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O Tributo ao Bom Vizinho: A obra de Walt Disney no Brasil durante a política de boa vizinhança

Dissertação de Mestrado

Nome: Marla Barbosa Costa
Instituição: UFBA - Universidade Federal da Bahia
Programa: Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais
Orientador: Marcos Guedes Vaz Sampaio
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho busca analisar a participação das obras de Walt Disney nas relações entre Estados Unidos e América Latina, com especial destaque para o Brasil, durante a Política de Boa Vizinhança do governo Franklin Delano Roosevelt entre os anos de 1933 e 1945. O intuito do trabalho é avaliar, utilizando os conceitos de ideologia e cultura, de que forma o cinema de Walt Disney direcionado à América Latina contribuiu para a construção de um imaginário social latino-americano e brasileiro que acolheu uma visão de mundo e um estilo de vida norteamericanos. Durante a Política da Boa Vizinhança, as relações entre os Estados Unidos e os países da América do Sul e Central foram transformadas, avançando de um momento inicial caracterizado pela imposição econômica e ocupações militares estadunidenses na região, para outro centrado em acordos econômicos e intercâmbios culturais, dentre os quais, incluíam-se o envio de obras cinematográficas norte-americanas e recepção de artistas latino-americanos por parte dos Estados Unidos. Essa política teve como objetivo melhorar as relações estadunidenses com a América Latina, bem como manter afastadas possíveis influências europeias, sobretudo da Alemanha em função da ascensão do nazismo. O cinema foi uma das estratégias utilizadas visando à construção de uma relação mais sólida, por meio da disseminação de seu estilo de vida e sua concepção de organização social e econômica, de natureza capitalista, em um contexto de ameaças à ordem internacional construída pelas democracias ocidentais, com a ascensão socialista na URSS e do nazifascismo em algumas nações europeias. Neste cenário, a obra de Walt Disney contribui com sua ludicidade para diluir resistências e estabelecer uma aproximação cultural e identitária, ajudando a fortalecer os laços entre os Estados Unidos e a América Latina e o Brasil.

Palavras-chave: Americanização, Ideologia, Cinema, Disney, Brasil e Estados Unidos, Relações internacionais

Abstract
The present work seeks to analyze the participation of Walt Disney works in the relations between the United States and Latin America, with special emphasis on Brazil, during the Good Neighborliness Policy of the Franklin Delano Roosevelt government between 1933 and 1945. This work is to evaluate, using the concepts of ideology and culture, how Walt Disney's cinema directed to Latin America contributed to the construction of a Latin American and Brazilian social imaginary that embraced a North- American's vision of the world. During the Good Neighborliness’s Policy, relations between the United States and the countries of South and Central America were transformed, advancing from an initial moment characterized by economic imposition and US military occupations in the region, to another centered on economic agreements and cultural exchanges, among which included the sending of North American cinematographic works and reception of Latin American artists by the United States. This policy aimed at improving US relations with Latin America, as well as possible keeping far away European influences, especially from Germany because of the rise of Nazism. Cinema was one of the strategies used to build a more solid relationship through the dissemination of its life style and its conception of capitalist social and economic organization in a context of threats to the international order built by Western democracies, with the socialist rise in the USSR and Nazi-fascism in some European nations. In this scenario, the work of Walt Disney contributes with its playfulness to dilute resistances and establish a cultural and identity approach, helping to strengthen the ties between the United States and Latin America and Brazil.

Keywords:

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O Política e o Juridicamente Correto: Análise jurídica das controvérsias de South Park

Dissertação de Mestrado

Nome: Henrique Breda Foltz Cavalcanti
Instituição: UFBA - Universidade Federal da Bahia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Direito
Orientador: Daniel Oitaven Pamponet Miguel
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
A presente dissertação se propõe a analisar as inter-relações entre as polêmicas exploradas pelo seriado norte-americano South Park e decisões judiciais no Brasil, relacionando-as com a mentalidade pregada pelo assim chamado pensamento “politicamente correto”. Ao todo serão abordadas sete decisões, a saber: o provimento liminar e a sentença de mérito exarados pelo juiz federal Waldemar Cláudio de Carvalho na Ação Popular 101189-79.2017.4.01.3400, referente a assim chamada “cura gay”; o julgamento no Supremo Tribunal Federal do caso Ellwanger, no qual um editor de livros gaúcho foi acusado de racismo por divulgar obras de conteúdo antissemita; a criminalização pelo STF dos atos de homofobia e transfobia, equiparando-os ao crime de racismo para fins penais; a declaração de inconstitucionalidade, pela Suprema Corte, da prática cultural nordestina da vaquejada; a decisão da juíza Caroline Santos Lima que determinou às boates e casas noturnas de Brasília que se abstivessem de cobrar preços diferenciados para o ingresso de homens e mulheres em seus recintos; e a decisão da 1ª Turma do STF que considerou inconstitucionais os dispositivos do Código Penal brasileiro que criminalizam o aborto consentido. Ao fim, conclui-se que o pensamento politicamente correto vem interferindo de forma indevida nos julgamentos proferidos pela Justiça brasileira.

