chave: Animação, Narrativa, Comunidade LGBTQIA+, Disney, Frozen, 
Animação (Cinematografia), TCC.


Para o texto completo, clique aqui! 

Um Mundo Ideal? Imperialismo e hipersexualização feminina em Aladdin (1992)

 Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Victória Macena Nascimento
Instituição: UFF - Universidade Federal Fluminense
Programa:  Instituto de Artes e Comunicação Social - Curso de Graduação em Cinema e Audiovisual
Orientadora: India Mara Martins
Ano: 2022
País: Brasil

Resumo
A animação Aladdin (1992) da Walt Disney Animation Studios é um dos filmes mais bem sucedidos do estúdio, com sua trama que traz às telas o Oriente Médio e a primeira personagem princesa não caucasiana dos estúdios. Entretanto, o longa-metragem, que propõe-se a representar um país árabe, é repleto de estereótipos e culturas inventadas pelo próprio Ocidente. Esta monografia propõe-se a analisar as problemáticas presentes no Aladdin, sendo elas a hipersexualização feminina de Jasmine; o racismo na construção dos vilões; e o presente imperialismo da visão ocidental. A pesquisa visa analisar também o padrão narrativo e estético de representação feminina em animações dos estúdios desde 1937 a 2016.

Palavras-chave: Animação, Disney, Representação do feminino, Representação do Oriente, Imperialismo, Decolonialidade, Animação (Cinematografia), Representação da mulher, 
Aladdin (Filme),
 
TCC.


Para o texto completo, clique aqui!