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A Análise da Pintura de Animação a partir do Termo Textura Empregado por Wucius Wong: Como os métodos de pintura de um animação podem sugerir uma contribuição comunicativa a narrativa

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Josiane Oliveira da Silva
Instituição: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes
Programa: Cinema de Animação e Artes Digitais
Orientador: Daniel L. Werneck
Ano: 2021
País: Brasil


Resumo
Esta monografia tem como objetivo de pesquisa as diferentes colocações do termo Textura desenvolvidos por Wucius Wong (2007) no texto “Princípios da Forma e do Desenho”, que utiliza o método de segmentação das texturas desenvolvidas os parâmetros: decorativa, espontânea e mecânica. Desta maneira, o estudo se propôs analisar trechos de curtas-metragens, do ponto de vista dos métodos de pinturas das imagens, identificando indícios das possíveis texturas empregadas por Wong. Através dessa análise buscou-se pontuar a importância dos métodos de pintura na estrutura de um filme animado a modo sugerir uma contribuição comunicativa à narrativa e ao estudo da pintura na animação.

Palavras-chave: Textura, Pintura em Animação, Fotografia Animada, Wucius Wong, TCC.


Abstract
This monograph aims to research different placements of the term Texture developed by Wucius Wong (2007) in the text “Principles of Form and Design”, which uses the method of adaptation of textures developed in the following parameters: decorative, spontaneous and mechanical. Thus, the study proposed to analyze excerpts of short and feature films, from the point of view of image painting methods, identifying signs of possible textures used by Wong. Through this analysis we sought to point out the importance of painting methods in the structure of an animated film in order to suggest a communicative contribution to the narrative.


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A Arte de Concepção de Mary Blair

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Vitória Lucatto
Instituição: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes
Programa: Cinema de Animação e Artes Digitais
Orientador: Antônio César Fialho de Sousa
Ano: 2020
País: Brasil


Resumo
Este artigo visa analisar a importância da arte de concepção exercida por Mary Blair durante o seu período de atuação nos Estúdios Disney. A pesquisa inicia comum a abordagem sobre como a vida pessoal de Blair afetou o início de sua carreira profissional para em seguida demonstrar seu amadurecimento artístico pela análise comparativa de cenas nas quais Mary Blair trabalhou como artista de concepção, buscando enfatizar o modo como suas pinturas influenciaram a arte final de filmes selecionados da Disney. E por último um parágrafo de conclusão sobre os trabalhos desenvolvidos por Mary Blair

Palavras-chave: Animação, Mary Blair, Disney, Arte de Concepção, TCC.


Abstract
This article aims to analyze the importance of the concept art exercised by Mary Blair during her time at the Disney Studios. The research begins with an approach on how Blair's personal life affected the beginning of his professional career and then demonstrates his artistic maturity by comparing scenes in which Mary Blair worked as a concept artist, seeking to emphasize how hers paintings influenced the art work of selected Disney films. And finally, aconcluding paragraph about the work developed by Mary Blair.


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Desbravar Novos Mundos: Experimentando a potencialidade da websérie animada na divulgação de conceitos da Neurociência

 

Dissertação de Mestrado


Nome: Aislan de Paula Ferreira da Silva
Instituição: Universidade Federal do Pará
Programa:  Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior - PPGCIMES/NITAE
Orientadora: Maria Ataide Malcher
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa “Desbravar novos mundos: experimentando a potencialidade da websérie animada na divulgação de conceitos da Neurociência”. A pesquisa constituiu-se em uma experimentação da linguagem audiovisual, em formato de websérie animada 3D. Na finalização de sua produção ela será composta por três episódios em formato de animação tridimensional e disponibilizada em uma plataforma aberta e gratuita. Sua concepção e produção teve como sustentação teórica primordialmente os conceitos de hipermídia de Gosciola (2003), animação de Chong (2011) e Nesteriuk (2011), linguagem audiovisual de Coutinho (2006), processo de aprendizagem e criação de produtos voltados para educação de Filatro (2008, 2015), e construção de narrativa de Pallottini (1989, 1998, 2005). A partir da orientação conceitual a proposta foi explorar ao máximo os recursos multimidiáticos como mecanismos potencializadores para compreensão de conceitos da Neurociência - como os de raciocínio, memória e aprendizado. Assim, além da pesquisa bibliográfica, foram utilizadas: pesquisa documental, videográfica e visual; técnicas de brainstorming; entrevistas; painel de especialistas e curadoria. Esta dissertação apresenta ao leitor o processo de construção de uma narrativa hipermídia, bem como os roteiros multimídia, os concepts e model sheets dos personagens, os storyboards e o animatic do episódio “Viajar é preciso – como eu sei que estou indo na direção certa?”, disponível na plataforma Thinglink.

Palavras-chave: Websérie, Hipermídia, Animação, Neurociências, Audiovisual, Dissertação.