Palavras-chave: politicamente correto, cura gay, racismo, homofobia, vaquejada, igualdade de gênero, aborto

Abstract
The present dissertation proposes to analyze the interrelationships between the controversies explored by the North American series South Park and judicial decisions in Brazil, relating them to the mentality preached by the so-called “political correctness” thinking. Altogether, seven decisions will be addressed, namely: the preliminary injunction and the merit award issued by federal judge Waldemar Cláudio de Carvalho in Popular Action 101189-79.2017.4.01.3400, referring to the so-called “gay cure”; the trial at the Supreme Court of the Ellwanger case, in which a gaúcho editor was accused of racism for publishing works with anti-Semitic content; the Supreme Court’s criminalization of homophobia and transphobia, equating them with the felony of racism for criminal purposes; the Supreme Court's declaration of unconstitutionality of the northeastern cultural practice of vaquejada; the decision of judge Caroline Santos Lima, who ordered night clubs in Brasília to refrain from charging differentiated prices for the admission of men and women to their premises; and the decision of the 1st Panel of the Supreme Court that ruled the provisions of the Brazilian Penal Code that criminalize consented abortion to be unconstitutional. In the end, we conclude that politically correct thinking has been unduly interfering in verdicts rendered by the Brazilian Justice.

Keywords: Political correctness, gay cure, racism, homophobia, gender equality, abortion, rodeios

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Sertaniando: Relações entre música e imagens visuais no filme Boi Aruá

Tese de Doutorado

Nome:
Luís Cláudio Pires Seixas
Instituição: UFBA - Universidade Federal da Bahia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Música
Orientador: Paulo Costa Lima
Ano: 2014
País: Brasil

Resumo
Essa pesquisa busca entender o caminho percorrido pelo compositor Ernst Widmer em resposta ao desafio de se referir ao sertão nordestino em “Boi Aruá”, um filme de desenho animado de Chico Liberato, cujo roteiro escrito por Alba Liberato, parte da história mítica de um boi encantado, impossível de ser capturado. Para tanto, inicialmente, esse filme foi localizado na tradição do cinema brasileiro e no contexto dos filmes de animação (capítulo 1). A modelagem conceitual desse estudo é feita pelos atributos sertanejos da aridez, intrepidez e encantamento que além de orientarem o esforço reflexivo aqui empreendido, aparecem refletidos nas reações criativas produzidas a partir dessa pesquisa. Com o objetivo de facilitar as reflexões analíticas empreendidas em “Sertania”, que é a versão para concerto da música composta por Widmer para “Boi Aruá” e suas relações com imagens visuais foram discutidos alguns aspectos da música fílmica a partir dessa obra audiovisual (capítulo 2) para então, após uma visita ao sertão enquanto contexto gerador de narrativas (capítulo 3), ambientar a pesquisa com o objetivo de facilitar uma aproximação com esse local, com seu povo e sua cultura. A partir daí foi realizado um mergulho analítico (capítulo 4) em “Boi Aruá” e na música orquestral composta por Widmer para apoiá-lo partindo-se de hipóteses que desconfiavam que (1) essa música estaria estruturada em torno do conceito de simetria e que (2) a aplicação musical desse conceito, nessa obra, estaria orientando escolhas no campo das alturas. A confirmação de tais hipóteses implicou na percepção de alguns recursos técnicos usados por Widmer que incluem um extenso trabalho motívico e grafismos usados de modo peculiar. Além disso, o conteúdo simbólico do roteiro de “Boi Aruá” inspirou uma leitura simbólica que o relaciona numericamente com “Sertania”. Como se trata de uma pesquisa focada em composição musical, os atributos representáveis do sertão inspiraram soluções criativas em peças musicais compostas como reações ao observado analiticamente (capítulo 5). As conclusões e recomendações para favorecerem futuras realizações, por fim, fecham esse texto (capítulo 6).

Palavras-chave: Ernst Widmer, Boi Aruá, Sertania, Música Fílmica, Desenho Animado

Abstract
This Research seeks to understand the way Ernst Widmer went about responding to the challenge to depict the northeastern sertão in “Boi Aruá”. An animation film by Chico Liberato, whose screenplay written by Alba Liberato tells the mythical story of a bull impossible to catch. To do so, initially, this film localized in the context of traditional Brazilian cinema (Chapter 1). The conceptual modeling of this study is done using the attributes of dryness, intrepidness and enchantment that, besides guiding the efforts of reflection undertaken here, are apparent in the creative reactions produced as result of this research. Having as a goal to facilitate analytical reflections undertaken in “Sertania”, which is the concert version of the music composed by Widmer to “Boi Aruá”, and its relationship to visual images, some aspects of film music were discussed using this audiovisual piece (Chapter 2) to guide this research, after a visit to sertão as a context generator of narratives, with the objective of facilitating a better understanding of this place, its people and local culture. Then, a profound analysis (Chapter 4) was done of the movie and of the orchestral music composed by Widmer to support it departing from hypotheses that suspected that (1) the music would be structured around the concept of symmetry and (2) that the musical application of this concept would be guiding choices in the pitch field. The confirmation of such hypotheses had implications on the perception of some technical resources used by Widmer which include an extensive development of motifs and drawings used in a peculiar way. In addition, the symbolical content of the screenplay of “Boi Aruá” inspired a symbolic reading that relates it numerically with “Sertania”. Since this research focused on musical composition, the representational attributes of the sertão inspired creative solutions in musical pieces composed as reactions to what was analytically observed (Chapter 5). Finally, conclusions and recommendations to improve future work in this field close this text (Chapter 6).

