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Desenvolvimento de uma Personagem para um Projeto de Jogo Digital de Terror Utilizando a Abordagem The Silver Way

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Douglas Alves da Silva
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Graduação em Sistemas e Mídias Digitais
Orientador(a): Liandro Roger Memória Machado
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
O design de personagens é um processo importante na criação de obras para cinema,animação e, principalmente, games, cujo mercado está em crescimento econômico, abrindo espaço para a existência de personagens pensados com o intuito de gerar empatia com o jogador. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo desenvolver um produto: um personagem para o projeto de jogo digital e original de terror chamado Domus por meio da abordagem The Silver Way, que propõe ser aplicável para a criação de personagens em diferentes projetos. O processo para cumprir este propósito baseia-se nas cinco fases da abordagem The Silver Way (história, gestual, design, forma, e detalhes) para a realização das seguinte etapas: desenvolver uma história de fundo para a personagem; gerar esboços conceituais iniciais com base na história; desenvolver um dos esboços com base na escolha de um conceito; expandir o desenvolvimento do conceito da personagem aplicando poses de ação e expressões faciais; e formalizar todo o processo de criação do personagem em um model sheet, visando a utilização desse documento para a animação dos sprites em 2D.Maiores detalhes sobre o processo são descritos no relatório técnico deste trabalho. A título de referencial teórico, são explanados os conceitos de design de personagens, concept art,também é dada uma explicação mais detalhada sobre a abordagem The Silver Way, além de mostrar um breve panorama dos jogos de terror, e exemplos de criação de personagens para esse gênero de jogo. Espera-se que este trabalho possa servir como base para outros futuros trabalhos de estudantes ou profissionais que se interessam pelo assunto.

Palavras-chave: Design de Personagem, Cartum, Jogos de Terror de Sobrevivência, TCC

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Produção de Videoclipe Animado para a Música “Matou a Mãe”

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Marcilene Damasceno de Araújo
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Graduação em Sistemas e Mídias Digitais
Orientador(a): Adriano Anunciação Oliveira
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
O objetivo deste trabalho foi desenvolver um videoclipe animado com estética de colagem para a música "Matou a mãe", da banda de punk rock Jonnata Doll e os Garotos Solventes, do álbum "Alienígena" de 2019. Foram utilizados para tal, programas de animação digital 2D e programas de edição de imagens e de elementos vetoriais. Os processos presentes no desenvolvimento deste trabalho foram divididos com base nas principais etapas de produção audiovisual: pré-produção,produção e pós-produção. O produto final deste projeto foi aceito pela banda, esta que publicou o material desenvolvido em seu canal oficial do Youtube.

Palavras-chave: Videoclipe, Colagem, Animação digital, Punk rock, TCC

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A Monster Behind: Desenvolvimento da pré-produção de um curta metragem de animação em 3D

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Samuel Lucas da Silva Sousa
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Graduação em Sistemas e Mídias Digitais
Orientador(a): Natal Anacleto Chicca Junior
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
O processo de criação de um filme animado, seja 2D ou 3D, é bastante longo e complexo. É necessário uma grande equipe e muitos recursos para conseguir construir uma história nesse estilo. Todo o caminho da produção, desde a ideação da história até o arquivo final de vídeo, é estruturado em diversas etapas cada uma com suas particularidades e formas específicas de criar e desenvolver. O presente trabalho se propõe a desenvolver as etapas de pré-produção de um curta metragem de animação 3D chamado de A Monster Behind,idealizado pelo próprio autor. Com isso, o relatório também descreve o levantamento das etapas pesquisadas que estão envolvidas no processo de criação de um filme animado. No decorrer do estudo serão abordados conceitos e técnicas utilizadas em todo o processo, bem como a exploração em cada uma das sub-etapas que compõem essa parte no desenvolvimento de um filme em 3D. Não apenas as técnicas serão abordadas, também será discutido as decisões criativas e como elas impactam o projeto desde a idealização da história, passando por sua estrutura, criação de arte e storyboard.

Palavras-chave: Pré-Produção, Animação, Roteiro, Concept Art, Storyboard, TCC

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Construção do Pós-morte a Partir das Cores: Uma análise do filme A Noiva Cadáver, de Tim Burton

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Suyane Lima Pereira
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Curso de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo
Orientador(a): Georgia da Cruz Pereira
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
Este trabalho analisa como as cores influenciam as narrativas cinematográficas do gênero animação. Iniciamos pelo surgimento dos desenhos até a sua animação utilizando diferentes suportes e depois popularização através do cinema. Apresentamos a introdução das cores nas obras da Sétima Arte que vão da descrença em passar uma imagem real até sua exploração para transparecer informações sobre as personagens. Seguimos com a apresentação da teoria das cores e seus significados a partir de estudos psicológicos e artísticos realizados por Eva Heller (2013), Abreu e Andrade (2016), Braga e Costa (2020) e Silva (2017). A partir de uma contextualização dos rituais fúnebres e concepções do pós-morte no Ocidente, procedemos uma análise dA Noiva Cadáver (2005) usando os métodos desenvolvidos por Aumont e Marie (2004) e Vanoye e Goliot-Lété (1994). Dessa forma, o longa-metragem passou pelo processo de decupagem e depois as cenas foram selecionadas de acordo com a sua relevância para a análise das cores.

Palavras-chave: Animação, Cinema, Cores, A Noiva Cadáver, Tim Burton, TCC

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Desenho Animado como Instrumento para a Identificação e Apresentação da Fauna da Caatinga: O desenvolvimento da série “animais da caatinga”

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Nathália Rebeca de Paiva Pinto
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Graduação em Design Digital
Orientador(a): João Vilnei de Oliveira Filho
Co- Orientador(a): Francisca Raimunda de Oliveira
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
O desenho animado e utilizado de diversas formas, sendo como entretenimento ou para a comunicação e informação, podendo ser utilizada por quaisquer faixas etárias. Neste trabalho, a animação foi utilizada como forma de apresentar a fauna de um dos biomas do Brasil, a caatinga. Foram criadas três animações voltadas para o público infantil, cada uma apresentando uma espécie e alguns dos seus principais hábitos, seguindo a metodologia de animação 2D dos livros “Manual de animação” (2016) e “O livro da animação” (2016). Para a avaliação das animações, foi realizado um questionário ilustrado, em que se foi questionado informações passadas durante as animações para um grupo de 20 crianças na faixa etária entre 7 e 13 anos. A partir da pesquisa, foi possível compreender que a animação tem grande potencial para ser utilizada como forma de difundir e apresentar a fauna da caatinga para crianças.

Palavras-chave: Animação por computador, Animais da caatinga Comunicação e educação, TCC

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