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Educomunicação, Desenho Animado e Público Infantil: Análise e sugestão para a alfabetização midiática na infância

     

Dissertação de Mestrado

Nome: Thayná Rafaela de Oliveira
Instituição: Universidade Federal do Moto Grosso do Sul - UFMS
Programa:  Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM
Orientadora: Rose Mara Pinheiro
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
O objetivo desta dissertação é discutir a relação da Educomunicação, do desenho animado e do público infantil no desenvolvimento do processo de Alfabetização Midiática na infância, a partir da utilização dos princípios da prática educomunicativa, por meio da análise crítica de um produto midiático conhecido pelas crianças, em sala de aula e mediada pelo professor. Busca-se, então, entender a relação entre ensino, mídia e criança, perpassando pelas formas de obtenção do conhecimento sobre o mundo pelo ser humano até sua interação e aprendizado com a mídia, levando-se em consideração as mediações discutidas por Martín-Barbero (1997) e Orozco-Gómez (2014). Nesse contexto, onde Comunicação e Educação se relacionam, são apresentados o conceito da Educomunicação e da Alfabetização Midiática, com base em Citelli e Orofino (2014), Ferrari, Machado e Ochs (2020), Buckingham (2012), Kellner e Share (2008), Bévort e Belloni (2009), Soares (1999; 2003; 2014), Freire (1985; 2010), Aparici (2014), entre outros. A pesquisa segue com a história da animação no mundo e no Brasil, suas características e linguagem, cinema e Educação, a televisão, os programas infantis e educativos, e a veiculação de desenhos animados na TV. Para a parte prática da pesquisa, a série animada brasileira de televisão “Irmão do Jorel” é utilizada como objeto de estudo empírico para a aplicação de uma atividade de análise crítica da mídia, realizada por professores e alunos de escolas municipais da cidade de Campo Grande, tendo como técnica de investigação o método de pesquisa qualitativa do Grupo Focal. Como resultado, a pesquisa aponta para a possibilidade dos princípios da Educomunicação como efetivos para iniciar o processo de Alfabetização Midiática na infância, por meio da análise de desenhos animados, sendo fundamental a capacitação docente para uma visão crítica sobre a mídia.

Palavras-chave: Educomunicação, Público Infantil, Desenho Animado, Alfabetização Midiática, Irmão do Jorel, Dissertação.

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Análise do “Show da Luna” como ferramenta didática para o Ensino de Ciências

      

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Ângela da Silva Sousa
Instituição: Universidade Federal de Tocantins
Programa:  Curso de Licenciatura em Química
Orientadora: 
Renata Barbosa Dionysio
Ano: 2016
País: Brasil

Resumo
A Educação em Ciências é uma área importante para a formação integral dos estudantes, uma vez que na sociedade atual o conhecimento científico e tecnológico afeta diretamente suas vidas, influenciando seu comportamento diante do mundo. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar a importância do Ensino de Ciências e a utilização de vídeos como mediadores do processo de ensino aprendizagem. Com isso foi necessário olhar discretamente para a formação de professores do Ensino Fundamental, através de pesquisa realizada nas escolas municipais de Xambioá localizada na região norte do Tocantins na região, e também as possibilidades de trabalhar os conteúdos curriculares de ciências através de vídeos. No trabalho em questão serão apresentadas as potencialidades de alguns episódios do Show da Luna frente aos conteúdos curriculares de Ciências no segundo segmento do Ensino Fundamental. Desta maneira, foi necessário identificar elementos no Show da Luna que o classificassem como ferramenta pedagógica para trabalhar temas curriculares de Ciências no Ensino Fundamental II. Constituiu assim uma relação entre os episódios apresentados e analisados com os conteúdos curriculares de cada série do Ensino Fundamental II. Dessa forma, o trabalho oportunizou um olhar diferenciado da animação Show da Luna frente as demandas pedagógicas do Ensino de Ciências.

Palavras-chave: Ensino de Ciências, Vídeo, Show da Luna, TCC.

Abstract: 
The Education in Sciences is an important area for the integral formation of the students, Since in current society scientific and technological knowledge directly affects their lives, influencing their behavior in front of the world. Therefore, the present work aims to analyze the importance of Science Teaching and the use of videos as mediators of the teaching learning process. Thereby, it was necessary to look discreetly at the formation of Elementary School teachers, Through a research realized in the municipal schools of Xambioá in the northern region of Tocantins, and also the possibilities of working the curricular contents of science through vídeos. In this project in question will be presented the potentialities of some episodes of the Luna Show in fornt the curricular contents of Sciences in the second segment of Elementary School. In this way, it was necessary to identify elements in the Show da Luna that would classify it as a pedagogical tool to work curricular subjects of Science in Elementary Education II. Was constituted a relation between the analyzed episodes and the curricular contents of each series of Elementary School II. Hence, the present project opportunized a different perspective of the animation Show da Luna in front of the pedagogical demands of the Teaching of Sciences.

KeywordsScience Teaching, Video, Show da Luna.


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