Keywords:

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Consagrando Animação: Desafios para a legitimização do desenho animado

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Amanda Maria Dultra
Instituição: UFBA - Universidade Federal da Bahia
Programa: Faculdade de Comunicação
Orientador: Marcos Oliveira Carvalho
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
Este específico trabalho é a memória descritiva do Trabalho de Conclusão de Curso “Consagrando Animação: Desafios para a Legitimação do Desenho Animado”, uma produção de curta-metragem na formatação de vídeo-ensaio. O trabalho explora as adversidades encontradas pela animação no seu reconhecimento como uma forma de arte legítima, e pode ser encontrado aqui: https://cutt.ly/Bb4iQVA. Levando em conta a construção de mérito dessa linguagem audiovisual sob uma perspectiva histórica, este memorial registra os achados da investigação sobre esse fenômeno de valoração - essa explorada no produto.

Palavras-chave: ABCA, Animação, ASIFA, Disputas simbolicas, Ligitimação, Video ensaio

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Os Juízes de South Park: Um estudo analógico entre sua tragicomédia e a imagem jenga do direito

Dissertação de Mestrado

Nome: Pedro de Oliveira Duarte
Instituição: UFBA - Universidade Federal da Bahia
Programa: Programa de Pós-graduação em Direito
Orientador: Daniel Oitaven Pearce Pamponet Miguel
Ano: 2022
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho, partindo de uma perspectiva pragmática (voltada para o resultado) e pós-moderna (para além da racionalidade convencional ou cartesiana), tem o objetivo geral de compreender a estrutura jurídica enquanto submersa no oceano da sociedade plural, em que é indiscriminadamente influenciada pelas diversas correntezas discursivas e, embora seja transformada indefinidamente ao longo do tempo, permanece operativa na medida que ampara o contexto social sem perder sua identidade. Dito isso, em face da influência tragicômica de situações e personagens da série animada South Park (alinhada a reflexões sobre as teorias do reconhecimento e do teor desconstrutivo presente em algumas variações do movimento Direito e Literatura), a imagem mais precisa para o Direito seria a de uma estrutura amorfa que se transforme ao longo tempo, influenciada que é pela capacidade de mudança do contexto. Para tanto, surge a imagem artístico-narrativa de uma partida de Jenga, a qual é capaz de tangenciar muitas das principais características jurídicas que necessitam de ser trabalhadas, tais como: [1] a questão da contingência do Direito; [2] a existência (ou não) de uma racionalidade transversal interna ao campo jurídico; [3] a possibilidade de desenvolvimento de virtudes éticas do julgador que o auxiliariam no encontro com as nuances do particular e; [4] a natureza da justiça, sendo ela própria também mergulhada no universo plural contemporâneo.

Palavras-chave: Jenga-Jurídico, South Park, Pós-Modernidade, Desconstrução, Reconhecimento, Reconhecimento (Direito), Juízes - Comédias, Desconstrução (Filosofia), South Park (Programa de televisão), Direito e arte

Abstract
The present work, starting from a pragmatic and postmodern perspective (that is, result oriented and beyond conventional or Cartesian rationality), has the general objective of understanding the legal structure as it is submerged in the ocean of plural society, in which it is indiscriminately influenced by the different discursive currents and, although it is transformed indefinitely over time, it remains operative insofar as it supports the social context without losing its identity. That said, given the tragicomic influence of both situations and characters from the South Park animated series (aligned with reflections on theories of recognition and the deconstructive content present in some variations of the Law and Literature movement), the most accurate image for Law would be the of an amorphous structure that is transformed over time, influenced as it is by the context’s ability to change. In order to do so, the artistic-narrative image of a Jenga game emerges, which is capable of touching many of the main legal characteristics that need to be worked on, such as: [1] the issue of the contingency of Law; [2] the existence (or not) of a transversal rationality internal to the legal field; [3] the possibility of developing some adjudicative ethical virtues that would help the judge in meeting the nuances of the particular and; [4] the nature of justice, being itself also immersed in the contemporary plural universe.

Keywords: Jenga-Juridical, South Park, Postmodernity, Deconstruction, Recognition, Recognition (Law), Judges - Comedies, Deconstruction (Philosophy), South Park (Television Program), Direito e arte

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