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Corpo Meu: Proposta de valorização da autoestima e satisfação corporal a partir da análise de princesas da Disney

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Jessica Maria Ávila dos Santos
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Graduação em Design Digital
Orientador(a): Francisco George Costa Torres
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
No período da adolescência, é comum que se intensifiquem os sentimentos de preocupação com a estética corporal, devido às grandes transformações físicas e psicológicas enfrentadas nessa etapa da vida. Entretanto, esses sentimentos, em conjunto com a imposição de padrões corporais e a supervalorização da mídia ao corpo magro, podem desencadear a insatisfação corporal que, por sua vez, pode ser responsável pelo surgimento de inúmeros outros problemas, podendo eles ser físicos ou psicológicos. O presente trabalho busca contribuir para a valorização da autoestima e satisfação corporal de meninas adolescentes, tendo como questão central: “De que modo é possível valorizar a autoestima das adolescentes a partir da exposição positiva das diferenças corporais?”. Para tanto, definiu-se como objetivos específicos: analisar como são feitas as representações corporais femininas nos filmes de animação da Disney; ilustrar novas representações de corpos femininos, destacando as diferenças corporais; e refletir sobre como essas novas representações podem ajudar na autoestima de meninas adolescentes. Como objeto de estudo, utilizou-se os filmes da Disney: A Bela Adormecida (1959), A Bela e a Fera (1991) e A Princesa e o Sapo (2009), os quais foram analisados a partir das metodologias de análise fílmica propostas por Vanoye e Goliot-Lété (2008) e Penafria (2009). Com as análises, foi possível compreender os padrões seguidos pela Disney ao representar corpos femininos e constatou-se que existe uma supervalorização do corpo magro que continua vigente. Como resultado, foram construídas releituras das princesas dos filmes analisados, de forma a destacar as diferenças corporais e trazer representatividade aos corpos não padronizados. Essa construção foi feita em formato de ilustração digital e se baseou nas orientações sobre design de personagens elaboradas por Tillman (2011).

Palavras-chave: Autoestima, Imagem corporal, Princesas, Ilustração, Presonagens, TCC

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Ensinando com Animação: Construção de materiais autorais digitais educacionais para a aprendizagem de fisiologia humana

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Francisco Davi da Silva
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Graduação em Ciências Biológicas
Orientador(a): Luciana de Lima
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
O objetivo do presente trabalho é descrever o processo de aprendizagem dos alunos do Ensino Médio de uma escola pública ao desenvolverem Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs) a partir da construção de posts no Instagram relacionando conteúdos de Fisiologia Humana a animações vinculadas à Cultura Pop. Essa busca ocorreu em virtude de as abordagens tradicionais de ensino desses conteúdos favorecerem apenas sua memorização, pouco contribuindo para a compreensão sistemática desses processos fisiológicos. A pesquisa caracterizou-se como exploratória, a partir dos dados fornecidos em formulários de avaliação durante os meses de maio à julho de 2021 por 3 estudantes do 1° ano do Ensino Médio da turma do curso profissionalizante de Edificações da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Presidente Roosevelt, em Fortaleza - CE. A pesquisa foi executada em 3 etapas: planejamento, coleta e análise de dados. O planejamento ocorreu durante o mês de maio de 2021 por meio do levantamento bibliográfico, a estruturação dos formulários e espaços para a construção e publicação dos MADEs por parte das participantes. As coletas foram realizadas por meio de 3 formulários on-line de avaliação da aprendizagem dos conteúdos de Fisiologia Humana no início, durante e ao final do projeto. A análise de dados foi realizada de forma interpretativa com ênfase em dois focos: dificuldades apresentadas pelas discentes acerca dos conteúdos da pesquisa e a superação dessas barreiras ao longo do projeto. O trabalho demonstrou uma melhoria na aprendizagem das estudantes em relação ao início da pesquisa, onde as participantes se tornaram aptas a compreender o funcionamento dos Sistemas da Fisiologia Humana de forma sistemática e integrada. A utilização de animações e a construção dos MADEs propiciaram, respectivamente, a problematização científica dos conteúdos de entretenimento da Cultura Pop e a construção de novas linguagens (escritas e visuais) por parte das participantes. O estudo pretende se somar a um banco de dados que auxilie na adoção de novas práticas educacionais por parte dos professores, diante da apresentação no XV Encontro de Práticas Docentes, VIII Seminário Institucional de Iniciação à Docência e II Seminário Institucional de Residência Pedagógica e ao corpo pedagógico da escola.

