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O Ensino de Física Por Meio de Trechos de Desenhos Animados, Filmes e Séries

     

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Adriana da Silva Valadares
Instituição: Universidade Federal de Tocantins
Programa:  Curso de Licenciatura em Física
Orientador: 
Anderson Gomes Vieira
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
Esse trabalho tem como empenho abordar o uso de desenhos animados, filmes e series como metodologia para o ensino de Física. Seu uso contempla a realidade de muitos estudantes que, em horário de lazer, passam horas apreciando-os. A metodologia baseia-se na pesquisa qualitativa a partir da análise de vários filmes e desenhos visando abstrair conceitos básicos do ensino de Física. O estudo foi realizado junto a grupo de jovens estudantes do Ensino Médio em uma escola pública de Araguaína, Tocantins. Com o intuito de promover uma melhor aceitação da área de Física pelos alunos do ensino médio, de uma maneira atrativa e interessante, estimulando assim, um melhor aprendizado dos conteúdos que muitas vezes são considerados complicados pelos próprios dos estudantes.

Palavras-chave: Desenhos, Filmes, Ensino de Física, TCC.

Abstract: 
This work has as a commitment to approach the use of cartoons, films and series as methodology for teaching of Physics. It ́s use contemplates the reality of many students that, during leisure time, spend hours appreciating them. The methodology is based on the qualita- tive research from the analysis of several films and drawings aiming to abstract basic concepts of the teaching of Physics. The study was carried out with a group of young high school stu- dents in a school public in Araguaína, Tocantins. As intention of promoting a better ac- ceptance of the area of Physics by the high school students, in an attractive and interesting way, stimulating, therefore, a better learning of the contents that are often considered compli- cated by the students themselves.

Keywords: Drawings, Films, Teaching physics.

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Os Cavaleiros do Zodíaco, Recepção, Sentidos e Identidade: Uma abordagem sobre o consumo do anime Os Cavaleiros do Zodíaco e suas territorialidades no evento Anime Sun em Araguaína

    

Dissertação de Mestrado

Nome: João Antonio Rodriguês dos Santos Moreira
Instituição: Universidade Federal de Tocantins
Programa:  Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território
Orientador: 
Plábio Marcos Martins Desidério
Ano: 2020
País: Brasil

Resumo
Esta dissertação procura analisar o consumo cultural das narrativas presentes no desenho animado japonês Os Cavaleiros do Zodíaco, no âmbito da cidade de Araguaína, sob o prisma dos Estudos Culturais. Buscou-se desenvolver uma pesquisa sobre os animes e Os Cavaleiros do Zodíaco, bem como analisar a história de sua produção sob o viés teórico de autores, como Stuart Hall, Raymond Williams e Douglas Kellner, dentre outros autores e pesquisadores que abordaram o objeto da pesquisa e contribuíram teórica e metodologicamente com essa investigação. Para tanto, foi feito um levantamento dos principais eventos de animação japonesa existentes no Brasil e no Tocantins, destacando a cidade de Araguaína. Após isso, procurou- se evidenciar concepções de Cultura que fazem ponte entre o ambiente televisivo, práticas culturais e as relações existentes entre Identidade e Globalização, sistematizando um estudo acerca de elementos identitários na pós-modernidade, através do consumo da experiência. Posteriormente, buscou-se apresentar as dados obtidos por meio de grupos focais realizados no festival Anime Sun de 2018 e 2019 na cidade de Araguaína, bem como de pesquisas quantitativas realizadas pela plataforma Google Forms, apontando- se assim algumas implicações relativas ao consumo cultural, objetivando destacar o modo como o anime Os Cavaleiros do Zodíaco é recepcionado.

Palavras-chave: Os Cavaleiros do Zodíaco, Consumo, Cultura, Araguaína, Dissertação.

Abstract: 
This dissertation seeks to analyze the cultural consumption of the narratives present in the Japanese cartoon The Knights of the Zodiac, in the context of the city of Araguaína, under the prism of Cultural Studies. We sought to develop a research on anime and The Knights of the Zodiac, as well as to analyze the history of their production under the theoretical bias of authors, such as Stuart Hall, Raymond Williams and Douglas Kellner, among other authors and researchers who approached the object. of the research and contributed theoretically and methodologically to this investigation. Therefore, a survey was made of the main Japanese animation events existing in Brazil and Tocantins, highlighting the city of Araguaína. After that, we tried to highlight conceptions of Culture that make a bridge between the television environment, cultural practices and the existing relations between Identity and Globalization, listing a theoretical study about identity elements in post-modernity, through the consumption of experience. Subsequently, we sought to present the data obtained through focus groups held at the 2018 and 2019 Anime Sun festival in Araguaína, as well as quantitative research carried out by the Google Forms platform, thus pointing out some implications regarding cultural consumption. , aiming to highlight the way in which The Knights of the Zodiac is received.

KeywordsThe Knights of the Zodiac, Culture, Consumption.