Palavras-chave: Construcionismo, Biologia, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Cultura Pop, TCC

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Desenvolvimento de uma Personagem para um Projeto de Jogo Digital de Terror Utilizando a Abordagem The Silver Way

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Douglas Alves da Silva
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Graduação em Sistemas e Mídias Digitais
Orientador(a): Liandro Roger Memória Machado
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
O design de personagens é um processo importante na criação de obras para cinema,animação e, principalmente, games, cujo mercado está em crescimento econômico, abrindo espaço para a existência de personagens pensados com o intuito de gerar empatia com o jogador. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo desenvolver um produto: um personagem para o projeto de jogo digital e original de terror chamado Domus por meio da abordagem The Silver Way, que propõe ser aplicável para a criação de personagens em diferentes projetos. O processo para cumprir este propósito baseia-se nas cinco fases da abordagem The Silver Way (história, gestual, design, forma, e detalhes) para a realização das seguinte etapas: desenvolver uma história de fundo para a personagem; gerar esboços conceituais iniciais com base na história; desenvolver um dos esboços com base na escolha de um conceito; expandir o desenvolvimento do conceito da personagem aplicando poses de ação e expressões faciais; e formalizar todo o processo de criação do personagem em um model sheet, visando a utilização desse documento para a animação dos sprites em 2D.Maiores detalhes sobre o processo são descritos no relatório técnico deste trabalho. A título de referencial teórico, são explanados os conceitos de design de personagens, concept art,também é dada uma explicação mais detalhada sobre a abordagem The Silver Way, além de mostrar um breve panorama dos jogos de terror, e exemplos de criação de personagens para esse gênero de jogo. Espera-se que este trabalho possa servir como base para outros futuros trabalhos de estudantes ou profissionais que se interessam pelo assunto.

Palavras-chave: Design de Personagem, Cartum, Jogos de Terror de Sobrevivência, TCC

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Produção de Videoclipe Animado para a Música “Matou a Mãe”

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Marcilene Damasceno de Araújo
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Graduação em Sistemas e Mídias Digitais
Orientador(a): Adriano Anunciação Oliveira
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
O objetivo deste trabalho foi desenvolver um videoclipe animado com estética de colagem para a música "Matou a mãe", da banda de punk rock Jonnata Doll e os Garotos Solventes, do álbum "Alienígena" de 2019. Foram utilizados para tal, programas de animação digital 2D e programas de edição de imagens e de elementos vetoriais. Os processos presentes no desenvolvimento deste trabalho foram divididos com base nas principais etapas de produção audiovisual: pré-produção,produção e pós-produção. O produto final deste projeto foi aceito pela banda, esta que publicou o material desenvolvido em seu canal oficial do Youtube.

Palavras-chave: Videoclipe, Colagem, Animação digital, Punk rock, TCC

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A Monster Behind: Desenvolvimento da pré-produção de um curta metragem de animação em 3D

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Samuel Lucas da Silva Sousa
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Graduação em Sistemas e Mídias Digitais
Orientador(a): Natal Anacleto Chicca Junior
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
O processo de criação de um filme animado, seja 2D ou 3D, é bastante longo e complexo. É necessário uma grande equipe e muitos recursos para conseguir construir uma história nesse estilo. Todo o caminho da produção, desde a ideação da história até o arquivo final de vídeo, é estruturado em diversas etapas cada uma com suas particularidades e formas específicas de criar e desenvolver. O presente trabalho se propõe a desenvolver as etapas de pré-produção de um curta metragem de animação 3D chamado de A Monster Behind,idealizado pelo próprio autor. Com isso, o relatório também descreve o levantamento das etapas pesquisadas que estão envolvidas no processo de criação de um filme animado. No decorrer do estudo serão abordados conceitos e técnicas utilizadas em todo o processo, bem como a exploração em cada uma das sub-etapas que compõem essa parte no desenvolvimento de um filme em 3D. Não apenas as técnicas serão abordadas, também será discutido as decisões criativas e como elas impactam o projeto desde a idealização da história, passando por sua estrutura, criação de arte e storyboard.

Palavras-chave: Pré-Produção, Animação, Roteiro, Concept Art, Storyboard, TCC

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