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Utilizando a Fotografia como Recurso de Pré-Visualização na Produção de um Filme de Stop-Motion

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Gabriel Nascimento Morais
Instituição: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes
Programa: Cinema de Animação e Artes Digitais
Orientador: Simon Brethé
Ano: 2021
País: Brasil


Resumo
O objetivo deste artigo é demonstrar os pontos positivos da utilização da fotografia na pré-visualização de um filme de stop motion. Para tanto, foram utilizados exemplos de dois filmes que utilizaram roteiro visual em fotografia. “Tocaia (Obra em produção)” e “Lúmen (2007)”, ambas obras feitas durante o ateliê do curso de Cinema de Animação e Artes Digitais da Universidade Federal de Minas Gerais. Também foram apontadas as diferenças entre a pré-visualização e os produtos finais, destacando as mudanças mais importantes e os motivos por trás dessas decisões.

Palavras-chave: Cinema de Animação, Stop-motion, Fotografia, TCC.


Abstract
The purpose of this article is to demonstrate the positive aspects of using photography in theprevisualization of a stop motion film. For this purpose, examples of two films that used aphotography storyboard were used. “Tocaia (In Production)” and “Lúmen (2007)”, both worksmade during the workshop of the animation film and digital arts course at the Federal Universityof Minas Gerais. Differences between previsualization and final products were also pointed out,highlighting the most important changes and the reasons behind these decisions.



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Intermidialidade em Filmes de Contos de Fadas: Uma análise da narrativa de "Song of the Sea" (2014) de Tomm Moore

 


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Isabella Silva Pannain
Instituição: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes
Programa: Cinema de Animação e Artes Digitais
Orientadora: Ana Lúcia Andrade
Ano: 2020
País: Brasil


Resumo
Esta monografia propõe um estudo sobre a transposição de contos de fadas para o meio audiovisual, especificamente longas-metragens de animação, a partir do conceito de intermidialidade, de Claus Cluver (2011). Além de um breve panorama histórico, são apontados aspectos da construção narrativa de um conto de fadas, a partir dos apontamentos de Vladimir Propp, em Morfologia do conto maravilhoso (1928), e como podem ser apropriados temática e estruturalmente por filmes animados. Como estudo de caso, foi analisada a animação A canção do oceano (Song of the sea, Irlanda / Dinamarca / Bélgica / Luxemburgo / França, 2014), de Tomm Moore.

Palavras-chave: Intermidialidade, Cinema de Animação, Tomm Moore, A Canção do Oceano (filme), Narrativa Cinematográfica, TCC.


Abstract
This  monograph  proposes  a  study  on  the  transposition  of  fairy  tales  to  the  audiovisual medium, specifically animated feature films, based on the concept of intermidiality, by Claus Clüver (2011). In addition to a brief historical overview, aspects of the narrative construction of  a  fairy  tale  are  pointed  out,from  the  notes  of  Vladimir  Propp,  in Morphology  of  the wonderful  tale(1928),  andhow  they  can  be  thematically  and  structurally  appropriated  by animated films. As a case study, the animation Song of the sea(Ireland / Denmark / Belgium / Luxembourg / France, 2014), by Tomm Moore, was analyzed.


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Análise da Criação e Desenvolvimento dos Personagens de "Avatar: a lenda de Aang"

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Gabriela Miranda dos Santos Pacheco
Instituição: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes
Programa: Cinema de Animação e Artes Digitais
Orientadora: Ana Lúcia Andrade
Ano: 2020
País: Brasil


Resumo
A presente monografia tem como objetivo analisar o desenvolvimento narrativo de personagens da série Avatar: a lenda de Aang (2005-2008), abordando os arquétipos de Herói e Antagonista nos quais eles se inserem. Para a análise da narrativa, foram utilizadas como base de referência as obras O Herói de Mil Faces , A Jornada do Escritor e Teoria e Prática do Roteiro , além dos livros The Hero and the Outlaw: Building extraordinary brands through the power of archetypes e Pais e Filhas Mães e Filhos: Caminhos para a auto-identidade através dos complexos materno e paterno , para aprofundamento nas análises das personalidades dos personagens. O objetivo é destacar a importância de, ao se utilizar uma base conhecida para construir uma narrativa, explorar as possibilidades de desenvolvimento ao redor da mesma, pensando na relação entre personagens e espectadores, além do universo em que os protagonistas vivem.

Palavras-chave: Série de Animação, Avatar: a lenda de Aang, Estudo de personagem, TCC.


Abstract
This thesis aims to analyse the narrative development of two characters from the series ​Avatar: the last airbender (2005-2008), addressing the archetypes of Hero and Antagonist which they fit. For the analysis, the literary works ​The Hero with a Thousand Faces​, The Writer’s Journey and The Tools of Screenwriting ​were used as references, in addition to the books ​The Hero and the Outlaw: Building extraordinary brands through the power of the archetypes ​and Father-Daughter, Mother-Son: Freeing ourselves from the complexes that bind us, ​to deepen the analysis of the character’s personalities. The objective is. to highlight the importance of, when using a known base to build a narrative, exploring the possibilities of development around it, thinking about the relationship between characters and viewers, in addition to the universe in which the protagonists live.

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